Diz que não é normal ter trifásico em casa nos EUA, Japão e Coreia, daí a tal boa parte dos carros (Kia, Hyundai, Nissan, Mitsubishi) não ter carregador trifásico. Em abstracto é uma boa opção: no mesmo tubo onde cabem 3 fios de 10mm2 cabem 5 de 6mm2, e a potência é maior, 11kW vs 7kW.
sparrow Escreveu: ↑03 mai 2019, 16:46
se essa paragem durar 50min é assim tão mau?
Não é assim tão mau. E podemos tirar outros números bons: só raramente alguém vai querer fazer mais que 500km por dia, e só um maluquinho poderá querer fazer esses 500km sem parar.
Mas para fazer esses 294km, deve ser preciso andar a 90km/h. E a 90km/h já o Ioniq faz 250km. Já o rnlcarlov foi de Lisboa a Braga com uma só paragem.
Mas é realista fazer viagens de 500-600km a 90km/h? Não seria sempre mais lógico andar mais depressa e parar mais vezes?
O Ioniq antigo destaca-se por duas qualidades que o fazem ser rápido em viagem: gasta muito pouco e carrega depressa, logo o carregamento medido em km/h, à la Tesla, é muito rápido, em HPC é metade do que consegue o Model 3, e isso é muito bom. Junta-se uma terceira qualidade: o sistema de extracção de calor é suficiente para a bateria que tem, por isso ele aguenta o regime de carregar e andar a 120km/h o tempo que for preciso, portanto as viagens podem ser muito longas.
Este provavelmente gasta muito pouco, mas carrega devagar... vendo o carregamento em km/h vai estar atrás de outros modelos actuais, que até podem ser mais baratos. E para fazer viagens "rápidas" volta a exigir que se ande devagar para evitar o lento carregamento, parece um retrocesso.
Ficar na expectativa de ser barato?... É caso para perguntar se não vale mais atacar o modelo actual, que embora se produza pouco, existe algum stock em Portugal e viaturas de demonstração, e está de saída, tem por isso condições para se conseguir agora um desconto maior.
A extracção de calor... não sabemos, se vai ser carro para fazer >1000km ou não. Sofrerá do coldgate como o Kauai de 39kWh? Em Bragança pode ser complicado.
Citando o Hamlet, "faz-nos arcar com o mal que temos, em vez de voar para esse que desconhecemos." (não se referia exactamente ao Ioniq).