1000km à portuguesa num Kauai

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 18 jun 2020, 00:52

Desculpem voltar a insistir, mas tinha deixado duas respostas para mais tarde.
OCasal Escreveu:
08 jun 2020, 11:48
Interessa ver qual o comportamento do Leaf 60 que já existe neste fórum, numa utilização deste género, já que não tem TMS!
Eu acho que nesta situação, o Kauai nesta viagem com tempo ameno, temperaturas nos 20-23, o TMS não teve nenhum efeito visível.

Infelizmente, eu não conhecia bem o carro, não gravei a variável que permitia observar o funcionamento do TMS. Gravei uma que no Ioniq é a velocidade do exaustor e aqui não é nada. Se tivesse gravado a temperatura do fluido que entra na bateria, era fácil observar, porque desce para os 19-17 graus com o funcionamento do TMS.

Apesar disso é possível verificar nos carregamentos, pela descida da corrente que entra na bateria, que o TMS só foi activado nos carregamentos mais longos, após 30-35 minutos de carregamento. Não pude observar sempre com precisão quando se desligou, mas creio que não deve ter ficado mais de 5 minutos ligado após o carro começar a andar.

O gráfico, com essa lacuna, permite ainda assim ver isso.

Imagem
  • O carro está a carregar, a temperatura sobe, não está a carregar, a temperatura desce. Não se pode dizer que seja surpreendente.
  • Pode-se dizer que se nota um abrandamento do aquecimento nos carregamentos em que entra o TMS? Não se nota.
  • Pode-se dizer que se nota um abrandamento do arrefecimento após o TMS se desligar? Talvez se observe no caso de Alcácer, mas também pode ser a temperatura exterior estar muito mais baixa.
Certamente, num dia de 38-40 graus o efeito do TMS seria mais visível. Neste caso, dá-me ideia que foi nulo.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 18 jun 2020, 01:05

ruramos Escreveu:
07 jun 2020, 22:28
Estás a exagerar não? São 28kWh contra 64kWh.. :doh:
E kauai não tem rapidgate lol..

Estava aqui a ver e da AE de Leiria á de Santarém são 41km.. com a serra pelo meio.
Pois, a memória exagera sempre as coisas. São 41km até Santarém, ou seja o Kauai em Santarém já ia com 60%, o Ioniq saiu a 94%, não começou imediatamente numa velocidade muito alta (provavelmente só depois de eu ter visto que estava com folga).

Mas nada como pôr as duas viagens lado a lado. Ainda assim, a diferença de consumo é notória. O vento foi favorável nos dois casos.

Imagem
Imagem
  • No gráfico do Ioniq, há ali mais de 5' sem dados de GPS. A velocidade deve ter sido pouco superior a 100.
  • O gráfico do Ioniq tem muitos picos, o OBD era de pior qualidade.
  • Em ambos os casos, o tempo de viagem é sensivelmente 1h01' o que dá uma velocidade média real útil de 123km/h.
  • Ioniq: 175Wh/km gastou 80%
  • Kauai: 217Wh/km gastou 43%
A verdade é que no Kauai tive algum receio e fui obrigado a reduzir a velocidade. No Ioniq fui bastante à vontade.

Um número para facilitar as contas de cabeça no Kauai, a 120 em AE, é que a cada área de serviço, cada 40km, gasta 10%. Se eu quiser saber se consigo chegar à próxima A.S. basta pensar se tenho folga para gastar mais 10%.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Hyundai”