Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por leogrova » 20 mai 2019, 23:29

EDIT - O QUE ESCREVI A SEGUIR, TEM ORIGEM NUM ERRO MEU, DE PROGRAMAÇÃO. PORTANTO, NÃO TEM VALOR. AS MINHAS DESCULPAS PELO ERRO.

Olá a todos,
Gostava de relatar o que se passou com o meu Ioniq este fim de semana. Até para ver se alguém me ajuda a compreender.

Este fim de semana, tive que ir a Extremoz. Como sabem, para aqueles lados, não há PCRs. Como tinha à minha frente 170kms quase exclusivamente em AE, optei por ser conservador e jogar pelo seguro - para lá fui com cc a 95km/h, cheguei com 28% de bateria. Para cá, ainda fui mais conservador - cc a 90km e cheguei com 31% de bateria.
Ora até aqui, nada de estranho. O que estranho, é que no regresso, aos 50% de bateria, tinha feito 135km do percurso... mesmo assim, ainda pensei : ok, o GoM é super conservador.

Ora a coisa ficou estranha foi com o carregamento nocturno : tinha o carro programado para carregar 6h, o que normalmente dá 50% de bateria ( aproximadamente), que com os 31%, daria hoje de manhã os 80%.
A verdade é que qd cheguei ao carro tinha ... 100% !

Estive a verificar se por acaso n me tinha enganado com as programações... mas não, não me enganei.

Fico com a sensação que só vemos o que as marcas querem...

Alguma idéia?
Última edição por leogrova em 23 mai 2019, 17:20, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 21 mai 2019, 00:06

Nenhuma. Mas nunca me aconteceu nada semelhante.
Já me aconteceu carregar muito mais ou muito menos do que pensava em determinada altura, porque por qualquer motivo mudo a corrente do evse e depois esqueço-me e penso que está nos 16A como costume. Nabice minha :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por migle » 21 mai 2019, 20:16

Tu já não sofres de amnésia?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

leogrova
Mensagens: 106
Registado: 08 out 2018, 19:58
Data de fabrico: 01 set 2018
Capacidade bateria: 28 kwh

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por leogrova » 22 mai 2019, 13:53

Não Miguel.
Sempre q faço estas aventuras para fora de pé, fotografo para não me esquecer.

A ideia/ feeling/ intuição que tenho, é que o buffer inferior da bateria é gerido com informações incorrectas . Acredito que no início os 100% mostrados possam ser aproximadamente reais, mas à medida que vamos entrando nos valores de carga mais baixos, as informações dadas ao condutor, sejam "erradas" . Numa primeira fase pensei que fosse só conservadorismo do GoM; hoje acredito que também a info da percentagem de carga da bateria não é correcta.

É a explicação mais lógica que encontro para que com 6h apenas, o carro carregasse 100% - o ponto de partida nunca poderia ser os 31%.

Fala-se muito da capacidade da bateria gross e net, especulando-se que a bateria tem mais capacidade do que os 28kwh... pode ser, mas depois deste acontecimento, acredito que esta gestão é feita limitando de facto o que se pode usar, e informando erradamente o condutor.

A partir de hoje, vou estar com mais atenção a este pormenor.

Já tinha constatado diferenças entre a carga da bateria após carregamento, vs carga esperada, mas nunca tão grandes.

Notem que o que escrevi em cima, são intuições, apenas isso. Posso estar completamente errado. Agora o que aconteceu, isso é factual - não há erro no que relatei.

Para concluir, parece-me q quanto mais baixa for a carga da bateria, maior é a discrepância.

Estejam atentos, para ver se conseguimos concluir alguma coisa... ou não.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por supermantorras » 22 mai 2019, 14:12

Desculpem meter o bedelho, mas como fazes isso de programar de modo a carregar o carro somente 6 horas? É através de alguma wallbox?

Como sabem estou no processo de escolha/aquisição do primeiro elétrico e essa parte ainda me faz alguma confusão, uma vez que ao que julgo saber o Ioniq não tem forma (quer seja pelo carro ou por alguma APP) de controlar o carregamento do veículo.

O Leaf por exemplo permite esse tipo de gestão, não é?

(no test-drive que fiz anteontem o vendedor disse que era uma das grandes falhas da Hyundai mas que ia ser resolvida 'em breve', tipo, que até ao fim do ano ou coisa do género acreditava que a marca ia colocar cá fora uma APP) (não sei se era só conversa de vendedor ou se sabem de mais alguma info acerca deste tema)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2019, 14:18

Tem um programador de carga que te permite definir a hora de início e fim de carregamento ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por supermantorras » 22 mai 2019, 14:40

Não percebi, programador de carga que se adquire ou que vem como 'origem' com o carro?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por BrunoAlves » 22 mai 2019, 14:47

Faz parte do infotainment ;)
Edit: https://youtu.be/bTnVJdlfnvk
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por noway » 22 mai 2019, 14:56

Tens um programador de horário de carga no próprio carro. Também tens isso nos EVSEs mais avançados (do lado do "carregador"). Por exemplo tenho uma Wallbox com essa funcionalidade que garante que o carro só carrega no horário Vazio (energia mais barata).

Também podes programar o horário de carga do lado do carro para carregar só nesses horários mais baratos mas costumo evitar essa solução porque é fácil esquecer-me que tenho isso configurado do lado do carro e depois preciso de carregar o carro durante o dia no trabalho (ou num PCN por exemplo) e descubro no final do dia que o carro não carregou nada por causa disso... :|

Também uso estes "schedulers" de modo a carregar o carro até aos 80% SoC por exemplo. Dá jeito!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por supermantorras » 22 mai 2019, 15:14

Obrigado a ambos :)

O tótó do vendedor quando lhe perguntei sobre isso e indiquei que o Leaf tinha, disse que não dava para fazer. Fiquei com a ideia que a partir do momento que se colocava em carga ficaria automaticamente a carregar e quando chegasse ao fim, ficava a 'carregar' até que tirássemos o cabo.

Assim já é uma boa notícia e mais um factor a favor do carro.

Outra coisa, ele disse-me que uma wallbox andaria à roda dos 800/900€ (embora variasse de marca para marca). Pensei que o preço fosse um pouco mais baixo. Ah e também me disse que o carro podia carregar a 12A (ou seria 10? ou 15? Não me recordo) e que por isso comprar uma wallbox talvez fosse a melhor ideia.

Responder

Voltar para “Hyundai”