Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Enviado: 31 mar 2019, 09:23
Não resisto a intrometer-me...
Faz sim. A média de 9.4 é uma condução normal. Claro que não existe "normal"... mas não foi nada de ninja.
Há um utilizador no fórum Prius que está a fazer 8.9 no seu percurso trabalho-casa.
O Ioniq faz os 240km com uma certa facilidade. Por exemplo, nesta imagem, os primeiros 220km foram feitos com média de 60km/h e sobraram 23%, à mesma velocidade que circulam todos os carros naquela estrada (N118, atravessa muitas localidades, Samora, Benavente, Salvaterra, Muge, Benfica do Ribatejo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca...).
A 90km/h reais velocidade constante, que é mais difícil do que condução "normal" numa N118 ou N4 até Montemor, o Ioniq pode ou não conseguir os 250km, consoante uma série de variáveis, tipo temperatura e vento. Casos concretos Faro-Sevilha, 200km, sobraram 20 e poucos %, Fundão-Salamanca, 200km, sobraram 10%, saída de PCR com 94%... por outro lado, a ida ao EIVE em Badajoz, 200km, cheguei lá a ganir com 15% e andei pouco tempo acima de 100km/h.
Há um vídeo de um dos franceses que fez um record do mundo, um vídeo de 356km numa carga, em que se vê o tipo andar normalmente... faz ultrapassagens, não empata o trânsito, tem partes em que anda a 80km/h e tem o CC nos 90km/h... simplesmente atravessa muitas localidades, a velocidade média deve ser muito baixa.
Outra característica dos recordistas é a de que fazem estes records no seu percurso normal ao longo de dias, semanas... Penso que isso tem peso também, provavelmente aumenta a eficiência energética da bateria por reduzir o peso do efeito de histerese da bateria.
Claro, quer o meu, quer o do Bruno, já terão alguma degradação, que ainda não sabemos quantificar, e não estarão para bater records mundiais... e o meu percurso diário tem Vasco da Gama, por isso nem tento.
Faz sim. A média de 9.4 é uma condução normal. Claro que não existe "normal"... mas não foi nada de ninja.
Há um utilizador no fórum Prius que está a fazer 8.9 no seu percurso trabalho-casa.
O Ioniq faz os 240km com uma certa facilidade. Por exemplo, nesta imagem, os primeiros 220km foram feitos com média de 60km/h e sobraram 23%, à mesma velocidade que circulam todos os carros naquela estrada (N118, atravessa muitas localidades, Samora, Benavente, Salvaterra, Muge, Benfica do Ribatejo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca...).
A 90km/h reais velocidade constante, que é mais difícil do que condução "normal" numa N118 ou N4 até Montemor, o Ioniq pode ou não conseguir os 250km, consoante uma série de variáveis, tipo temperatura e vento. Casos concretos Faro-Sevilha, 200km, sobraram 20 e poucos %, Fundão-Salamanca, 200km, sobraram 10%, saída de PCR com 94%... por outro lado, a ida ao EIVE em Badajoz, 200km, cheguei lá a ganir com 15% e andei pouco tempo acima de 100km/h.
Há um vídeo de um dos franceses que fez um record do mundo, um vídeo de 356km numa carga, em que se vê o tipo andar normalmente... faz ultrapassagens, não empata o trânsito, tem partes em que anda a 80km/h e tem o CC nos 90km/h... simplesmente atravessa muitas localidades, a velocidade média deve ser muito baixa.
Outra característica dos recordistas é a de que fazem estes records no seu percurso normal ao longo de dias, semanas... Penso que isso tem peso também, provavelmente aumenta a eficiência energética da bateria por reduzir o peso do efeito de histerese da bateria.
Claro, quer o meu, quer o do Bruno, já terão alguma degradação, que ainda não sabemos quantificar, e não estarão para bater records mundiais... e o meu percurso diário tem Vasco da Gama, por isso nem tento.