DB do António Eléctrico, Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 11 ago 2019, 20:49

kony76 Escreveu:
11 ago 2019, 16:24
Também andei pelos caminhos de Portugal, este dias, e eu e a minha esposa também comentamos os poucos avistamentos de VE's. Mas como andamos pelo interior, julgamos ser disso.
Eu faço muita A1. No fumarolas da empresa (ainda não os consegui convencer, lá chegaremos, espero), mas faço muita auto estrada.
Há muito tempo que via regularmente vários VE. Leaf, Zoe, i3, ioniq, etc (e Tesla claro, mas essa é outra realidade). Passava nos PCR e via regularmente PCR em uso, como utilizador de VE vou sempre a espreitar mesmo que não os vá usar.

Nos últimos 2 meses, os avistamentos caíram de uma forma ridícula. PCR em uso já não me lembro.
Não tenho a mais pequena dúvida que há muito menos VE em circulação em auto estrada.
É óptimo para quem não desistiu, sem dúvida :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 ago 2019, 20:56

Pois, parece que a Mobi.e ganhou, para já. Até que o pessoal se esqueça das últimas desgraças. Pelo menos a alguns...

Era só o que me faltava se agora me ia limitar na minha mobilidade na forma que escolhi!
Ficava mais nervoso com o carregamento em 2017.

Agora acho que o pior já me aconteceu, era muito azar acontecer-me outra daquelas. Estatisticamente...
Se acontecer, e se for pior, tanto mais sensacionalista é a reportagem fotográfica que tenho para fazer a seguir.

Aliás, o melhor mesmo é expor-me ao "risco" no máximo durante o Verão, e conseguir o máximo de publicidade negativa, para ver se o assunto não se arrasta para o Inverno, quando teria muito menos piada.

Talvez também já tenhamos batido no fundo...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 11 ago 2019, 21:57

Gabo-te a atitude. A sério :clap:
Eu perdi noites e noites com problemas que não foram directamente comigo e tu pensas em probabilidades e estatística.

Espero (honestamente) que te corra sempre assim bem. Estatisticamente é verdade, mas com uma MobiE no caminho, nunca se sabe.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 12 ago 2019, 08:49

Bem, se eu ficar umas horas de seca por um PCR ou a rede inteira não estar a funcionar, é mau.
Mas pior ainda era eu limitar os meus movimentos, abdicar de andar de carro eléctrico, vender o Ioniq...

Claro que neste momento, convém não fazer deslocações em que o tempo seja crítico...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por frankesousa » 12 ago 2019, 09:23

migle Escreveu:
12 ago 2019, 08:49
Bem, se eu ficar umas horas de seca por um PCR ou a rede inteira não estar a funcionar, é mau.
Mas pior ainda era eu limitar os meus movimentos, abdicar de andar de carro eléctrico, vender o Ioniq...

Claro que neste momento, convém não fazer deslocações em que o tempo seja crítico...
Eu também não me limito nada, aliás, faço é muito mais viagens agora com o Leaf do que antes com o CI, certo que são pensadas de outra maneira, mas não de uma maneira "pior".

E tenho a certeza que a rede vai melhorar, IONITY e amigos, tanto que deve estar por meses a venda do CI lá de casa para passar para 2 veículos eléctricos.

Só tenho 1 critica para a ME, os fabricantes andam a dormir e não há oferta nenhuma que se apresente! :snooty:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 12 ago 2019, 22:57

O que é que aconteceu ao pessoal dos eléctricos? Tiveram medo? Estão escaldados com os apagões da Mobi.e?
Experimenta viajar num fim de semana, de dia!
Pode ser já o próximo, que é prolongado e fim de quinzena.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por Orlando » 13 ago 2019, 08:54

frankesousa Escreveu:
12 ago 2019, 09:23
migle Escreveu:
12 ago 2019, 08:49
Bem, se eu ficar umas horas de seca por um PCR ou a rede inteira não estar a funcionar, é mau.
Mas pior ainda era eu limitar os meus movimentos, abdicar de andar de carro eléctrico, vender o Ioniq...

Claro que neste momento, convém não fazer deslocações em que o tempo seja crítico...
Eu também não me limito nada, aliás, faço é muito mais viagens agora com o Leaf do que antes com o CI, certo que são pensadas de outra maneira, mas não de uma maneira "pior".

E tenho a certeza que a rede vai melhorar, IONITY e amigos, tanto que deve estar por meses a venda do CI lá de casa para passar para 2 veículos eléctricos.

Só tenho 1 critica para a ME, os fabricantes andam a dormir e não há oferta nenhuma que se apresente! :snooty:
A rede tem vindo a crescer mas basta um apagão para deitar abaixo toda a nossa confiança.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 17 ago 2019, 10:11

Saltando o PCR de Aljustrel S/N

Com o PCR de Aljustrel S/N avariado, decidir saltá-lo e apenas carregar no de Alcácer do Sal. Como o de Aljustrel está avariado, a questão de ir pela A2 e talvez carregar não fazia sentido, fui pelo IC1. Para ter o máximo de folga, carreguei no PCR da A22 perto de Loulé.

Só fiz este percurso uma vez, sem carregar em Loulé, e foi muito mal planeado, cheguei com 1% ao PCR. Os erros que cometi foram os seguintes:
  • Saí a pensar que são só 220km, deve dar, e fui na conversa (são 225km)
  • Na A22, se eu somasse a distância percorrida com a que faltava, dava 205km, como eu ia na conversa, pareceu-me que era mais fácil do que tinha planeado, então fui a 115km/h
  • Passei o PCR de Loulé, teria uns 87%, não carreguei
  • Quando passei a saída para a A2 a distância aumentou... comecei a preocupar-me, a ver que as contas não davam, e pus a evitar portagens (são mais 20km)
  • Apenas comecei a reduzir a velocidade muito gradualmente quando começou a apertar
  • Fui obrigado a fazer o troço entre Grândola e Alcácer a 80 depois 74km/h.
  • Cheguei à A2 com talvez 7%, são pouco mais de 10km até ao PCR, tinha folga, aumentei a velocidade para 90km/h, era um dia de muito trânsito, na realidade eu acompanhava o trânsito a esta velocidade
  • Sem saber como, cheguei ao PCR com 1%
Então... foi mau. Desta vez, carreguei na A22, para ter dois motivos de folga adicionais: mais um pouco de carga, e não ultrapassaria os 90km/h reais (são 93 no painel, andei a 95). Parecia mais que suficiente, mas a verdade é que não consegui evitar completamente o stress.
  • Cheguei ao PCR de Loulé com 89%. Rídiculo parar por 5%, a verdade é que me fez falta. Saí às 21:38 com 94%.
  • Ao trocar para "evitar portagens" a distância sobe novamente mais do que esperava, de 180km para 198km (tinha na memória que eram só mais 10).
  • Inicialmente, o GoM dava-me 28km de folga, que se foi reduzindo bastante, o que não era esperado. A app metereológica indicava vento de 25km/h de norte... No final da serra, o meu consumo era de 12.2kWh/100km. Pelas minhas contas, dificilmente atingiria o destino com essa média (24.4/27=90%, eu tinha partido com 94%...).
  • Claro que com a descida, e apesar do vento sempre contra, o consumo acabou por estabilizar nos 11.4, 11.3, mas mesmo assim a folga estava-se a fixar abaixo dos 20km, demasiado perto da tartaruga. Acabei por deixar-me ir abaixo dos 90km/h após as zonas de baixa velocidade a norte de Grândola.
  • Cheguei ao PCR às 00:03 com 8%.
Alguns números para memória futura:
  • SoC de 94.5 a 8.0 = 86.5%.
  • Energia consumida do PCR de Loulé ao de Alcácer: 25.8 - 2.0 = 23.8kWh (100%=27.5kWh), 12.0kWh/100km, 73.6 - 5.7 = 67.9Ah (100%=78.5Ah).
  • Tempo despendido: 2h25'
  • Tempo despendido versus opção A2: 25' dos quais 14' pela distância adicional e 11' pelas demoras (50km/h, semáforos, etc).
  • Duração do carregamento em LLE: 5' (paragem 7')
  • Duração do carregamento em ASL: 18' (paragem 21', só precisava de ter carregado uns 12')
  • Tempo total de viagem: 3h45' :(
Moral da história, 200km com o Ioniq a 90km/h reais, sim, faz-se na boa... :? Como é um esticão um bocado grande, ficamos muito dependentes de factores externos, o tempo, o vento... Umas vezes faz-se 200km e sobram 25% da bateria, dava para fazer 250km, outras vezes é um bocado mais apertado.

(Não se fez mal a crianças nesta viagem)

EDIT: O António está com 71 ou 72 mil km.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 17 ago 2019, 15:13

Resumindo, é apertado, e implica um muito bom planeamento e experiência, que nem todos têm - eu incluído.
Mas pela tua experiência, dá para extrapolar, que pela A2, a 95km/h de cc, consegue-se pular Aljustrel.
No meu caso, a diferença entre 120/90kmh, para o meu percurso ( Vilamoura - Alcácer, 150kms) dá aproximadamente 30m a mais. Racionalmente não é assim tanto. Mas a verdade, é que ultimamente só ando com o Ioniq em AE a 125km/h de cc. Excepção feita ao troço Aljustre - Alfragide; não páro em Alcácer, e para chegar a casa tenho q reduzir para os 110km/h. Notem ainda que algumas vezes ainda tenho q reduzir mais,provavelmente pelo vento, e lá está, são "só" 150km de AE.
Num contexto de viagem mais longa, custa mais circular mais lento...
Um Ioniq com... por exemplo, 64kwh, seria provavelmente o melhor carro do mundo.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 18 ago 2019, 08:59

É apertado se houver vento.
leogrova Escreveu:
17 ago 2019, 15:13
Mas pela tua experiência, dá para extrapolar, que pela A2, a 95km/h de cc, consegue-se pular Aljustrel.
No meu caso, a diferença entre 120/90kmh, para o meu percurso ( Vilamoura - Alcácer, 150kms) dá aproximadamente 30m a mais.
Claro que sim! São 180km. Pelo menos a 100km/h dá para ir, com margem. Vilamoura-Alcácer são 150?? 200...
Mas sim, é chato pagar portagem para ir a essa velocidade.

Mas são 30 minutos mais, mas depois é menos tempo no carregamento. Já não é preciso carregar tanto para chegar a casa.
No meu caso, carreguei 18 minutos e podia ter carregado só 10-12...
leogrova Escreveu:
17 ago 2019, 15:13
Excepção feita ao troço Aljustre - Alfragide; não páro em Alcácer, e para chegar a casa tenho q reduzir para os 110km/h.
Pois, esse troço tem algumas surpresas. É frequente haver vento de oeste na península de Setúbal, e moderadozinho, principalmente quando há mau tempo. Quando se vira para oeste no nó da Marateca, o consumo às vezes sobe bastante. Já me aconteceu ir alegremente a 130 desde Aljustrel e depois "escolher" sair da A12 no Pinhal Novo para ter a certeza que chegava a casa.

Pois, realmente ainda não é um carro totalmente livre de preocupações.

Talvez bastasse haverem mais PCRs... Aí, tudo correndo bem, era só uma paragem no caminho, mas havendo dúvidas, estavam lá os PCRs para relaxar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”