Android Auto no Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Android Auto no Ioniq

Mensagem por migle » 09 fev 2018, 17:47

Bom, roubo o tópico ao BrunoAlves. Experimentei, foi fácil, então fui buscar outro telemóvel para tirar umas fotos.

Basta:
  • Instalar a aplicação Android Auto da Google, que não está disponível em Portugal. Percorrer montes de ecrãs de permissões.
  • Nas definições, "projecção do telemóvel" verificar que a opção "Android Auto" está activa.
  • Voltar à Idade da Pedra e ligar o telemóvel com um cabo USB à porta que está na consola, no meio das duas tomadas de 12V.
Ao ligar o cabo USB, a aplicação Android Auto inicia automaticamente no telemóvel. A partir daí, não é possível fazer muito mais com o telemóvel sem o desligar do carro, porque o telemóvel não sai daqui:

Imagem

O ecrã home do carro modifica-se, passa a ser este:

Imagem

O Android Auto dá imediatamente uma funcionalidade absolutamente nova ao carro: um painel com a hora, a data, e o ícone de rede/bateria do carro.

Imagem

Cada um dos botões em baixo dará acesso a uma aplicação diferente no telemóvel das que suportam Android Auto. No meu caso, além das coisas Google, só o VLC suportava. O telefone fica assim:

Imagem

A minha grande curiosidade era saber se dava para ver vídeo no VLC. Se desse, serviria como segundo, terceiro, quarto ecrã no carro, quando um dos miúdos quer ver "A Bela e o Monstro" e outro "Qués Carros Três" e ainda outro só fica contente com os Canta Juegos. Não dá, só música. Ou seja, é algo de completamente novo, posso ouvir no carro a música que tenho no telemóvel!

Imagem

A grande curiosidade então era ver o Google Maps, e talvez outro dia o Waze. O Maps funciona com gráficos vectoriais mas com movimentos de câmara em 3D. Isto seria um sonho, se o programa de navegação do Ioniq não fosse bastante bom. Ambos têm informação de trânsito em tempo real. O do Ioniq, já pude testemunhar que se actualiza depressa, embora o ideal é que fosse preditivo (eu quero saber se quando chegar à Vasco da Gama, a bicha já passou, não é se há bicha quando estou a sair do trabalho).

Imagem

As procuras de PoIs são mais simples que as do sistema de navegação do Ioniq. Fica pelas categorias fundamentais, por exemplo, as bombas de gasolina. Este era um ecrã que estava mesmo a fazer falta:

Imagem

Pelo menos o Ioniq sabe que é eléctrico (às vezes) e vem configurado para mostrar os postos de carregamento no mapa, apenas.

A única funcionalidade que isto acrescenta realmente é que o botão no volante para o reconhecimento de voz passa a funcionar. Carregamos no botão e aparece uma linha horizontal de bolinhas às cores. Enquanto falamos, parece um oscilograma, e quando terminamos, dá umas voltinhas para pensar e responde uma senhora em brasileiro a dizer que não demos permissão para aceder aos contactos (mentira...).

Imagem

Finalmente, o Android Auto também pode funcionar apenas no telemóvel. :? Fico sem perceber para que serve nesse caso. Podemos configurar para que o telemóvel, ao detectar que está no carro, pelo Bluetooth, se inicie e funcione tal como se estivesse no ecrã do carro....

Imagem

Pronto...
Até que eu esteja farto do programa de navegação do Ioniq, nada disto me interessa.

Há um defeito no programa de navegação do Ioniq. É que há, infelizmente, zonas em que não há informação de tráfego. Em Lisboa, um caso muito grave é o do aeroporto. Aparece sempre como se não tivesse tráfego algum e o resultado é que ele me encaminha sempre para lá, a mim e a mais não sei quantas pessoas...

Talvez o Waze, uma vez que não depende de uma infraestrutura, apenas dos utilizadores, evite problemas destes.

De resto, tudo isto é uma dor de cabeça. Ligar um cabo ao telemóvel de cada vez que entro no carro? Será que vou comprar mais um cabo USB para ter neste carro também?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 09 fev 2018, 18:07

*like* :clap:

Quando experimentei no meu, se bem me recordo, consegui pôr a senhora brasileira a ler-me as mensagens do WhatsApp. Era bem giro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: mas servia para pouco lol
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por migle » 09 fev 2018, 19:32

Pois, o reconhecimento e síntese de voz dava jeito no Ioniq.

No Prius+, quando a birra está ao rubro e já não me consigo concentrar na condução, grito "Tocar Xana Toc Toc No Seu Trolipop"... Durante bastante tempo funcionou...

E meter um destino sem carregar em não sei quantas coisas...

É uma grande falha no Ioniq.

E tem o aspecto lúdico, as crianças riem-se quando ela repete o que dizemos, podemos ser criativos quando mandamos SMSs para o carro...

Outra gira do Prius+ é que manda SMSs ja feitas a dizer a hora de chegada prevista pelo programa de navegação. Em bom vernáculo... "Chegarei às 12:34."
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por migle » 09 fev 2018, 19:44

BrunoAlves Escreveu:consegui pôr a senhora brasileira a ler-me as mensagens do WhatsApp.
Pois, quase todas as apps de mensagens dão.
Para informação geral, a lista completa está aqui.

Acabo de ver que o cliente de Jabber que usamos cá em casa, o Conversations, também dá. Não sei porque não apareceu, talvez seja preciso actualizá-lo (F-Droid).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 19 fev 2018, 21:32

Em relação ao vídeo, vi isto no fórum internacional:
http://www.ioniqforum.com/forum/7-hyund ... creen.html

Não é local, é do YouTube...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 20 fev 2018, 12:34

Olha, afinal parece que sim, tem solução para vídeos locais!
CarStream
6th Feb 2018: v1.8.0 More translations added. Revamped local offline player. Now play SD Card videos with next and previous support. Also supports formats like MKV. Also Bookmarks issues have been fixed.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por migle » 21 jul 2018, 01:51

Quem se conta entre as muitas dezenas de sortudos que compraram um IONIQ, apesar da grande satisfação, talvez ainda possa ter, porventura, um ou outro momento de dúvida... seria mesmo esta a melhor opção? "Se calhar devia ter optado pelo Tesla"...

Claro, a dúvida desfaz-se depressa se nos lembramos do consumo, e de por isso ser uma chatice carregar em Chademo apenas a 200km/h. Pousamos o telemóvel no carregador sem fios... damos uma olhadela pelo espelho virado para baixo em marcha-atrás....

Pois bem! O último motivo que havia para preferir o Tesla agora desvanece-se: na nova versão do Android Auto, o Google Maps já tem vista de satélite. Finalmente! Era uma injustiça. O Android Auto tinha vista de satélite no telefone, mas não no ecrã do carro.

Eis como fica:

Imagem

Imagem

Realmente, pode ser útil quando se está à pesca de algum PCR. Só é pena que actualmente não se consegue fazer desaparecer o painel da condução, que ocupa 40% da largura do ecrã.

De resto, o interface responde perfeitamente. Rápido como no ecrã no telemóvel (o que não deve ser surpresa).

Imagem

Depois disto, só resta ligar o AC dos bancos, para fazer desaparecer o suor destes dias um pouco mais quentes.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por leogrova » 19 out 2018, 18:27

Eu tenho muita vontade de experimentar o Android auto. Mas instalar apps de fonte não oficial, faz-me um bocado de confusão. Vocês que instalaram, que opinião têm.
Outra coisa, caso funcione, o reconhecimento por voz é importantíssimo. No outro dia, em AE, distrai-me a introduzir manualmente um destino...correu bem, mas podia ter corrido horrivelmente mal.
Já consegui usar o tlm como hotspot portátil... a única diferença q fez, é q agora teno info... de metereologia. As informações de trânsito não aparecem... Alguém tem alguma dica?
Acham que o Android auto é uma mais valia, como eu penso?
Até já pensei mudar para Iphone, uma vez que com o Apple car play não há problema...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por migle » 19 out 2018, 22:37

Em relação ao Android Auto (AA) já vi todo o género de opiniões, aqui e no ioniqforum.com. Eu diria que metade das pessoas prefere AA, das quais uma parte usa realmente e outra diz que "está anos luz à frente".

Outra metade, onde eu me incluo, gosta de ter, um dia que o NAV esteja desactualizado, o AA pode ser melhor, mas que na prática não compensa o trabalho de ligar um cabo USB ao telemóvel. O NAV do carro é bom, é rápido, as informações de trânsito estão em cima do acontecimento, o GPS do carro localiza-se mesmo dentro de um parque de estacionamento (por odometria) e o do telemóvel não...

Para quem vem do Toyota, é chato não ter reconhecimento de voz sem AA. Quantas vezes me livrei de birras dos miúdos no Toyota com as palavras mágicas "tocar Xana Toc Toc No Seu Trolipop"! Com AA pode-se fazer o jogo de enviar mensagens instantâneas entre dois telemóveis para ouvir a senhora dizer uma frase qualquer. É útil.

É importante realmente o máximo cuidado com o sítio de onde se descarrega uma aplicação. Porém, o que está nos links indicados é de confiança. Cuidado é com a publicidade.

Quanto às informações de trânsito no NAV da Hyundai: há um ponto algures nas definições que autoriza a partilha de informação com a TomTom. Sem essa autorização não há informações de trânsito.

O Google Maps no AA além dos percursos que fazemos no carro, segue-nos a pé, podemos ver o histórico dos sítios onde estivemos, pede opiniões acerca dos sítios que visitámos, sabe onde trabalhamos e recomenda sair mais cedo do trabalho para apanhar menos trânsito.

Eis uma opinião em vídeo. Acho que conclui o mesmo que eu, não vale o trabalho mas é giro mas não sei porque vi quase sem som.

PS: no AA o mapa arrasta-se com os dedos. É mais prático que aqueles botões no Car Play. Entretanto, demorei uns 9 meses a aprender a fazer zoom no NAV da Hyundai, é o botão rotativo do lado direito, não está no ecrã.

PPS: em relação ao vídeo, não concordo que a informação de trânsito seja melhor ou mais actualizada no Google Maps que a da TomTom. Apenas concordo que é apresentada de uma maneira mais bonita com os riscos verdes. A do Hyundai tem o mesmo detalhe, mas podem-se confundir faixas. Eu uso sempre, todos os dias, porque nunca sabemos se é neste dia que me vai evitar um caminho congestionado. Mesmo na estrada, na estrada é raro haver problemas, mas quando há podem custar horas.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Android Auto no Ioniq

Mensagem por leogrova » 19 out 2018, 23:25

Obrigado Miguel.
Como sabes, valorizo muito a tua opinião. Estava com um pé na loja para comprar um IPhone...
Vou descarregar a app "pirata".
Quanto às informações de trânsito, penso que já concordei, num menu do carro... vou rever.
Mais uma vez, obrigado.

Responder

Voltar para “Hyundai”