O IONIQ a andar depressa
Enviado: 21 jul 2018, 01:29
Há coisa de uma semana, vi um vídeo do Bjørn Nyland em que ele discute qual será a velocidade que se pode sustentar em viagem no Model X. Claro, o Model X passa os 200km/h, porém não aguenta essa velocidade muito tempo, porque sobreaquece. A questão também não é a velocidade óptima no sentido de minimizar o tempo de viagem e carregamento, discutida noutro vídeo. Ele mostra que se pode conduzir o TMX a 180km/h sem que sobreaqueça. O vídeo é um bocado comprido demais, mas a maior parte dos comentários interessantes estão no princípio. Também discute se poderia fazer um teste assim com outro VE na autobahn.
Este post é a minha resposta. Não gastei qualquer energia adicional a fazê-lo, também não foram maltratados animais. Simplesmente, fui buscar os meus registos da viagem que fiz para o ENVE em Leiria no dia 8.
Foram registadas várias variáveis, sem GPS: v, V, A, etc... A velocidade da VMCU que se lê por OBD está acima da velocidade que se lê no painel e está 1% abaixo da velocidade de GPS. Neste gráfico, só uma variável se lê pela escala do lado direito.

A paragem, no PCR de Santarém, durou 20' por várias razões: cheguei e estava o ZEdaCaparica55 a tirar o seu IONIQ do PCR, e apresentou-se; depois, o próprio carregamento, que era para durar só 8' como o do dia anterior, estendeu-se, porque quando voltei para o carro meteram conversa comigo "qual é a autonomia?". Acabou por ficar 17'. Apesar disso, ainda acabei por entrar no recinto do ENVE mesmo antes do ZEdaCaparica55.
Vemos que a temperatura sobe dos 29 aos 34 só pelo andamento. Depois, o carregamento de 12.74kWh sobe ainda mais a temperatura para os 42. Depois disso, e mesmo sem dados de GPS, toda a gente sabe que a seguir vem a Serra d'Aire, mantendo o mesmo tipo de andamento, a temperatura não sobe mais, e desce ainda num período de andamento rápido.
Andei mais depressa que o habitual. Havia um colóquio a começar às 11h30. Eu ia sozinho. É preciso desfazer os estereótipos, as ideias que as pessoas fazem dos VEs. E havia o post do RNM no thread sobre viagens longas, em que o IONIQ era colocado numa fasquia dos 50-60km/h de velocidade média útil, como todos os outros VEs, como se não tivesse havido uma melhoria enorme com os carros de 2017 (Leaf de 30, IONIQ, i3 de 96Ah) e posteriores (Leaf 40).
Já agora, apesar da minha paragem ter sido 10' mais longa que o necessário, a viagem de 165km foi feita em 1h40, o que dá uma velocidade média útil de 100km/h.
Voltando ao Bjørn Nyland, vemos que o IONIQ pode perfeitamente viajar a esta velocidade sem sobreaquecer. Aliás, em modo Sport, é preciso ter um pé muito, muito ligeiro para ficar abaixo dos 130. Esta viagem foi feita com uma temperatura exterior próxima dos 30. Claro, não pode andar a 180km/h como o TMX, nem sequer atinge essa velocidade.
Este post é a minha resposta. Não gastei qualquer energia adicional a fazê-lo, também não foram maltratados animais. Simplesmente, fui buscar os meus registos da viagem que fiz para o ENVE em Leiria no dia 8.
Foram registadas várias variáveis, sem GPS: v, V, A, etc... A velocidade da VMCU que se lê por OBD está acima da velocidade que se lê no painel e está 1% abaixo da velocidade de GPS. Neste gráfico, só uma variável se lê pela escala do lado direito.

A paragem, no PCR de Santarém, durou 20' por várias razões: cheguei e estava o ZEdaCaparica55 a tirar o seu IONIQ do PCR, e apresentou-se; depois, o próprio carregamento, que era para durar só 8' como o do dia anterior, estendeu-se, porque quando voltei para o carro meteram conversa comigo "qual é a autonomia?". Acabou por ficar 17'. Apesar disso, ainda acabei por entrar no recinto do ENVE mesmo antes do ZEdaCaparica55.
Vemos que a temperatura sobe dos 29 aos 34 só pelo andamento. Depois, o carregamento de 12.74kWh sobe ainda mais a temperatura para os 42. Depois disso, e mesmo sem dados de GPS, toda a gente sabe que a seguir vem a Serra d'Aire, mantendo o mesmo tipo de andamento, a temperatura não sobe mais, e desce ainda num período de andamento rápido.
Andei mais depressa que o habitual. Havia um colóquio a começar às 11h30. Eu ia sozinho. É preciso desfazer os estereótipos, as ideias que as pessoas fazem dos VEs. E havia o post do RNM no thread sobre viagens longas, em que o IONIQ era colocado numa fasquia dos 50-60km/h de velocidade média útil, como todos os outros VEs, como se não tivesse havido uma melhoria enorme com os carros de 2017 (Leaf de 30, IONIQ, i3 de 96Ah) e posteriores (Leaf 40).
Já agora, apesar da minha paragem ter sido 10' mais longa que o necessário, a viagem de 165km foi feita em 1h40, o que dá uma velocidade média útil de 100km/h.
Voltando ao Bjørn Nyland, vemos que o IONIQ pode perfeitamente viajar a esta velocidade sem sobreaquecer. Aliás, em modo Sport, é preciso ter um pé muito, muito ligeiro para ficar abaixo dos 130. Esta viagem foi feita com uma temperatura exterior próxima dos 30. Claro, não pode andar a 180km/h como o TMX, nem sequer atinge essa velocidade.