Problema no IONIQ: custa a meter as mudanças
Enviado: 14 out 2018, 19:38
E pronto!
Como é habitual com os carros, os problemas surgem sempre na parte eléctrica...
O problema surgiu ontem em Badajoz, no EIVE. Belo sítio, não é? O carro deixar de funcionar a 200km de casa, num país estrangeiro...
Estávamos ali, com o Nonnus, no parque de estacionamento, estava um PCR disponível com dois carros ligados. Por sugestão da minha mulher, encontrámos uma solução que era entrar com o carro em marcha atrás por trás de um pilar ficando atravessado nos lugares de estacionamento. Vimos com o Nonnus que o cabo chegava ali.
Começo a manobra, estou no corredor do parque de estacionamento, meto a marcha atrás... nada... o carro não saía de D. Tento P, nada. Travão de mão, nada. Só podia ficar a segurar o carro com o travão. Desliguei o carro e voltei a ligar, entrou em P. Mas nada de mudar para o R. Os botões das mudanças estavam totalmente inoperantes. Ficámos ali quase 30 minutos (há um registo no gráfico em baixo). Li o manual. Não havia luzes de aviso no tablier.... Pensei ligar para o apoio 24h da Hyundai... Pensei no tempo que demorariam a desenrascar-me.... Pensei que ia dormir em Badajoz, ainda bem que era sábado e não domingo.
Desconfiei da bateria de 12V. Retirei o ELM-327 logo... não parecia haver mais nada ligado. Nada... Depois de algum tempo com o motor a trabalhar (que carregaria a bateria), voltei a meter o ELM-327 e vi a tensão da bateria auxiliar nos 14, logo, estava em carregamento. Passou mais um minuto e de repente voltou a funcionar e estacionei no PCR.
Fiquei com a impressão de que o problema foi SoC demasiado baixo da bateria auxiliar. Tudo bem, com a CR ficaria tudo certo.
Perto das 18h decidimos voltar. As mudanças entraram normalmente. Paro em frente a uma máquina de pagamento para pagar o parque (4,40€
) ... voltou a acontecer, não entrava o P. Esperei, voltou a funcionar. Paguei os 4,40€, entrou o R, voltou a não entrar o D.... E foi assim a viagem toda.... Isto é, geralmente não se metem mudanças, mas passámos no LIDL de Estremoz....
Associei esta situação a um consumo anormalmente alto. Eu cheguei a Badajoz nas lonas, apenas com 14% (depois do desfile, 10%). Ora, numa viagem de 198km, pela nacional, a 90km/h, eu esperava chegar com 20-25%. Resisti à tentação da velocidade e andei como se fosse um CI. No regresso, as médias estavam-me a parecer altas também.
Esta impressão pode ter sido errada, pode ter sido apenas uma questão de altitude. Porém, por segurança, em vez de fazer a viagem directo, desviei para o PCR de Évora. Novamente, problemas com as mudanças. O carro ficou meio de fora, porque encostámos ao PCR em R, mas o D já não entrava....
E assim continua. Hoje de manhã percebo que a luz da parte traseira do habitáculo está acesa. Esta luz não funciona, não está fundida, porque o problema é intermitente, mas na maior parte das vezes não funciona. É possível que os miúdos a tenham ligado e, por não ficar acesa, ninguém tenho visto. Seria possível que mesmo sem estar acesa consumisse? Seria ela a esgotar-me a bateria de 12V?
Desliguei, pareceu que o problema ficou bastante melhor. Fui a um supermercado, ok. Fui ao segundo supermercado, ko... E pronto, o problema é este, meter na garagem é um problema bicudo. Está melhor do que ontem, mas mantém-se.
Entretanto reparei que a luz vermelha que indica a mudança em que estou não se acende. Agora é mais fácil eu saber quando é que o botão da mudança vai responder. Está assim:

E esta fotografia prova, no tablier vê-se que o carro está em D e vê-se que a luz vermelha não está acesa nos botões:

Que devo fazer?
Tenho registos antigos:

Em condução, o nível da bateria costuma estar mais nos 12 do que nos 14V:

Embora em autoestrada, provavelmente com AC:

Mesmo em Agosto, num registo de carregamento, vê-se o ciclo de carregamento da bateria auxiliar com uma duração normal:

Ora, parece-me que ontem, no carregamento, o nível da aux ficou sempre nos 14V. Infelizmente, fiquei sem registo. Uso um telemóvel velho para fazer os registos... o problema é que o bluetooth/wifi está a funcionar mal... daí ter comprado outro...
Tenho o registo da viagem para Badajoz, estranhamente sempre nos 14V, uma vez que na primeira metade da viagem não precisámos de AC:

Na viagem de regresso, não leio nada...

Porém, no momento em que a falha se manifestou pela primeira vez, parece haver uma descida acelerada da tensão. No entanto, a tensão nunca desce abaixo do limiar de 11.8V que corresponde a 20% de SoC.

Como é habitual com os carros, os problemas surgem sempre na parte eléctrica...
O problema surgiu ontem em Badajoz, no EIVE. Belo sítio, não é? O carro deixar de funcionar a 200km de casa, num país estrangeiro...
Estávamos ali, com o Nonnus, no parque de estacionamento, estava um PCR disponível com dois carros ligados. Por sugestão da minha mulher, encontrámos uma solução que era entrar com o carro em marcha atrás por trás de um pilar ficando atravessado nos lugares de estacionamento. Vimos com o Nonnus que o cabo chegava ali.
Começo a manobra, estou no corredor do parque de estacionamento, meto a marcha atrás... nada... o carro não saía de D. Tento P, nada. Travão de mão, nada. Só podia ficar a segurar o carro com o travão. Desliguei o carro e voltei a ligar, entrou em P. Mas nada de mudar para o R. Os botões das mudanças estavam totalmente inoperantes. Ficámos ali quase 30 minutos (há um registo no gráfico em baixo). Li o manual. Não havia luzes de aviso no tablier.... Pensei ligar para o apoio 24h da Hyundai... Pensei no tempo que demorariam a desenrascar-me.... Pensei que ia dormir em Badajoz, ainda bem que era sábado e não domingo.

Desconfiei da bateria de 12V. Retirei o ELM-327 logo... não parecia haver mais nada ligado. Nada... Depois de algum tempo com o motor a trabalhar (que carregaria a bateria), voltei a meter o ELM-327 e vi a tensão da bateria auxiliar nos 14, logo, estava em carregamento. Passou mais um minuto e de repente voltou a funcionar e estacionei no PCR.
Fiquei com a impressão de que o problema foi SoC demasiado baixo da bateria auxiliar. Tudo bem, com a CR ficaria tudo certo.
Perto das 18h decidimos voltar. As mudanças entraram normalmente. Paro em frente a uma máquina de pagamento para pagar o parque (4,40€

Associei esta situação a um consumo anormalmente alto. Eu cheguei a Badajoz nas lonas, apenas com 14% (depois do desfile, 10%). Ora, numa viagem de 198km, pela nacional, a 90km/h, eu esperava chegar com 20-25%. Resisti à tentação da velocidade e andei como se fosse um CI. No regresso, as médias estavam-me a parecer altas também.
Esta impressão pode ter sido errada, pode ter sido apenas uma questão de altitude. Porém, por segurança, em vez de fazer a viagem directo, desviei para o PCR de Évora. Novamente, problemas com as mudanças. O carro ficou meio de fora, porque encostámos ao PCR em R, mas o D já não entrava....
E assim continua. Hoje de manhã percebo que a luz da parte traseira do habitáculo está acesa. Esta luz não funciona, não está fundida, porque o problema é intermitente, mas na maior parte das vezes não funciona. É possível que os miúdos a tenham ligado e, por não ficar acesa, ninguém tenho visto. Seria possível que mesmo sem estar acesa consumisse? Seria ela a esgotar-me a bateria de 12V?
Desliguei, pareceu que o problema ficou bastante melhor. Fui a um supermercado, ok. Fui ao segundo supermercado, ko... E pronto, o problema é este, meter na garagem é um problema bicudo. Está melhor do que ontem, mas mantém-se.
Entretanto reparei que a luz vermelha que indica a mudança em que estou não se acende. Agora é mais fácil eu saber quando é que o botão da mudança vai responder. Está assim:

E esta fotografia prova, no tablier vê-se que o carro está em D e vê-se que a luz vermelha não está acesa nos botões:

Que devo fazer?
- Devo usar o meu contacto no suporte técnico da Hyundai, para não ser simplesmente levar o carro a uma oficina?
- Se calhar o melhor é usar a assistência 24h da Hyundai, não? Mais próprio, não incomodo o homem, e isto é um caso de ficar parado... Eu não posso ir para Lisboa e ficar no meio da rua para estacionar com o eléctrico atrás e os carros a apitar...
- Devo ou não deixar o carro ligado à corrente durante a noite? Eu tenho 99% de bateria... é só por causa da bateria auxiliar...
Tenho registos antigos:

Em condução, o nível da bateria costuma estar mais nos 12 do que nos 14V:

Embora em autoestrada, provavelmente com AC:

Mesmo em Agosto, num registo de carregamento, vê-se o ciclo de carregamento da bateria auxiliar com uma duração normal:

Ora, parece-me que ontem, no carregamento, o nível da aux ficou sempre nos 14V. Infelizmente, fiquei sem registo. Uso um telemóvel velho para fazer os registos... o problema é que o bluetooth/wifi está a funcionar mal... daí ter comprado outro...
Tenho o registo da viagem para Badajoz, estranhamente sempre nos 14V, uma vez que na primeira metade da viagem não precisámos de AC:

Na viagem de regresso, não leio nada...

Porém, no momento em que a falha se manifestou pela primeira vez, parece haver uma descida acelerada da tensão. No entanto, a tensão nunca desce abaixo do limiar de 11.8V que corresponde a 20% de SoC.
