Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por Fil » 04 ago 2019, 23:42

Maravilha! Para ser perfeito é arranjares carga por aí, com jeitinho talvez te safes. Boas férias ;)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 05 ago 2019, 08:32

migle Escreveu:
04 ago 2019, 22:10
Bestial!
E eu que tinha algum medo de ir até Málaga por causa da subida aos 800m. Afinal vai mais longe.

Qual foi o caminho? Foi a nacional em direcção a Marbella ou foi a A-92? O PCR foi activado pela app do electromaps? Ou levaste identificadores?
Vendo bem, Aracena também fica a 800m. Fui sempre pela A-92 até Málaga e usei a APP electromaps. Mas tive de subir a escada rolante para fora do estacionamento que lá em baixo não tinha rede para iniciar carga.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rimsilva » 05 ago 2019, 10:42

Impecável, isso para um carro com mais de 40 kWh de bateria. Parabéns!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por migle » 05 ago 2019, 20:36

Então, afinal, a rota do Levante não é impossível. Dá para fazer uma jornada até Almeria, e aí pernoitar, e depois seguir para Múrcia, Valencia, etc...
rimsilva Escreveu:
05 ago 2019, 10:42
Impecável, isso para um carro com mais de 40 kWh de bateria. Parabéns!
40kWh?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 06 ago 2019, 08:57

migle Escreveu:
05 ago 2019, 20:36
40kWh?
Acho que ele queria dizer "isso era para um carro com bateria de 40kWh" :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por mjr » 06 ago 2019, 09:05

Sim, faltou o “é para um carro com...”.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rimsilva » 06 ago 2019, 09:54

Desculpem pelo erro... é o que faz escrever rápido e não ler depois....

O que eu queria escrever era: "...isso parece um carro com mais de 40 kWh de bateria..." com a devida margem de exagero! :lol:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 17 ago 2019, 18:49

Já era para ter escrito isto há mais tempo, mas depois de perder uma data de tempo a escrever, a net foi-se e perdi tudo o que tinha escrito ao carregar reply, logo fiquei com pouca de vontade de voltar a escrever. Mas lá vai.

A questão da gestão das cargas até acabou por não ser muito complicada (com uma excepção, mais adiante). Houve um dia em que andei uns 110km, até 800m de altura para ver umas paisagens, e nesse dia cheguei com 34% a Nerja. No dia seguinte fui visitar Cómpeta, um povoado a 25km de Nerja, que tinha um carregador de 7kW. A estrada era montanhosa e cheia de curvas e gastei 20% para lá chegar (600 e tal m de altitude). O carregador funcionou bem.
A navegação do carro é que me tramou, pois ao chegar à vila mandou-me por uns caminhos.....
Resultado, quando me apercebi onde me estava a meter já tinha o retrovisor a raspar na parede, e ao fazer marcha-atrás foi pior ainda, pois prendeu-se de alguma maneiras nas rugosidades da parede e aumentou o estrago, tendo ficado com o vidro do espelho pendurado por dois fios.
Após várias tentativas lá consegui voltar a colocá-lo no sitio (não sem ter ido a uma ferreteria primeiro comprar fita adesiva pois estava a ver que era a única maneira de o aguentar).
2h15 de carga depois (e mais calmo depois do stress) regressei a Nerja com 65% no bucho do carro. Ao chegar tinha gasto -2%. Sim, cheguei com 67% :lol:

Noutro dia fiz uma viagem maior, para ir ver a zona em redor do famoso Caminito del Rey de Ardales. Dado os 105km de distância, implicava uma carga rápida à ida e outra à volta em Málaga. À ida foi tudo muito bem. Carreguei no PCR da IBIL por ser mais rápido que o do Electromaps e por ficar fora do centro, mesmo no caminho que tinha de seguir. Só que a nível de velocidade desapontou muito. Não passou dos 31kW em CCS, e tendo em conta que custa 0,54€/kWh face aos 0,35€ do Electromaps que carrega a 25kW..... Não compensa nada. Carreguei apenas até 85%, já que a partir daí o Hyôiô limitava mais a carga e fiz o meu passeio (zona muito bonita, vale a pena ver).

O regresso é que foi o diabo. Uma vez que se fazia tarde, escolhi ir experimentar o PCR da Endesa, que apesar de ser o mais caro de Málaga (0,59€/kWh), é o único que realmente debita os 125A em DC. O problema é que não consegui que iniciasse a carga, mesmo com a app Ecar. Após pesquisar comentários no electromaps, outro dono de Ioniq teve o mesmo problema, logo desisti e fui para o da IBIL, onde no tempo gasto graças ao meu desvio se instalou um Tesla a carregar na Mennekes. Claro que capado como estava não permitia carga simultânea em DC. Fui para o da estação, só que nada de carregamento. Sempre que tentava iniciar a carga dava erro na app. Liguei para o apoio e disseram que iam reiniciar o posto, mas não consegui que funcionasse.
Nisto tudo já se tinha passado 1 hora desde que o Tesla tinha começado a carga e lá fui outra vez até ao da IBIL, onde o Tesla tinha iniciado outra sessão de carga (Na IBIL as cargas terminam ao fim de 60minutos). Ao fim de um bocado encontrei o condutor e pedi-lhe para me deixar carregar, já que tinha passado mais de uma hora à carga.
Ele foi-se embora e liguei-me à CCS.
ERRO.

:evil:

Já a suar frio, a pensar que afinal o problema não era dos postos mais sim qualquer coisa com o carro que não estava a aceitar carga DC, usei o Torque para limpar os DTCs e ufa, carregou. Vim a saber no dia seguinte que o posto da estação tinha tinha começado nesse dia a ter problemas de activação com app, estando a funcionar só com token RFID electromaps. Gastei 20% de Málaga a Nerja pela auto-estrada, logo a carga que tinha até teria dado para chegar, mas depois tinha de ir ser chulado a 10€/hora para carregar a 7kW AC.

No meu último dia em Nerja fiz deslocações muito curtinhas e no dia seguinte era hora de me fazer à estrada de novo. O plano inicial era carregar no posto da estação já que permitia ir até 94% em CCS e 100% em Mennekes. Mas dado que a questão da app não aparentava estar resolvida, lá tive de ir para o da IBIL, que para além de caro têm a limitação de só carregar até 90%.
Como não consegui convencer a minha mãe que 90% eram suficientes para chegar até Alcalá de Guadaira, tive de iniciar sessão de carga na Mennekes, esquecendo-me que a IBIL tem a treta do consumo mínimo, logo paguei 5€ para esses 10% de carga.
Subi até ao topo da serra de Málaga gastando 20% de bateria, e depois daí para frente, como tinha folga suficiente, vim a 100km/h o caminho todo, chegando ao hotel com 16%.
Permaneci mais um dia em Alcalá de Guadaira, para conhecer melhor ali o entorno do hotel, que era bastante agradável, mesmo no meio do pinhal.

No dia de regresso a Portugal, fui novamente por Aracena (nem sabia que um dos PCRs de Aljustrel estava KO), carreguei até 94% e abalei para Évora. Usei caminhos um pouco diferentes dos que usei à ida, fazendo Aracena-Barrancos via Encinasola e Barrancos-Évora via Moura e Portel.
Encinasola é de evitar, pois apesar de serem menos km, tem bocados da estrada que são bastante maus. Em Portugal o caminho até foi interessante para ter outras vistas, passando sobre a represa do Alqueva, mas é também mais demorado, sobretudo porque o troço Barrancos-Moura tem uma estrada estreita e com muitas curvas. Logo para futuras idas a Espanha, a rota pela Amareleja é sem dúvida a melhor.
Em Évora carreguei até aos 84% vi-me obrigado a fazer parte do trajecto pela nacional já que o nó de acesso à A6 estava bloqueado pela GNR. Apesar do declive favorável fiz uma média de consumo elevada, sobretudo na A2/A12 pois estava uma valente nortada que até abanava o carro às vezes. Mas vim sem preocupações a 120, tendo chegado com cerca de 16% a casa.

Para o ano que vem já tenho planeada outra viagem à Andaluzia e penso que utilizarei este caminho novamente. Nessa altura o PCR se Aracena já será a pagar, mas parece-me uma boa alternativa para evitar as confusões do Algarve nas épocas de ponta.

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 20 ago 2019, 11:06

Grande aventura!
As viagens grandes e para mais, lá fora, trazem sempre a incerteza da disponibilidade de PCRs, aplicações, cartões, etc.
Será que não seria possível encontar um sistema de pagamento tipo Via Verde ou Multibanco, para podermos viajar sem "ansiedades"?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por migle » 20 ago 2019, 11:56

Eh pá, Via Verde em Espanha para mim é que é ansiedade... Já uma vez me funcionou no pórtico de entrada mas não funcionou no de saída... acabaram por me deixar passar sem pagar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”