Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 09 ago 2020, 16:35

Foi engraçado ver o regresso a Lisboa sem a nortada do costume a dar para trás.
Do Cavoeiro a Aljustrel, com passagem por Silves para evitar a via do Infante cheguei à AS com 45% e uma média de 13,7kWh/100. Saí de lá com 94% e pude vir sempre a 120km/h até casa, chegando com uma média de 14.3kWh/100. Bastante diferente da última viagem de regresso.

Agora estou novamente no Algarve, e à ida fiz até Aljustrel cerca de 13.5kWh/100, tendo chegado com 24%. Dali até Lagos (passando novamente por Silves e depois a N125, a média desse segundo troço foi 12.5kWh/100.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 14 ago 2020, 21:16

O regresso de Lagos foi feito pelo mesmo caminho que à ida. Hoje havia algum vento contra, e o troço até Aljustrel foi feito com uma média de 14.5kWh/100km. Tive de esperar uns 15min por um Ioniq até poder carregar. Como ainda era cedo para almoçar, resolvi fazer uma carga mais curta e fazer outra paragem em Alcácer para carregar e almoçar. Assim que estive apenas 15min no posto até aos 55% e abalei para o PCR seguinte.
Cheguei com 12% a Alcácer, com um consumo de 16kWh/100, mais dentro do que estou habituado com os ventos do norte mais frequentes.
À chegada a Alcácer tudo vazio, mas constatei que a ficha Mennekes estava kaput. Pelos vistos é uma situação que se arrasta há mais de um mês assim:

Imagem

Dá mesmo a ideia que foi algum iluminado que se pôs a puxar a ficha à força sem a desbloquear do lado do carro. Enfim.
Por alguma razão, o meu cartão da Prio, que tenho usado habitualmente, já não quis carregar em Alcácer, dando sempre "Cartão não autorizado".
Há decididamente qualquer coisa estranha com este cartão. Já por uma vez ou duas há uns meses, depois de regressar de uma viagem em que o usei para uma carga rápida, ao tentar usar num PCN deu-me este mesmo erro. Na altura pensei que fosse mariquice do PCN, mas agora já começo a duvidar. Usei então o cartão da Miio e carreguei até 75% enquanto comia. Dali para Lisboa a média manteve-se semelhante, e com os kms finais dentro da cidade o consumo ficou em 15,5kWh/100 acumulado desde Aljustrel.

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 17 ago 2020, 23:40

... mas constatei que a ficha Mennekes estava kaput. Pelos vistos é uma situação que se arrasta há mais de um mês assim
Esta situação já dura desde 28 de Junho, pelo menos.
Na altura alertei a responsável da A.S., que de imediato afixou um papel a anunciar que estava fora de serviço. Também lhe entreguei o respectivo "terminal" de plástico que se encontrava no chão.
A Mobie também foi avisada simultâneamente, e pelo menos já consta como "fora de serviço" na Miio.
Desconheço (pode ser apenas coincidência) se existe alguma relação com Tesla que encontrei já a carregar, mas que quando terminaram não conseguiam retirar a ficha, parecia ter bloqueado. Por fim, com um telefonema para alguém mais conhecedor do carro lá deixaram a posto livre, mas mesmo assim ainda ficou o adaptador "agarrado" à ficha.
Ocuparam o PCR durante quase uma hora, porque se distraíram e não viram a saída de Alcácer para o SuC.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 18 ago 2020, 01:54

É seguramente porque nenhum Tesla precisa de adaptador para usar a type2 dos PCR.
Claro que pode ter problemas, mas nunca seria com adaptador ;)

Em relação a notificar a MobiE, pois, é o efeito expectável porque nada é responsabilidade deles.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 18 ago 2020, 09:46

nenhum Tesla precisa de adaptador para usar a type2 dos PCR.
Não, o Tesla carregou na CCS com adaptador.
A encarregada da AS teve de efectuar um sprint para alcançar o Tesla e entregou-lhe o dito adaptador.
O "estrago" na AC43 já tinha acontecido quando cheguei.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 18 ago 2020, 15:23

Não me leves a mal, mas isso é muito estranho.
Quem tem adaptador CCS tem um retrofit feito que implica trocar cenas no carro (por dentro). O adaptador externo faz parte do processo de retrofit.
Numa AS alguém ter o adaptador (externo) a contar aparecer um carro que tenha o retrofit (interno) feito e não tenha o adaptador é estranhíssimo.

Um Tesla não ter o retrofit, não permitir CCS, e estar a carregar em type2, isso já é muito normal ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por Orlando » 24 ago 2020, 11:51

Talvez tenha sido o adaptador chademo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por Flyer » 24 ago 2020, 15:34

O 3 não conheço, mas o S e o X teem um cabo dentro do carro para libertar em emergência a ficha de carregamento, portanto não há necessidade de rebentar com nada. ;)
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 24 ago 2020, 16:14

Flyer Escreveu:
24 ago 2020, 15:34
O 3 não conheço, mas o S e o X teem um cabo dentro do carro para libertar em emergência a ficha de carregamento, portanto não há necessidade de rebentar com nada. ;)
Isto se o dono for uma pessoa informada.....

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 08 set 2020, 21:28

Nestes dias o Hyôiô fez a viagem mais longa até agora. Encontro-me a escrever desde La Manga do Mar Menor, ou seja, quase 1000km percorridos desde casa até cá chegar, dividido em dois dias para não ser tão cansativo (que já de ICE é) e devido a uma zona do trajecto onde não havia PCR.

No primeiro dia o destino era Orellana La Vieja, à beira da uma barragem do Guadiana. Apesar de ser o trajecto mais curto foi o que trouxe mais dores de cabeça. O caminho até Évora foi normal, a 120km/h, tendo chegado ao PCR com 22% e um consumo 15,1kWh/100km.

Imagem

Ao chegar a Évora, surpresa, um TM3 agarrado à CCS. Estava lá há 20 e tal minutos, talvez esperando um bocadinho o dono aparecesse. Pois sim, o tempo a passar e nem sinal de nenhum dono. 1 hora, nada, 1h30 nada! Tive entretanto o carro mal estacionado num local à sombra pois levava comida numa mala térmica e não era boa ideia estar ali a torrar ao sol o tempo todo. Ao fim de uma carga de tempo, com o carro quase nos 100% lá aparece um casalinho que entra no TM3 e abala. Bem sem que todos temos direito a carregar, mas custa-me a entender como é que tem acesso a uma rede exclusiva, rápida e gratuita vai abandonar um carro mais de uma hora e meia num PCR a pagar, sem deixar qualquer contacto, numa zona em que não há mais nenhuma tomada CCS da rede pública num raio de 70km! :?

Durante este tempo apercebi-me de mais outro problema. Tinha deixado o telemóvel em casa, no qual tinha instalado todas as apps relativas às cargas. Que fazer? Voltar para trás, atrasando ainda mais o esquema? Tentar instalar tudo de novo no telemóvel da minha mãe? Como tinha tempo, lá fui instalando as apps e nalguns casos andar ali às voltas a lembrar-me das passwords, e resolvi prosseguir.

Por fim lá foi a minha vez de carregar, ao mesmo tempo que chegava o nosso amigo pemifer ao posto. Demos dois dedos de conversa e quando cheguei aos 80% de carga zarpei. Infezlimente, o meu plano original de almoçar enquanto fazia a segunda carga foi por água abaixo devido ao compasso de espera em Évora, logo comi o farnel na AS de Estremoz e segui depois para Badajoz, sempre com CC a 120km/h. Fui quase estrear um novo PCR gerido pelo ayuntamiento, localizado mesmo quase a seguir à fronteira. Tinha entrado em funcionamento dia 2 ou 3 de Setembro, activa-se com electromaps e neste momento ainda é gratuito. É parcialmente alimentado por painéis fotovoltaicos, que dão sombra. E estava a bombar os 125A. Um posto 5*. Carreguei até ao fim (94%), observando a diminuição da velocidade de carga para os 56A aos 84%.

Imagem
Imagem

De Badajoz até Orellana fui pela Autovia até depois de Mérida e depois enveredei pela nacional até ao Destino. A média de consumo foi 12,8kWh/100km

Imagem

As baterias, que vinham bem quentinhas da 2ª carga rápida, como se pode ver vêm arrefecendo ao longo do percurso, mesmo vindo a 120 durante metade do caminho.

Imagem

No alojamento estava a contar usar um Tesla Destination charger, mas não havia meio de conseguir carregar. Liguei a mangueira para veículos elétricos mas não iniciava carga no carro apesar de o led do carregador estar a "mexer" como é habitual quando está a debitar energia. Notei que enquanto normalmente o carro faz um pequeno barulho a prender a Mennekes, neste caso ouvi esse barulho várias vezes, e a ficha a apanar ligeiramente de cada vez. Dava ideia que era algum problema com o trancar a ficha, mas não consegui perceber o que se estava a passar. Perguntei se havia alguma tomada normal que eu podesse usar e fezlizmente havia duas tomadas schuko da circuitor no exterior reservadas ao carregamento de veículos elétricos.

Imagem

Ligo o EVSE e carrega bem. Aleluia. Mas novo problema, o EVSE estava configurado da última utilização a puxar 16A, o que não era boa ideia de usar por muito tempo numa ficha schuko. Mas com o meu telemóvel em casa não conseguir aceder por wifi para regular a carga, e não conseguir acertar com o raio da password para aceder por este telemóvel. Felizmente há uns tempos tinha activado a função de poder usar o botão que o Apr inclui no carregador, e um bocado aos apalpões lá carreguei umas quantas vezes até a carga baixar para 10A, e lá ficou até ao dia seguinte.

Responder

Voltar para “Hyundai”