Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

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migle
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 16 out 2018, 21:11

Fil Escreveu:
16 out 2018, 18:48
A máxima continua a ser que 99% dos problemas nos VE são provenientes da bateria de 12v.
E no Ioniq, mais ainda. Eles vão sempre ver a bateria de 12V, porque sabem que houve imensas barracas com ela, principalmente na América do Norte. Houve pessoas que ficaram com o carro parado poucas semanas depois de o terem comprado. Tanto quanto sei, em Portugal substituíram pelo menos uma em garantia (como percentagem, é um número bastante grande).

É o que eu dizia: os problemas são sempre na parte eléctrica...
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 16 out 2018, 21:34

Resolução final

Eu tinha dito que tinham ficado registados códigos de erro, e que ia pedir mais informação sobre eles. Tinha ficado com a ideia de que era certo que o problema tinha sido num desses erros e o comportamento do carro após o erro tinha sido previsível.

Nada disso.

Os erros que estavam registados eram erros de carregamento. Aquele erro, sabem? Põe-se o carro a carregar, aparece no tablier "Erro de carregamento", tem de se tentar outra vez. Isso acontece-me muita vez em Aljustrel S/N. Esses eram os únicos erros registados no carro. E não tem nada a ver. Nenhum aconteceu nas últimas semanas.

Ou seja: não, não se sabe o que provocou isto, e não, o comportamento do carro não foi uma reacção previsível a um erro, um modo de segurança. Foi realmente um comportamento aleatório.

Quando o técnico da oficina pegou no carro, a primeira coisa que fez foi desmontar a botoneira do selector de mudanças, desligou e ligou a ficha, e não teve qualquer efeito. A segunda coisa que tentou, foi desligar a bateria de 12V e voltar a ligar, e bingo!

Mas após me corrigirem esse problema sem poder dar explicação, o carro foi muito, muito bem visto. Está um brinco. Fizeram uma revisão extra. Havia ruído que se notava quando os travões entravam ou largavam, já não há. Sente-se tudo afinadinho. Além disso, verificaram todas as anomalias que já há algum tempo me incomodávam:
  • A luz do habitáculo, trocaram, sem saber dizer porque é que o seu funcionamento era intermitente. Vamos ver se ficou curada.
  • O chiar da porta do condutor, que surgiu após a revisão dos 15 mil, e já foi oleada uma vez a porta com pouco sucesso, desta vez ficou um espectáculo. Nova.
  • Mais importante. O AC do banco do condutor andava a ventilar mal. Notámos isto numa viagem em que trocámos de posições, eu e a minha mulher. A diferença para o banco do passageiro nesse dia era enorme. Noutros dias, era menor. Não notaram, disseram-me que o ar dos bancos era extraído pela ventoinha de ventilação da bateria (que fica na traseira do carro). Talvez, em viagem, quando o carro ventila a bateria, puxasse menos ar dos bancos. Eu achei que não, porque o banco do passageiro não é afectado. A verdade é que está muito melhor, e está como novo. Não notaram, mas fizeram o que eu pedi, um controlo visual das tubagens, devem ter mexido e ficou como antigamente. Por outro lado, a ideia do banco ser ventilado pela mesma ventoínha que extrai ar das baterias.... Não sei porquê, soa-me mal.
  • Um som ténue, esporádico da direcção, que se nota esporadicamente em estrada, não o conseguiram ouvir.
Depois de ter guiado um i30 a gasóleo, foi um prazer voltar à manteiga que é o Ioniq...

Também guiei um EMOV, um Peugeot iOn, e gostei muito mesmo. Os interiores são bons. Só senti falta de uma maneira de segurar o carro nos semáforos sem ter de fazer força no travão. Anda bem, mas desenganem-se os proprietários de clones... não anda nada que se assemelhe nem de longe ao Ioniq..

É chato o que aconteceu. Lembrem-se sempre de desligar a bateria de 12V antes de se incomodarem com oficinas. É chato ficar sem explicação.

Mas depois o Ioniq dá-nos estas coisas, e esquecemos tudo o mais.

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Estes 36,8km à média de 41km/h incluem o percurso da oficina até ao meu trabalho, uns 20 minutos. O resto, foi um caminho rápido para casa, em 40 minutos, com ponte Vasco da Gama.
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por Fil » 16 out 2018, 22:28

Máquina! Dá gosto :clap:

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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por aaasilva » 17 out 2018, 00:30

Miguel,

Estou electricamente branco com essa revisão. A próxima dos 45k (está com 42k) vou a Setúbal de propósito! :oops:
Porta Condutor: desde os 15k? Acho que foi desde o km 1 que faz a chiadeira e eles dissem que corrigiram... até daqui a 10km. Volta ao mesmo.

Barulhos - o silêncio é de ouro no IONIQ mas se pode ser afinado é melhor.

Upgrade de software - ainda não me apeteceu fazer o upgrade. Dá-me gozo estar sempre a corrigir a programação. :roll:

Ainda bem que resolveram o problema!

Ab AS
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por LuisG » 17 out 2018, 07:27

Já vi problema num ampera, mais ou menos parecido, a ser resolvido desta forma, desligar a bateria de 12v ;)
O próximo passo seria format c: ? :lol:

Ainda bem que ficou resolvido e não era nada demais!
Cumprimentos
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 17 out 2018, 23:50

Que alívio!
Felizmente resolveu-se com um desliga/liga da bateria de 12 V.

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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 21 out 2018, 23:32

Correcção
VETL Escreveu:
16 out 2018, 00:57
O problema era naquelas ligações lá.
O meu EVSE queimou os sistemas de proteção (varistor e tubo de gás) e tive que limpar erros DTC no carro.
Assisti também a tentativas de ligarem outros EVSE's em que o resultado era faísca e disjuntor a disparar.
Tudo me leva a crer que algumas tomadas tinham 2 fases onde devia estar fase e neutro.
Tinha-me esquecido completamente de que antes de tentar fazer a manobra para carregar no PCR, eu estive a tentar carregar num dos PCNs que lá estavam. Afinal, tinham ficado 2 PCNs durante o almoço sem nenhum carro ligado.

Até esteve ligado ali muito tempo, porque eu tentei activar o PCN, fui lá acima ao stand da AUVE ver se estava alguém, perguntei....

Precisamente, o incidente ocorreu a primeira vez que meti R após ter estado ligado ao PCN e antes de conseguir efectivamente carregar em PCR. Em princípio, se não se activou, nunca deve ter estado ligado.... haverá um relé dentro do PCN....
aaasilva Escreveu:
17 out 2018, 00:30
Estou electricamente branco com essa revisão. A próxima dos 45k (está com 42k) vou a Setúbal de propósito! :oops:
Porta Condutor: desde os 15k? Acho que foi desde o km 1 que faz a chiadeira e eles dissem que corrigiram... até daqui a 10km. Volta ao mesmo.

Barulhos - o silêncio é de ouro no IONIQ mas se pode ser afinado é melhor.

Upgrade de software - ainda não me apeteceu fazer o upgrade. Dá-me gozo estar sempre a corrigir a programação. :roll:
aaasilva, eu não fui a Setúbal. Fui à 5 de Outubro que era onde o reboque me teria levado. Não me dava jeito ir a Setúbal também numa segunda-feira. Quanto à porta, passou um dia, voltou a chuva, voltou a chiar.... parece que agora já não chia outra vez... Não entendo. Será que o óleo que usam na porta não é o adequado?

Quanto à actualização de software.... Ufa! É pena não me teres dito antes, que já tivemos de reclamar por causa do BrunoAlves, tínhamos reclamado pelos dois. Mas agora, com a revisão à porta, ao marcar dizes que é para fazer uma actualização de software, como está o carro obriga-te a programar todos os dias. Se possível, façam a revisão no mesmo dia, mas que o carro não sai dali sem a actualização de software. Não vai chegar ao ponto de teres de pedir para falar com um responsável.

Já agora, na 5 de Outubro, o tal Peugeot iOn que lá está (tinhas dito que te tinham dado boleia) é o carro da senhora. Tem VE já há bastantes anos e já só tem 90km de autonomia.
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por VETL » 21 out 2018, 23:38

Os PCN's que ficaram livres porque também estavam marados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por migle » 22 out 2018, 00:22

Pois... agora parece realmente coincidência a mais. Meto D, saio do PCN, tento meter R e não dá.... Então talvez fosse na terra que estava o problema. Em princípio, sem activação, o carro não deve ter chegado a ver fase ou neutro....

Se foi qualquer coisa assim, então tive alguma sorte com o resultado ter sido apenas esse.
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Re: Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças

Mensagem por BrunoFonseca » 22 out 2018, 09:25

migle Escreveu:
22 out 2018, 00:22
Pois... agora parece realmente coincidência a mais. Meto D, saio do PCN, tento meter R e não dá.... Então talvez fosse na terra que estava o problema. Em princípio, sem activação, o carro não deve ter chegado a ver fase ou neutro....

Se foi qualquer coisa assim, então tive alguma sorte com o resultado ter sido apenas esse.
Será que se fosse com o esquisito Zoe isso aconteceria?

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