Nestes dias o Hyôiô fez a viagem mais longa até agora. Encontro-me a escrever desde La Manga do Mar Menor, ou seja, quase 1000km percorridos desde casa até cá chegar, dividido em dois dias para não ser tão cansativo (que já de ICE é) e devido a uma zona do trajecto onde não havia PCR.
No primeiro dia o destino era Orellana La Vieja, à beira da uma barragem do Guadiana. Apesar de ser o trajecto mais curto foi o que trouxe mais dores de cabeça. O caminho até Évora foi normal, a 120km/h, tendo chegado ao PCR com 22% e um consumo 15,1kWh/100km.
Ao chegar a Évora, surpresa, um TM3 agarrado à CCS. Estava lá há 20 e tal minutos, talvez esperando um bocadinho o dono aparecesse. Pois sim, o tempo a passar e nem sinal de nenhum dono. 1 hora, nada, 1h30 nada! Tive entretanto o carro mal estacionado num local à sombra pois levava comida numa mala térmica e não era boa ideia estar ali a torrar ao sol o tempo todo. Ao fim de uma carga de tempo, com o carro quase nos 100% lá aparece um casalinho que entra no TM3 e abala. Bem sem que todos temos direito a carregar, mas custa-me a entender como é que tem acesso a uma rede exclusiva, rápida e gratuita vai abandonar um carro mais de uma hora e meia num PCR a pagar, sem deixar qualquer contacto, numa zona em que não há mais nenhuma tomada CCS da rede pública num raio de 70km!
Durante este tempo apercebi-me de mais outro problema. Tinha deixado o telemóvel em casa, no qual tinha instalado todas as apps relativas às cargas. Que fazer? Voltar para trás, atrasando ainda mais o esquema? Tentar instalar tudo de novo no telemóvel da minha mãe? Como tinha tempo, lá fui instalando as apps e nalguns casos andar ali às voltas a lembrar-me das passwords, e resolvi prosseguir.
Por fim lá foi a minha vez de carregar, ao mesmo tempo que chegava o nosso amigo pemifer ao posto. Demos dois dedos de conversa e quando cheguei aos 80% de carga zarpei. Infezlimente, o meu plano original de almoçar enquanto fazia a segunda carga foi por água abaixo devido ao compasso de espera em Évora, logo comi o farnel na AS de Estremoz e segui depois para Badajoz, sempre com CC a 120km/h. Fui quase estrear um novo PCR gerido pelo ayuntamiento, localizado mesmo quase a seguir à fronteira. Tinha entrado em funcionamento dia 2 ou 3 de Setembro, activa-se com electromaps e neste momento ainda é gratuito. É parcialmente alimentado por painéis fotovoltaicos, que dão sombra. E estava a bombar os 125A. Um posto 5*. Carreguei até ao fim (94%), observando a diminuição da velocidade de carga para os 56A aos 84%.
De Badajoz até Orellana fui pela Autovia até depois de Mérida e depois enveredei pela nacional até ao Destino. A média de consumo foi 12,8kWh/100km
As baterias, que vinham bem quentinhas da 2ª carga rápida, como se pode ver vêm arrefecendo ao longo do percurso, mesmo vindo a 120 durante metade do caminho.
No alojamento estava a contar usar um Tesla Destination charger, mas não havia meio de conseguir carregar. Liguei a mangueira para veículos elétricos mas não iniciava carga no carro apesar de o led do carregador estar a "mexer" como é habitual quando está a debitar energia. Notei que enquanto normalmente o carro faz um pequeno barulho a prender a Mennekes, neste caso ouvi esse barulho várias vezes, e a ficha a apanar ligeiramente de cada vez. Dava ideia que era algum problema com o trancar a ficha, mas não consegui perceber o que se estava a passar. Perguntei se havia alguma tomada normal que eu podesse usar e fezlizmente havia duas tomadas schuko da circuitor no exterior reservadas ao carregamento de veículos elétricos.
Ligo o EVSE e carrega bem. Aleluia. Mas novo problema, o EVSE estava configurado da última utilização a puxar 16A, o que não era boa ideia de usar por muito tempo numa ficha schuko. Mas com o meu telemóvel em casa não conseguir aceder por wifi para regular a carga, e não conseguir acertar com o raio da password para aceder por este telemóvel. Felizmente há uns tempos tinha activado a função de poder usar o botão que o Apr inclui no carregador, e um bocado aos apalpões lá carreguei umas quantas vezes até a carga baixar para 10A, e lá ficou até ao dia seguinte.