OpenEnergyMonitor em Grafana

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Responder
soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

OpenEnergyMonitor em Grafana

Mensagem por soloam » 18 fev 2019, 12:53

Bom dia a todos, venho aqui partilhar o meu dashboard actual que exibe os dados recolhidos do EmonTX e do EmonCMS para exibir num dashboard Grafana. Com isto tenho mais margem de manobra no display de dados e tb na estética :)

Imagem Imagem Imagem

Os consumos neste caso são dos primeiros dias de funcionamento (com muitos testes à mistura) de toda a casa, podendo segregar por device, incluindo com EV (quando chegar, lol).

Espero que ajude alguém a ter alguma inspiração, e se precisarem de alguma ajuda na interligação, digam!

Cumprimentos

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: OpenEnergyMonitor em Grafana

Mensagem por soloam » 18 fev 2019, 16:04

Fica a faltar agora o Nissan Leaf, que deve chegar em Março e o OpenEVSE que estou interessado, mas ainda tenho muitas questões que tenho tentado retirar aqui do forum o máximo possivel

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: OpenEnergyMonitor em Grafana

Mensagem por Apr » 18 fev 2019, 21:23

Muito bem! o Grafana é de facto um espetáculo. Como derivas a energia das medições de consumo instantâneo? Quando testei este sistema tive um problema qualquer relacionado com a diferença entre UTC e a timezone de Portugal, já não me lembro bem do que era. que DB usas? influxDB?

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: OpenEnergyMonitor em Grafana

Mensagem por soloam » 18 fev 2019, 22:35

É tudo uma questão de query! Neste caso estou a calcular os consumos na ultima hora e fazer o display! O preço tem em consideração se é Vazio ou fora do Vazio!

A base de dados é influxdb e as medições são lidas do emoncms pelo nodered e gravadas para o influxdb!

As datas que são gravadas no influx são sempre em UTC, cabe ao grafana escolher o ajuste conforme quem está a ver o gráfico! Ou melhor, o fuso horário só é influenciado pelas definições que tenho no grafana, na base de dados está sempre no horário central

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”