EVSE Comprado, falta cabos

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 27 jun 2019, 21:26

MRider Escreveu:
27 jun 2019, 12:57
caz Escreveu:
27 jun 2019, 10:38
Tecnicamente isso não é verdade, uma fuga de corrente contínua não é diferente se for indoor ou outdoor.

Não tenho nenhum interesse na venda de material elétrico, apenas quero alertar para o problema. Acho que é um investimento que vale a pena fazer, para nos protegermos em caso de choque elétrico.

Tecnicamente, até funciona sem qualquer tipo de protecção (quer da instalação, quer das pessoas). Mas aí é a decisão de cada um. Neste caso só estou a partilhar informação pois não é muito conhecido este problema
E como é que nos VE s modernos o utilizador tem contacto com corrente continua?
No meu tempo os carros eléctricos tinham bateria de corrente contínua, mas se calhar os modernos já são AC... Just kidding

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 27 jun 2019, 21:34

Agora a sério.

Existem algumas evse que já têm todos os tipos de protecção e nem precisam de disjuntor nem diferencial adicional. Mas outros não.

O meu alerta é porque vejo sempre conselhos sobre a dimensão dos cabos e deveríamos explicar também a questão da protecção. Como não sabemos qual o tipo de evse que vão escolher, o melhor conselho é comprarem também um diferencial super imunizado. 30mA

Assim temos a certeza que não vai dar problemas

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por BrunoAlves » 27 jun 2019, 21:40

Mas à tomada não chega qualquer vislumbre de CC. Tens um rectificador e seguramente tens harmónicos de várias ordens, para os quais era fixe que existissem diferenciais imunizados (mas isso para que o diferencial não dispare com correntes de fuga que não nos fazem nada - que o digam os Zoe).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por Apr » 27 jun 2019, 22:10

Os comportamentos são errantes, tanto pode ser disparo continuo como não ser capaz de detetar falha. Creio que o assunto não é tão simplista como o caz quer fazer crer, há regras para instalar diferenciais tipo B e fazer ao acaso pode ser pior do que seguir as regras atuais:

Imagem

Por isso é que é preciso perceber as coisas primeiro.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 28 jun 2019, 01:02

APR: não percbi a tua questão, pois não contradiz aquilo que disse. Quando instalas um EVSE, deves instalar um circuito exclusivo para o carregador. O diferencial desse circuito obviamente não deve ter nenhum diferencial atrás.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por noway » 28 jun 2019, 08:59

No meu caso tenho um AC no geral com 300mA de diferencial e o do EVSE é um AC com 30mA de diferencial (mais a protecção que o próprio OpenEVSE oferece). Acho que é suficiente.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por caz » 28 jun 2019, 13:10

Cada um é livre de usar o que quiser.

A minha preocupação é relativa a quem nos pergunta um conselho. Relativamente aos cabos penso ser unanime sugerir cabos de 10mm2, apesar de para distâncias curtas 6 mm2 ser suficiente.

Na questão dos diferenciais, uma vez que não sabemos qual o tipo de instalação de quem pergunta, o melhor é sugerir aquele que não lhe vai dar quaisquer problemas. Os diferenciais é como as bonecas russas, em que o que oferece menor protecção é o AC, depois o A, depois o F e finalmente o B.

Se utilizarem o B estão a ter o nível máximo de protecção, se utilizarem um outro qualquer não sabemos o que vai acontecer.

Em termos de custo acho que não é muito relevante, pois quem muda dum ICE para um VE, o equivalente a pagar 1 ou 2 depósitos a mais não faz qualquer diferença. Saber que não corre o risco de ser electrocutado, acho que tem maior valor que isso.

Por isso acho que devemos dar um bom conselho e não um conselho "para desenrascar"

soloam
Mensagens: 32
Registado: 11 fev 2019, 11:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por soloam » 28 jun 2019, 22:23

Sim, comprei cabo de 10mm2. Em relação ao diferencial a garagem já tem um diferencial de 300mA, que serve para as tomadas da garagem! Para o EV devia meter outro diferencial!? Nem estou a falar em relação ao tipo A e B que falam acima, que sinceramente os meus conhecimentos não vão tão longe, conheço e sempre usei um diferencial normal.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por Apr » 29 jun 2019, 00:32

Bom em relação à instalação de diferenciais para instalações dedicadas a carregamento de veiculos elétricos, aparentemente as normas mudaram no inicio do ano. Neste momento para ficar concordante com as regras em vigor é assumido que um posto de carregamento de um VE precisa de ter proteção diferencial de 30mA e com deteção de corrente residual DC. Esta imposição pode ser cumprida efetuando uma das seguintes instalações:

- circuito dedicado para carregamento de veiculo elétrico, com proteção diferencial tipo B, onde é de extrema importância não haver nenhum diferencial normal tip A / AC a montante na instalação. A razão desta regra prende-se com o facto de um diferencial tipo B de 30mA ser tolerante a correntes residuais DC até 30mA e a partir de 6mA de corrente de fuga DC os diferenciais normais tipo A /AC ficam "cegos" e falham na deteção e corte.

- Circuito que alimenta o EVSE instalar um diferencial de 30mA convencional + um equipamento de deteção de corrente residual DC até 6mA. exemplos: http://www.stegen.com/en/ev-products/12 ... ensor.html
https://www.bender-uk.com/products/resi ... ng/rcmb121


Do que vi do panorama de EVSE há alguns que se adaptaram e já cumprem a norma e trazem proteção diferencial normal + deteção DC 6mA incluidos, p/exemplo o nrgkick ou o zappi. Há um fabricante ingles que incluiu um diferencial tipo B de baixissima qualidade nos seus carregadores e está a ter imensos problemas com EVSE queimados. O OpenEVSE está obsoleto neste ponto. O melhor que conseguiram foi indicar um diferencial tipo B da marca chinesa "chint" que custa à volta de 200€ para instalar em separado. E sim, 200€ é preço canhão. Um diferencial tipo B de marca é mais caro que um EVSE....

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Comprado, falta cabos

Mensagem por Apr » 29 jun 2019, 01:03

Esta imagem ajuda a perceber o que cumpre e o que não cumpre:

Imagem

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”