Smart EQ - problemas
Enviado: 16 ago 2023, 10:32
Bom dia a todos, eu era um feliz proprietário de um Smart Fortwo cabrio de Janeiro de 2019 com apenas 45000kms, até ao dia 27 de julho passado! Está neste momento numa concessão MB, juntamente com mais 4 primos, com a mesma doença, não aceita carregamentos e apresenta avaria no modulo de carregamento. Após alguma pesquisa na net, encontrei o caso do Alves (também aqui do fórum) e outros tantos por esse mundo. <br/>
Os senhores da Mercedes Benz Portugal e Alemanha dizem que não se trata de um defeito de fabrico e não assumem qualquer responsabilidade, mas o numero de casos encontrados aponta para um defeito de fabrico de um modulo (DCDC), existem muitas avarias denunciadas pelos proprietários, todos mais ou menos com 4 / 5 anos e com cerca de 45000kms! Tinha de ser uma grande coincidência!!! <br/>
Aparentemente os que se vão safando são os proprietários com extensões de garantia ou que os compram usados com garantia...<br/>
A reparação que me é proposto pela MBP via concessão é a mesma solução que vão propondo a todos, a troca do bloco de propulsão que custa um balúrdio (5127€+ IVA + mão de obra) quando aquilo que está avariado é apenas o modulo DCDC que controla os carregamentos que custa cerca de 1000€ na renault para o "primo" twingo (motorização semelhante e partilhada por ambos e que parece sofrer do mesmo mal!!!). <br/>
Não acho normal nem sustentável para a maioria dos portugueses tem uma avaria de 7000€ numa viatura que pode no limite valer 15 ou 16! Não é admissível! e o pior é que o carro fica imobilizado.
Além da solução proposta para a reparação ser estupida e pouco ecológica, não cumpre as normas ESG que estas multinacionais têm de cumprir, e que ainda por cima nos esfola a carteira desnecessariamente!<br/>
Numa oficina multimarca de carros elétricos, foi-me confirmado pelo responsável o volume de reparações que tem feito com a mesma avaria em smart´s EQ. Diz que vai recorrendo a compra de carros batidos, ou compra dessa peça na Renault (mas que de momento está indisponível).
Também descobri que existe uma oficina na Croácia que se dedica à reparação destes casos, mas fica um bocadinho fora de mão para os portugueses!! É Fácil de verificar no youtube a forma como é reparado o tema.<br/>
Enfim, será que existem realmente tantos casos que justifique a reclamação no tribunal europeu?!
Os senhores da Mercedes Benz Portugal e Alemanha dizem que não se trata de um defeito de fabrico e não assumem qualquer responsabilidade, mas o numero de casos encontrados aponta para um defeito de fabrico de um modulo (DCDC), existem muitas avarias denunciadas pelos proprietários, todos mais ou menos com 4 / 5 anos e com cerca de 45000kms! Tinha de ser uma grande coincidência!!! <br/>
Aparentemente os que se vão safando são os proprietários com extensões de garantia ou que os compram usados com garantia...<br/>
A reparação que me é proposto pela MBP via concessão é a mesma solução que vão propondo a todos, a troca do bloco de propulsão que custa um balúrdio (5127€+ IVA + mão de obra) quando aquilo que está avariado é apenas o modulo DCDC que controla os carregamentos que custa cerca de 1000€ na renault para o "primo" twingo (motorização semelhante e partilhada por ambos e que parece sofrer do mesmo mal!!!). <br/>
Não acho normal nem sustentável para a maioria dos portugueses tem uma avaria de 7000€ numa viatura que pode no limite valer 15 ou 16! Não é admissível! e o pior é que o carro fica imobilizado.
Além da solução proposta para a reparação ser estupida e pouco ecológica, não cumpre as normas ESG que estas multinacionais têm de cumprir, e que ainda por cima nos esfola a carteira desnecessariamente!<br/>
Numa oficina multimarca de carros elétricos, foi-me confirmado pelo responsável o volume de reparações que tem feito com a mesma avaria em smart´s EQ. Diz que vai recorrendo a compra de carros batidos, ou compra dessa peça na Renault (mas que de momento está indisponível).
Também descobri que existe uma oficina na Croácia que se dedica à reparação destes casos, mas fica um bocadinho fora de mão para os portugueses!! É Fácil de verificar no youtube a forma como é reparado o tema.<br/>
Enfim, será que existem realmente tantos casos que justifique a reclamação no tribunal europeu?!