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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 20 ago 2019, 00:03
por migle
Alcochete-Faro por 2,80€ IVA incl.

Eu tinha que fazer isto um dia, e foi ontem, no domingo.
Sabia que não era difícil, e já tinha antes feito 268km só com um depósito. Agora era questão de fazer tudo sempre a apontar para o mesmo lado, aguentando o ritmo de passeio ao longo de todo o caminho.

Tudo se resume a duas coisas: escolher uma velocidade máxima que permita fazer a distância, este limite tem de ser obedecido e escolhido desde início, porque não dá para fazer ajustes mais tarde; e encontrar estradas pelas quais se possa circular à velocidade desejada sem causar turbulência.

A velocidade máxima que escolhi foram os 75km/h indicados (cerca de 72km/h reais). Tipicamente, seleccionava os 75km/h no CC, e de vez em quando, largava o CC com a regeneração em nível 0 para aproveitar a embalagem, e deixava-me ir, às vezes até perto dos 100km/h. Na Serra do Caldeirão, não podia ir em CC, pus o limite de velocidade em 75km/h, de resto, quase inútil, porque só nalgumas rectas se chega a essa velocidade.

Quanto à estrada, de Águas de Moura a Alcácer, o caso estava arrumado: ao arranjarem a estrada, limitaram a velocidade aos 70km/h. Embora ninguém ali circule abaixo dos 100, para mais com a estrada arranjada, sem intersecções, grandes bermas... pelo menos eu tinha desculpa para ir nos 75.

Ao chegar a Águas de Moura, dei a escolher à minha mulher 3 hipóteses. Em qualquer dos casos, era completamente seguro, porque eu ia em direcção a Loulé, que são menos 18km do que Faro, onde há um PCR.
  • Podíamos comer no Canal Caveira, entrar na A2, carregar no PCR e fazer a segunda parte da viagem por auto-estrada, como habitualmente.
  • Podíamos ir sem carregar, em Alcácer seguíamos pela N5 para o Torrão e depois a N2 (total 272km). Esta alternativa evitava-nos ir a 75km/h em estradas com trânsito.
  • Podíamos ir sem carregar, parar mesmo assim no Canal Caveira, e virar depois para Aljustrel (total 265km). Como o troço entre Alcácer e Grândola tem várias partes limitadas a 70 ou 50, e outras com duas faixas...
A gastronomia pesou mais e optámos pela terceira. À saída do Canal Caveira, a pressão do trânsito empurrou-nos para fora do IC1 mais cedo do que tinha pensado (IP8 depois Canhestros) o que até cortou a distância planeada para 262km (mas mudanças de plano são perigosas).

Outra coisa que faço é estabelecer um limite para o consumo. Para fazer 270km preciso de autonomia para 300km. Se tenho 27kWh o máximo é 9kWh/100km. Infelizmente, logo agora que ia fazer um record de autonomia, só me lembrei de zerar o trip B e o coiso da média já tinha andado uns 13km. Mesmo assim, era uma indicação... A média descia facilmente abaixo dos 9 sempre que havia regularidade no percurso, chegou a ir aos 8.1kWh/100km. Mas neste caso, com serra no final, não vale a pena olhar, porque a partir do momento em que se começa a subir a serra...

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Relato:
  • 16:15 partida de casa a 100%.
  • Paragem de 4' para encher os pneus (apenas nos 2.8).
  • Paragem de 2' para deixar passar o comboio no Poceirão.
  • 17:54 chegada ao Canal Caveira para jantar com 74% de SoC (1h33').
  • 18:23 nova partida.
  • Paragem de 1' para substituir a 2.ª piloto, que não se sentia confortável em estradas alentejanas sem berma.
  • Atingidos os 60% perto de São João de Negrilhos. Na anterior, os 60% foram atingidos só mais à frente, em Aljustrel. Mas desta, em Aljustrel, a autonomia do GoM já excedia a distância remanescente.
  • Chegada a Almodôvar com 39% e já com uns 14km de margem no GoM (tinha chegado com 38% na anterior). Na realidade, este 0.5% de 39% a 38.5% rendeu-me 2.9km.
  • Mú, ponto mais alto da viagem, com 26.5% e 56km restantes (altitude ao WGS 84 pelo telemóvel 623m). O consumo médio atingiu os 9.8kWh/100km!
  • Malhão, segundo ponto mais alto e início da descida, com 22% e 43km restantes (570m ao WGS 84). Logo a seguir o SoC subiu para os 25%.
  • Novo alto em Salir, 305m ao WGS 84, com 22% e 31km restantes. Por esta altura o GoM indicava-me tipo 63km.
  • Antingidos os 17% de SoC a 4km de Loulé e 23km restantes.
  • Entrada em Loulé com 18%. Diversas paragens num total de 2'.
  • Entrada em Faro com 15% e 2km restantes.
  • 21:25 chegada à garagem com 14.5% (3h, 69m ao WGS 84, 10m acima do ponto de partida).
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Números globais:
  • Total de 4h32' em trânsito.
  • Média real 58km/h. Se não contar com a serra, até Almodôvar, a média foi 64km/h (187km em 2h59').
  • 29.7 (ED) - 6.0 (EC) = 23.7kWh
  • Consumo médio real = 9.0kWh/100km
  • Medido pelo EVSE do Apr = 25.6kWh (2.80€ IVA e IEC incl.)
  • Consumo médio incluindo OBC = 9.8kWh/100km
  • Bifana com queijo, sandes de queijo de Serpa, água, compal de frutos vermelhos mais 2 empadas, uma queijada de requeijão e outra de pinhão para o caminho = 14.85€
A reter:
  • Cheguei ao Canal Caveira com 74%! E em 1h33'. Habitualmente, pelo mesmo caminho, chego com 50% e demoro 1h20'-1h30'... Como a estrada pelo Poceirão é lenta, neste caso o limite de velocidade quase não afectou o meu tempo de viagem. Porém, afectou o meu SoC e de que maneira!
  • Apenas 3% de Loulé a Faro, 18km. Se alguma vez estiver em Loulé e o PCR estiver avariado, e tiver dúvidas se a autonomia permite chegar a Faro...
  • 0% de Malhão a Salir, 12km.
  • 8% de Malhão a Faro, 43km.
  • Continua a ser difícil detectar degradação da autonomia no meu Ioniq com 72 mil km, pelo menos sem ir a SoCs muito baixos. A minha ideia é que abaixo dos 5%, aí sim, se nota que 1 ou 2% desaparecem mais depressa.
  • Dá-me ideia que a média que mostra o painel de instrumentos, aqui 8.5kWh/100km afinal não é a mesma que eu calculo com os dados do BMS.
  • Sem dúvida, com a velocidade limitada a 75km/h no painel, consegue-se fazer 300km. A 90km/h, uns 240km... Assim se percebe como haja quem tenha feito mais de 400km por roda dos 50km/h...
  • Como era bom ter um PCR fora da auto-estrada! Ou até mesmo, uns 30-40 minutos em PCN bastaria para fazer a viagem por estrada à velocidade das outras pessoas e ao preço da chuva.

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 20 ago 2019, 00:07
por BrunoAlves
Máquina incrível :clap:

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 20 ago 2019, 09:54
por bpedrosa
migle Escreveu:
20 ago 2019, 00:03

[*] Como era bom ter um PCR fora da auto-estrada! Ou até mesmo, uns 30-40 minutos em PCN bastaria para fazer a viagem por estrada à velocidade das outras pessoas e ao preço da chuva.
Parabéns, também já tenho feito viagem idêntica no Leaf, mas sempre com um cheirinho em Aljustrel para baixo e em Alcácer para cima, e quando o faço penso sempre o mesmo... "Um PCR no IC1 mais ou menos a meio caminho vinha mesmo a calhar..." Um ou mais porque acho que teria grande adesão...

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 20 ago 2019, 11:02
por ZEdaCaparica55
Grande proeza!
Esticar a autonomia até 302 kms, não é para todos (condutores e carros)!
Abençoada avaria no PCR de Aljustrel, permite-nos encontrar alternativas e enfrentar desafios que julgávamos impossíveis de ultrapassar.
Parabéns Migle.

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 20 ago 2019, 11:31
por rnlcarlov
migle Escreveu:
20 ago 2019, 00:03
[*] Sem dúvida, com a velocidade limitada a 75km/h no painel, consegue-se fazer 300km. A 90km/h, uns 240km... Assim se percebe como haja quem tenha feito mais de 400km por roda dos 50km/h...
A 90 fazem-se uns 250km. Lembras-te que era isso o projectado no meu mesmo com a travessia da serra de Málaga?

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 20 ago 2019, 11:54
por migle
ZEdaCaparica55 Escreveu:
20 ago 2019, 11:02
Abençoada avaria no PCR de Aljustrel, permite-nos encontrar alternativas e enfrentar desafios que julgávamos impossíveis de ultrapassar.
ZEdaCaparica55... o PCR de Aljustrel N/S está a funcionar!
rnlcarlov Escreveu:
20 ago 2019, 11:31
A 90 fazem-se uns 250km. Lembras-te que era isso o projectado no meu mesmo com a travessia da serra de Málaga?
Bem, isto não é uma ciência exacta. Vá, 245km. É que eu acho que com os 14.5% que me restava chegava mais facilmente aos 300km do que a 90km/h chegava aos 250km. Ainda por cima depois da experiência de sexta-feira, que cheguei com 8% ao PCR após apenas 200km.

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 20 ago 2019, 20:32
por leogrova
Muito bom Migle!
Tu nasceste para ser um pioneiro/embaixador da mobilidade eléctrica!

Uma palavra também para o Ioniq - ainda hoje comentava isso com um amigo, também proprietário de um Ioniq - é um carro muito especial. É difícil substituir... Há sempre compromisso.

Mais uma vez, parabéns, e obrigado pela partilha!

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 21 ago 2019, 10:24
por migle
leogrova Escreveu:
20 ago 2019, 20:32
Tu nasceste para ser um pioneiro/embaixador da mobilidade eléctrica!
Bem, há algumas outras cenas na minha vida também...

Mas o que foi engraçado é que a viagem não foi má. Para dois adultos. Normalmente, quando tomamos a decisão drástica de ir pela serra, a viagem parece sempre ainda mais longa do que estávamos à espera. São sempre 4h e picos mais qualquer tempo de paragem. Desta vez, na realidade até nem nos pareceu longa demais. Eu ia nas calmas, a minha mulher a escolher músicas no youtube...

Depois, tem este atractivo especial de ter sido quase de borla... Provavelmente não foi a última vez.

Tenho andado de vez em quando com o Kauai aqui no Algarve, dois dias de seguida sem Ioniq... voltei ontem à noite ao Ioniq e é muito agradável. É mais espaçoso, mais confortável...
O que é pena não é a bateria ser pequena, é pena é não haver onde carregar.

Os consumos no Algarve são sempre baixíssimos. Nos HSD, aqui é sempre abaixo de 4l/100km. Com o Prius+ fiz 3.2l/100km de Faro a VRSA. Com o Yaris fiz 3.5l/100km de Ayamonte a Faro, de noite, com 30 graus e AC ligado. Mas sempre, todos os dias abaixo dos 4l.
Com o Ioniq, é quase sempre abaixo dos 10kWh/100km.

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 21 ago 2019, 22:40
por leogrova
migle Escreveu:
21 ago 2019, 10:24


Bem, há algumas outras cenas na minha vida também...
:lol:

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Enviado: 21 ago 2019, 22:44
por leogrova
migle Escreveu:
21 ago 2019, 10:24


Tenho andado de vez em quando com o Kauai aqui no Algarve, dois dias de seguida sem Ioniq... voltei ontem à noite ao Ioniq e é muito agradável. É mais espaçoso, mais confortável...
O que é pena não é a bateria ser pequena, é pena é não haver onde carregar.
Assino por baixo.