EVSE Colaborativo
Enviado: 22 jun 2016, 00:22
No seguimento workshop que decorreu no ENVE para apresentação deste projeto, venho agora iniciar a apresentação/discussão do EVSE colaborativo no fórum.
Colaborativo porque é "Open Source" e porque poderá ser o primeiro passo para uma "Smart Grid" por estas bandas.
Uma vez que temos que pagar uma taxa pela potência contratada e o carregamento de um VE por norma representa uma carga constante e e elevada as soluções têm sido ou contratar uma potência bastante elevada que comporte o carregamento do VE e todo o consumo da casa em simultâneo ou gerir manualmente a carga na instalação de modo a que o disjuntor limitador de potência instado pela EDP não dispare por se estar a cozinhar ou ter uma máquina de lavar a funcionar ao mesmo tempo que carregamos o VE.
Já que um VE necessita de um EVSE para o carregamento e obedece aos limites de corrente definidos por este, porque não fazer o EVSE/VE colaborar de forma automática na gestão da utilização da potência contratada?
Assim nasceu o título para este projeto que resultou do software que vem sendo desenvolvido pelo APR e do hardware que estou a desenvolver.
Sou o tipo de engenheiro mais voltado para hardware e já há tempo me tinha por aqui proposto a avançar com um EVSE, no entanto, para fazer algo decente a parte do software estava sempre a causar-me um bloqueio mental quando tentava pegar no projeto. Eis então que reparei no esforço de desenvolvimento do EVSE do APR e, com alguém tão à vontade em sotware quanto eu em hardware isto pode andar para a frente.
A placa de circuito impresso está a ser desenhada no KiCAD, um programa Open-Source. Os repetivos ficheiros e esquema serão publicados assim que haja uma versão finalizada sem bugs.
As características principais do lado do hardware são:
Alimentação diretamente em AC/DC entre 90V e 250V ou 12V DC
Baseado no módulo ESP12 que contém o popular chip ESP8266 e 4MiB de memória flash (suporta comunicação via WiFi)
Proteção diferencial 100% baseada em hardware: notifica o software e pode ser rearmado automaticamente e remotamente, mas atua mesmo em caso de crash de software ou de ordem conflituante deste. Neste momento a atuar a 22mA para evitar disparos dos interruptores diferenciais de 30mA presentes em muitas instalações elétricas.
Tamanho compacto
Suporte para módulo de medição de Tensão/Corrente/Energia PZEM-004
Interface I2C para expansões como notificação por LED ou ecrã LCD
Entrada para Iman ao estilo dos EVSEs que são agora entregues com os Peugeot iOn, mas em que o iman servirá para diferenciar adaptadores de carga CEE que suportem 32A no caso de EVSEs móveis
Corrente de carga variável via interface Web, protocolo mqtt ou botão. Variável em tempo real sem interromper a carga. Limite automático a 16A/14A em caso de ligar adaptadores de carga de 16A (sem iman) em EVSEs com suporte a 32A.
Neste momento o projeto encontra-se em fase de protótipo mas já funcional.
Seguem-se algumas fotos do protótipo atual que tem servido para o carregamento diário do meu Leaf e algumas imagens CAD do protótipo que contém alguns bugs que tiveram que ser contornados no processo de soldadura dos componentes:
[img]http://i.imgur.com/nDZCJMV.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/BASfuEk.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/sYnYSAb.png[/img]
1 - Transformador de Corrente do módulo de medição de energia
2 - Transformador de Corrente da Proteção Diferencial
[img]http://i.imgur.com/x4jaKvf.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/6NjxpAP.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/71kBDAq.jpg[/img]
Exemplo do interface Web:
[img]http://i.imgur.com/AmAstH0.png[/img]
Demonstração da variação de corrente de carregamento:
1.86A é o consumo da casa no momento e tudo axima disso é a corrente de carregamento.
A intenção no que toca à parte de hardware é disponibilizar, além do esquema e desenho da placa de circuito impresso, kits com PCB e componentes para montagem para quem se sente à vontade com projetos eletrónicos, módulos já com todos os componentes soldados para quem se sente à vontade em fazer ligações elétricas mas não tem conhecimentos de eletrónica, destreza para solda de componentes SMD ou tempo disponível e também unidades completamente montadas para quem fizer essa opção.
Ao comprar um kit, módulos pré soldados ou EVSE terão que despender um pouco mais mas estarão a pagar a mão de obra de montagem e teste e também fazer um "donativo" para motivação de quem lançou o projeto.
Tudo isto à semelhança do que em tempos lancei para a comunidade VE das 2 rodas em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 40#p211259
O APR de seguida, assim que lhe for conveniente publicará mais detalhes focados no software neste mesmo tópico.
Colaborativo porque é "Open Source" e porque poderá ser o primeiro passo para uma "Smart Grid" por estas bandas.
Uma vez que temos que pagar uma taxa pela potência contratada e o carregamento de um VE por norma representa uma carga constante e e elevada as soluções têm sido ou contratar uma potência bastante elevada que comporte o carregamento do VE e todo o consumo da casa em simultâneo ou gerir manualmente a carga na instalação de modo a que o disjuntor limitador de potência instado pela EDP não dispare por se estar a cozinhar ou ter uma máquina de lavar a funcionar ao mesmo tempo que carregamos o VE.
Já que um VE necessita de um EVSE para o carregamento e obedece aos limites de corrente definidos por este, porque não fazer o EVSE/VE colaborar de forma automática na gestão da utilização da potência contratada?
Assim nasceu o título para este projeto que resultou do software que vem sendo desenvolvido pelo APR e do hardware que estou a desenvolver.
Sou o tipo de engenheiro mais voltado para hardware e já há tempo me tinha por aqui proposto a avançar com um EVSE, no entanto, para fazer algo decente a parte do software estava sempre a causar-me um bloqueio mental quando tentava pegar no projeto. Eis então que reparei no esforço de desenvolvimento do EVSE do APR e, com alguém tão à vontade em sotware quanto eu em hardware isto pode andar para a frente.
A placa de circuito impresso está a ser desenhada no KiCAD, um programa Open-Source. Os repetivos ficheiros e esquema serão publicados assim que haja uma versão finalizada sem bugs.
As características principais do lado do hardware são:








Neste momento o projeto encontra-se em fase de protótipo mas já funcional.
Seguem-se algumas fotos do protótipo atual que tem servido para o carregamento diário do meu Leaf e algumas imagens CAD do protótipo que contém alguns bugs que tiveram que ser contornados no processo de soldadura dos componentes:
[img]http://i.imgur.com/nDZCJMV.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/BASfuEk.png[/img]
[img]http://i.imgur.com/sYnYSAb.png[/img]
1 - Transformador de Corrente do módulo de medição de energia
2 - Transformador de Corrente da Proteção Diferencial
[img]http://i.imgur.com/x4jaKvf.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/6NjxpAP.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/71kBDAq.jpg[/img]
Exemplo do interface Web:
[img]http://i.imgur.com/AmAstH0.png[/img]
Demonstração da variação de corrente de carregamento:
1.86A é o consumo da casa no momento e tudo axima disso é a corrente de carregamento.
A intenção no que toca à parte de hardware é disponibilizar, além do esquema e desenho da placa de circuito impresso, kits com PCB e componentes para montagem para quem se sente à vontade com projetos eletrónicos, módulos já com todos os componentes soldados para quem se sente à vontade em fazer ligações elétricas mas não tem conhecimentos de eletrónica, destreza para solda de componentes SMD ou tempo disponível e também unidades completamente montadas para quem fizer essa opção.
Ao comprar um kit, módulos pré soldados ou EVSE terão que despender um pouco mais mas estarão a pagar a mão de obra de montagem e teste e também fazer um "donativo" para motivação de quem lançou o projeto.
Tudo isto à semelhança do que em tempos lancei para a comunidade VE das 2 rodas em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 40#p211259
O APR de seguida, assim que lhe for conveniente publicará mais detalhes focados no software neste mesmo tópico.