DB do António Eléctrico, Ioniq

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BrunoAlves
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 21 ago 2019, 23:14

X3

Adicionava só a dependência do pouco onde se carrega vir da MobiE. É tipo chover no molhado. É pouco e o pouco que é depende do pior que este país produziu :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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migle
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 07 out 2019, 00:27

Nova visita do Kauai. Tem neste momento 4 meses e cerca de 7500 km.
Não anda tanto como o meu Ioniq, que já passou dos 2 anos e dos 76000 km.

Mais uma vez, chegou com 34% (partiu com 98%) e pode sair daqui com 79%, mais que suficiente para voltar ao Algarve a velocidade de auto-estrada.
Deu tempo para lhes fornecer esses 45% enquanto a máquina da roupa trabalhava.
Problema nenhum e 0% de utilização da rede pública.

Gastaram-me aqui mais de 3€ de electricidade, o que me parece completamente indecente!

Continuo a achar um carro fantástico, que adoraria conduzir no dia a dia. Mais curto, muito mais fácil de manobrar.
Mas nota-se que o Ioniq não precisaria de uma bateria tão grande para ter a mesma utilização de SoC.
Eles vieram com o limitador de velocidade nos 110km/h! Mesmo nos troços em auto-estrada!
0,64x64=40,96 portanto terá sido alguma coisa como 15,2kWh/100km.

Estes carros estão trocados. O Ioniq que é um carro tão bom para a estrada, com o qual se pode andar à velocidade que se quiser (abaixo dos 172, claro) tem a bateria mais pequena. O Kauai que dava um bocado mais jeito no dia a dia tem aquela bateria enorme.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por leogrova » 08 out 2019, 14:55

Volto a assinar por baixo.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por vitocril » 09 out 2019, 14:36

:clap: :clap: edpetaculo :dance: :clap: :clap:
migle Escreveu:
07 out 2019, 00:27
Nova visita do Kauai. Tem neste momento 4 meses e cerca de 7500 km.
Não anda tanto como o meu Ioniq, que já passou dos 2 anos e dos 76000 km.

Mais uma vez, chegou com 34% (partiu com 98%) e pode sair daqui com 79%, mais que suficiente para voltar ao Algarve a velocidade de auto-estrada.
Deu tempo para lhes fornecer esses 45% enquanto a máquina da roupa trabalhava.
Problema nenhum e 0% de utilização da rede pública.

Gastaram-me aqui mais de 3€ de electricidade, o que me parece completamente indecente!

Continuo a achar um carro fantástico, que adoraria conduzir no dia a dia. Mais curto, muito mais fácil de manobrar.
Mas nota-se que o Ioniq não precisaria de uma bateria tão grande para ter a mesma utilização de SoC.
Eles vieram com o limitador de velocidade nos 110km/h! Mesmo nos troços em auto-estrada!
0,64x64=40,96 portanto terá sido alguma coisa como 15,2kWh/100km.

Estes carros estão trocados. O Ioniq que é um carro tão bom para a estrada, com o qual se pode andar à velocidade que se quiser (abaixo dos 172, claro) tem a bateria mais pequena. O Kauai que dava um bocado mais jeito no dia a dia tem aquela bateria enorme.

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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 12 out 2019, 22:37

Nova visita do Kauai. Chegou com 44% saiu com 82%. Qualquer dia faz ida e volta numa carga.
Fez 270km em 3h, média de 90km/h.

Mais uma. Pouco excitante.
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 16 nov 2019, 12:14

Mais um cartão...

Imagem

O cartão da Maingau chegou sexta-feira, dia 15. Registei-me no sábado, dia 9.
Mais rápido que os CEMEs portugueses...
A ordem SEPA ainda não me aparece.

Junta-se ao cartão da IBIL, da Sodetrel, às apps da Iberdrola, EasyCharger, Enel-X, NewMotion, Ionity...

E acho que já tenho suficiente para a Europa ocidental excepto Ilhas Britânicas e Escandinávia. Para esses sítios mais longe, não preciso de arranjar com antecedência: até lá chegar, tenho tempo mais que suficiente!

Agora estou mortinho para experimentar!
Ainda por cima, tenho de ir a Munique no princípio de Dezembro... A minha mulher pode ir... Vinha mesmo a calhar...

Mas não tenho pneus de neve!
Comprar 4 pneus por 60€ cada... sai fora do orçamento para uma brincadeira...
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corrisi
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por corrisi » 11 jan 2020, 21:40

Viva migle!

Nestes 2 anos que tens esta excelente máquina tens dados relativamente à degradação ou perda de autonomia? Tanto quanto sei, o ioniq não tem informação das barras de degradação como o leaf, daí a pergunta.
Além da sua extrema eficiência energética o que distingue a bateria do ioniq comparativamente com a dos leafs? A química? Refrigeração ativa?

Obrigado e continuação de muitos kms ioniquos! 🎉😇
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por migle » 11 jan 2020, 22:13

Espero poder responder em breve. Eu tenho alguns dados registados, apenas não tenho tido tempo de os analisar (fazer gráficos e olhar para eles).

Não tem sido fácil, mas agora penso que já se começa a detectar qualquer coisa fora do erro de medição, e julgo que já não vai demorar muito a que o BMS indique outra coisa que não seja 100%. No ioniqforum.com também há muitas dúvidas. Há pessoas de 2016 ainda com "100%".

O que parece certo é que a teoria original, de que o Ioniq consumia o "top buffer" para esconder a degradação, não se confirma. Essa ideia surgiu por comparação com o Kia Soul original, mas está visto que os limites, 0% e 100% continuam a ser a mesma voltagem.

O que me parece é que o BMS funciona por saltos. Quando sair dos 100% será logo para os 96%. Ao contrário do que acontece com o Leaf que está sempre a cozinhar aquele número que desce e até sobe.
Consequentemente, neste momento, o SoH indicado pelo BMS está sobrestimado, e isso reflete-se em "surpresas" desagradáveis quando o carro está abaixo dos 5%.

Ainda recentemente fiz um teste de tomada, esgotei a bateria e creio que devo ter gasto os últimos 5% abaixo de 7% com uma volta de 8km na qual suei mesmo muito. (carreguei 29.2 kWh nesse teste de tomada, medidos pelo EVSE do Apr).

Em breve, uma análise decente, espero...
O carro está com 84500km.

O que o distingue? Nada, creio eu, na química. Tudo indica que estes carros de 2016 têm todos baterias com teor semelhante de Níquel, cobalto e manganésio, que têm menor densidade energética que as actuais mas são mais robustas. Leaf 30, i3 94Ah, deverá tudo ser representativo.
O Ioniq tem uma diferença, deve ter eléctrodos mais grossos, maior densidade de potência, para explicar que carrega mais rápido que os outros dois e que a sua bateria pesa mais. (densidade de potência à custa de densidade energética)

De resto, o Ioniq tem o top buffer de 5% que tem efeitos benéficos na degradação, e lhe dá a característica de ter muita regeneração mesmo nos "100%" (porque são na realidade 95%).
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marcopns
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por marcopns » 11 jan 2020, 23:29

BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2018, 09:07
Resultado do teste:
Energia contada pelo contador do carro: 27,9kWh.
Energia contada pelo medidor de energia do EVSE: 29,3kWh

Isto carregando a 16A. Parece-me uma eficiência demasiado alta :think:

Como não tenho termo de comparação, não há grande coisa a concluir.

Relembrando o teste de tomada do Bruno feito há anos com o carro quase novo, talvez a degradação seja mesmo próxima de 0. A diferença pode estar na fase de carga Constant Voltage que o Ioniq não faz....
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Re: DB do António Eléctrico, Ioniq

Mensagem por corrisi » 12 jan 2020, 08:46

migle Escreveu:
11 jan 2020, 22:13
Espero poder responder em breve. Eu tenho alguns dados registados, apenas não tenho tido tempo de os analisar (fazer gráficos e olhar para eles).

Não tem sido fácil, mas agora penso que já se começa a detectar qualquer coisa fora do erro de medição, e julgo que já não vai demorar muito a que o BMS indique outra coisa que não seja 100%. No ioniqforum.com também há muitas dúvidas. Há pessoas de 2016 ainda com "100%".

O que parece certo é que a teoria original, de que o Ioniq consumia o "top buffer" para esconder a degradação, não se confirma. Essa ideia surgiu por comparação com o Kia Soul original, mas está visto que os limites, 0% e 100% continuam a ser a mesma voltagem.

O que me parece é que o BMS funciona por saltos. Quando sair dos 100% será logo para os 96%. Ao contrário do que acontece com o Leaf que está sempre a cozinhar aquele número que desce e até sobe.
Consequentemente, neste momento, o SoH indicado pelo BMS está sobrestimado, e isso reflete-se em "surpresas" desagradáveis quando o carro está abaixo dos 5%.

Ainda recentemente fiz um teste de tomada, esgotei a bateria e creio que devo ter gasto os últimos 5% abaixo de 7% com uma volta de 8km na qual suei mesmo muito. (carreguei 29.2 kWh nesse teste de tomada, medidos pelo EVSE do Apr).

Em breve, uma análise decente, espero...
O carro está com 84500km.

O que o distingue? Nada, creio eu, na química. Tudo indica que estes carros de 2016 têm todos baterias com teor semelhante de Níquel, cobalto e manganésio, que têm menor densidade energética que as actuais mas são mais robustas. Leaf 30, i3 94Ah, deverá tudo ser representativo.
O Ioniq tem uma diferença, deve ter eléctrodos mais grossos, maior densidade de potência, para explicar que carrega mais rápido que os outros dois e que a sua bateria pesa mais. (densidade de potência à custa de densidade energética)

De resto, o Ioniq tem o top buffer de 5% que tem efeitos benéficos na degradação, e lhe dá a característica de ter muita regeneração mesmo nos "100%" (porque são na realidade 95%).
Já havia lido que existiam rumores que o BMS do ioniq tinha em consideração os seus 31kwh reais e não os 28kwh publicitados oficialmente, daí estar durante muito tempo com 100% de SOH, mas pelos vistos isso não se confirma. 👍👏
No entanto, mesmo que esteja agora com 96% de SOH, são excelentes números para um carro que vai para os 3 anos e conta com 84 mil kms. Baterias num patamar acima comparativamente aos leafs novos de 40kwh, onde carros de 2018 com 30-40 mil kms, já contam com 7% de degradação.
Depois quando tiveres dados mais concretos, conta-nos! 😉
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