EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: EVSE inteligente

Mensagem por ruramos » 13 dez 2021, 22:07

Parabéns APR.. estás no excelente caminho. :clap:

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Filipe » 15 dez 2021, 02:54

Bela prenda de Natal 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

jafsalves
Mensagens: 4
Registado: 16 dez 2021, 20:43
Data de fabrico: 01 jan 2022
Capacidade bateria: 82 Ah

Re: EVSE inteligente

Mensagem por jafsalves » 17 dez 2021, 23:26

Apr Escreveu:
13 dez 2021, 01:28
Boas,

Já nao atualizo este tópico ha muito tempo, tenho andado numa luta para ultrapassar o facto de não ter stock de componentes para criar as PCB's do EVSE, desde o inicio do verão.

Precisei de 3 iterações para afinar o que me parece ser uma boa alternativa para continuar.


a primeira iteração foi a seguinte:

Imagem

Esta PCB aquece ligeiramente, tem algumas resistencias com valores errados (culpa minha) e a fonte AC/DC escolhida
faz ruido. Pior que isso foi descobrir que os chips DC/DC deixaram de estar disponivies em stock, logo esta PCB teria que ser praticamente toda refeita. Perdi algum tempo com os chinocas a reclamar da fonte mas desisti.


A segunda versão ficou assim:
Imagem
Fonte AC/DC diferente, resistencias corrigidas, novos conversores DC/DC, PCB aquece imenso no local dos conversores DC/DC. antes de investir numa revisão diferente, fiz umas placas pequenas com uns conversores DC/DC de 3A para tirar as duvidas e consegui uma combinação que resulta no EVSE mais "fresco" que alguma vez construí.


A 3ºa revisão, com todas as alterações e também com uma nova fonte AC/DC da meanwell para não ter mais surpresas.
Imagem


Este EVSE consome cerca de metade dos meus EVSE anteriores, já tem o teste da terra - consigo medir presença de terra a injetar apenas 0,5mA! Tem também o circuito do pino PP corrigido. E aproveitei para adicionar um relogio RTC para evitar problemas de o EVSE ligar-se sem rede e depois não consegue assumir cenários de carga dependentes da hora.


Entretanto recebi também um RCM da Western automation e consegui verificar como funciona. quem quiser um diferencial tipo B este é uma excelente alternativa, custa 45€ e com alguma imaginação pode funcionar sozinho e cortar p/exempo o sinal do piloto quando entra em falha. Deteta os 30mA AC e 6mA DC tal como é exigido para wallboxes trifasicas:
Imagem


Há uma 4ª iteração do EVSE a ser construida que passa a ser compativel com este RCM, se estiver tudo ok será essa a versão que passa a ser incluida no EVSE inteligente.
Boas. Sou novo neste fórum e na relação com os eletricos. Já sinalisei um Skoda Enyaq 80. Agora procuro toda a informação disponível, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento em casa. Agradecia Info sobre preços e disponibilidade deste equipamento e se é a melhor solução para utilizar toda a capacidade sobrante da habitação. Desculpa se estou a dizer alguma asneira. Muito obrigado

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 19 fev 2022, 20:29

Atualizo este tópico para descrever um problema que despertou minha atenção e que o EVSE inteligente não é capaz de lidar de forma satisfatória.


Quem tem bateria estacionária (Powerwall) em casa com capacidade inferior ao que o campo solar permite captar, acaba por ver uma grande fatia de energia desperdiçada que podia ser usada para carregar o seu VE. Infelizmente o EVSE não funciona bem com Powerwall, 2 sistemas inteligentes de captação de energia não funcionam bem em simultaneo, um deles acaba por esmagar as intençoes do outro levando a um comportamente pouco eficiente.


Quem tem este problema, tenta manualmente aproveitar o excesso e dar umas cargas ao carro, no entanto, o que acontece na prática é que algumas vezes ha esquecimento, outras acaba por drenar uma fatia significativa da bateria estacionária para o pack do VE, acabando por ter que gastar de rede no final do dia que ainda é pior. É sem duvida uma tarefa que pode e deve ser automatizada.


O objetivo é então:
- encaixar uma carga automatica durante o dia
- carregar a uma potencia que minimize trocas de energia com powerwall e sem importar da rede
- carregar apenas o tempo necessário de forma a manter a capacidade máxima da powerwall para o final do dia.



Primeiro esboço:

- Powerwall anuncia os seguintes dados:
- SOC
- Potencia de carga (positivo) / descarga (negativo)

- EVSE inteligente
- utilizador configura:
- SOC maximo
- SOC minimo
- corrente de carga, selecionavel entre fixo ou dinamico


O algoritmo será:
- SOC Powerwall maior ou igual a SOC máximo, EVSE inicia a carga
- Amperes de carga são fixos ou então variam de forma a que a potencia de carga da powerwall seja mínima
- SOC da Powerwall inferior ou igual a SOC mínimo, EVSE pára a carga


Com este algoritmo o carro carrega e a Powerwall também continua a carregar, quando o campo solar começa a diminuir e o EVSE fixar nos 6A, o SOC da Powerwall começa a diminuir até atingir o SOC minimo, condição de paragem da carga do carro. Caso ainda haja campo solar com fartura, o processo repete-se assim que o SOC máximo for atingido.



Sugestões/melhorias são bem vindas, não vale sugerir comprar mais baterias estacionarias.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Filipe » 19 fev 2022, 20:51

Fiche 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

baphomett
Mensagens: 4
Registado: 16 jul 2020, 16:12
Data de fabrico: 09 mar 2020

Re: EVSE inteligente

Mensagem por baphomett » 07 mar 2022, 15:38

Eu ainda não tenho baterias estacionárias em casa, mas estará para breve e essa interacção entre sistemas é uma coisa em que tenho pensado...

Quando a produção solar é bastante e tanto a Powerwall como o EV estão sedentos, há forma de priorizar a Powerwall? Estava a imaginar uma espécie de delay no comportamento do EVSE de forma a que a Powerwall seja mais rápida a desviar o excedente solar e quando o EVSE vai à procura já não há excedente...isto é possível?

Só mais tarde, quando a Powerwall está cheia (ou atinja o SOC máximo definido, como descreveste), é que o EVSE começa a carregar o carro. Nesse momento, enquanto a produção solar for acima dos 6A há risco de ir buscar energia à Powerwall e ao mesmo tempo enviar o excesso de produção para a rede? Ou automaticamente a bateria fica quietinha e o EVSE desvia o excedente solar apenas?

A ideia de definir um SOC mínimo da Powerwall abaixo do qual o EVSE não carrega é excelente, para guardar uma parte da bateria para consumos da casa. Mas acho que o ideal é definir isso no próprio sistema da Powerwall, para poder carregar o EV por exemplo à noite sem gastar da Powerwall e assim guardar energia para consumos de manhã antes de haver produção solar suficiente. Melhor ainda era esse SOC mínimo ser dinâmico com base na produção solar previsível para o dia seguinte: se for expectável baixa produção guardar mais na Powerwall. Mas claro que não consegues implementar isto no sistema do teu EVSE

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 08 mar 2022, 00:54

baphomett Escreveu:
07 mar 2022, 15:38
Quando a produção solar é bastante e tanto a Powerwall como o EV estão sedentos, há forma de priorizar a Powerwall? Estava a imaginar uma espécie de delay no comportamento do EVSE de forma a que a Powerwall seja mais rápida a desviar o excedente solar e quando o EVSE vai à procura já não há excedente...isto é possível?
Não é razoável (na minha opinião). Se o EV necessita carga carrega e pronto, com ou sem sol. Não há uma figura de "EV sedento" neste cenário.
As caracteristicas de de desvio de energia são lentas nos EV e rápidas na powerwall. Da minha experiencia é indiferente a velocidade, um dos sistemas sobrepoe-se ao outro. Ou o EVSE fica a carregar sempre a 6A, ou carrega o que o sol e a powerwall tem para dar.

baphomett Escreveu:
07 mar 2022, 15:38
Só mais tarde, quando a Powerwall está cheia (ou atinja o SOC máximo definido, como descreveste), é que o EVSE começa a carregar o carro. Nesse momento, enquanto a produção solar for acima dos 6A há risco de ir buscar energia à Powerwall e ao mesmo tempo enviar o excesso de produção para a rede? Ou automaticamente a bateria fica quietinha e o EVSE desvia o excedente solar apenas?
Quando o EV entra a carregar a Powerwall ajusta-se. Dependendo da potencia de carga do EV pode dar-se uma transferencia de energia da Powerwall para o EV. Por isso é que há também uma outra variavel que é a energia que está a passar no barramento DC, mas nem sempre será possivel aceder a esse valor pelo que se deverá poder pré programar um valor de carga para o EV que possa ser configurado em cada caso.

baphomett Escreveu:
07 mar 2022, 15:38
A ideia de definir um SOC mínimo da Powerwall abaixo do qual o EVSE não carrega é excelente, para guardar uma parte da bateria para consumos da casa. Mas acho que o ideal é definir isso no próprio sistema da Powerwall, para poder carregar o EV por exemplo à noite sem gastar da Powerwall e assim guardar energia para consumos de manhã antes de haver produção solar suficiente. Melhor ainda era esse SOC mínimo ser dinâmico com base na produção solar previsível para o dia seguinte: se for expectável baixa produção guardar mais na Powerwall. Mas claro que não consegues implementar isto no sistema do teu EVSE
Uma coisa é o EVSE arancar e parar dentro de um SOC permitido, num periodo onde seja espectavel que haja sol, outra coisa é carregares de noite e impedir que a bateria estacionaria drene por completo. Neste ultimo caso sim, o controlo tem que ser do lado da powerwall. Eu implementei essa função na minha powerwall --> é o "SOC minimo em vazio". Tentei correr um modelo de previsão de produção fotovoltaica mas nao deu valores nenhuns de jeito e altero o valor manualmente no verao e no inverno. Se tiveres alguma coisa interessante nessa àrea partilha

baphomett
Mensagens: 4
Registado: 16 jul 2020, 16:12
Data de fabrico: 09 mar 2020

Re: EVSE inteligente

Mensagem por baphomett » 16 mar 2022, 17:05

Não é razoável (na minha opinião). Se o EV necessita carga carrega e pronto, com ou sem sol. Não há uma figura de "EV sedento" neste cenário.
As caracteristicas de de desvio de energia são lentas nos EV e rápidas na powerwall. Da minha experiencia é indiferente a velocidade, um dos sistemas sobrepoe-se ao outro. Ou o EVSE fica a carregar sempre a 6A, ou carrega o que o sol e a powerwall tem para dar.
O que estava a imaginar é um dia de sol em que tenho o carro em casa ligado ao EVSE no modo Auto-solar, e ao mesmo tempo a Powerwall está descarregada. Como não sei qual vai ser a produção PV total no fim desse dia (pode ficar nublado a meio, etc), preferia que a Powerwall tivesse prioridade sobre o carro, porque a minha forma de usar o modo auto-solar é como "extra": se o carro ficar carregado fixe, se não, carrego à noite em vazio. Prefiro que a powerwall fique carregada para usar esse energia ao fim da tarde no resto das coisas de casa.
um dos sistemas sobrepõe-se ao outro.
É sempre o mesmo ou é aleatório aquele que se sobrepõe? Acho que o que estou a querer dizer é que gostava que fosse sempre a Powerwall a sobrepor-se ao EVSE.

Provavelmente até haverá diferentes comportamentos dependendo do material específico de cada caso, disposição dos inversores, etc. No meu caso vou instalar o sistema PV com inversor de rede em paralelo com a rede e o sistema de baterias também em paralelo, ou seja não há ligação DC entre os painéis e a bateria estacionária.
Se tiveres alguma coisa interessante nessa àrea partilha
Como disse ainda não tenho o sistema funcionar, mas quando tiver se conseguir arranjar alguma coisa porreira partilho :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr » 25 mar 2022, 23:39

Preparei a parte mais simples mas depis bloqueei na integração da funcionalidade, mas já tenho ideia de como implementar isto:

Imagem



- A ideia é o EVSE funcionar em modo solar, nesse modo o evse mede a corrente que a casa está a usar e se tiver injeção mínima admissivel começa a carregar, caso contrário fica em standby até detetar a tal injeção mínima admissivel.
- Em sistemas com baterias estacionárias a injeção minima admissivel nunca é atingida logo o EVSE fica sempre em standby
- Por outras palavras, a bateria estacionaria tem prioridade natural sobre o carro, irá fazer a sua gestão autónoma, carregando e descarregando consoante o sol, as nuvens e o consumo da casa.
- Agora a parte interessante, a bateria vai enchendo e quando ultrapassar o valor de SOC mínimo + Buffer, no exemplo da imagem 70 + 20 = 90% o EVSE em standby vai iniciar a carga.
- Os amperes de carga podem escolhidos com um valor fixo ou então automático, se a potencia DC da bateria estacionaria for enviada ao EVSE. Neste caso automático o EVSE pode otimizar a corrente de carregamento de forma a que a bateria estacionária continue a carregar lentamente os restos do sol, impedindo que a bateria estacionária seja descarregada.
- Aproximando o final do dia o sol começa a fraquejar e o EVSE continua a carregar e só tem ordem para parar quando o SOC minimo for ultrapassado, ou seja, quando a bateria estacionária baixar dos 70% o EVSE pára de carregar.

Faz sentido?

baphomett
Mensagens: 4
Registado: 16 jul 2020, 16:12
Data de fabrico: 09 mar 2020

Re: EVSE inteligente

Mensagem por baphomett » 31 mar 2022, 11:47

Faz todo o sentido! Acho que a implementação tem tanto de simples e fácil de compreender mas ao mesmo tempo com o que pretendemos que faça.
Para o EVSE ter acesso ao SOC da powerwall como é que propões fazer essa comunicação? MQTT?
ou então automático, se a potencia DC da bateria estacionaria for enviada ao EVSE. Neste caso automático o EVSE pode otimizar a corrente de carregamento de forma a que a bateria estacionária continue a carregar lentamente os restos do sol, impedindo que a bateria estacionária seja descarregada.
Não percebi a parte dos amperes de carga automáticos. Imaginando que a powerwall atinge o Min soc+buffer, e os painéis estão a produzir p.ex. 10A, o EVSE vai iniciar a carga com quanto? Como é que vai saber qual é a produção PV, sendo que esta está a ser injectada na powerwall e não enviada para a rede; é preciso instalar outro clamp para medir a produção PV?

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”