1000km à portuguesa num Kauai

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rnlcarlov
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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por rnlcarlov » 11 jun 2020, 15:01

ZEdaCaparica55 Escreveu:
11 jun 2020, 13:01
os meios fundistas também têm o seu lugar.
Já aprendi uma palavra nova hoje. :D

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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 11 jun 2020, 15:57

Já aprendi uma palavra nova hoje
Tens toda a razão :o :mrgreen:
O almoço já me estava a chamar, não fiz a revisão.

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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por rnlcarlov » 11 jun 2020, 16:35

ZEdaCaparica55 Escreveu:
11 jun 2020, 15:57
Já aprendi uma palavra nova hoje
Tens toda a razão :o :mrgreen:
O almoço já me estava a chamar, não fiz a revisão.
Não estava a ser irónico. Não sabia que a palavra fundista existia. Mas já vi que neste caso em concreto era suposto ser meio-fundista.

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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 13 jun 2020, 13:48

ruramos Escreveu:
07 jun 2020, 22:28
Estás a exagerar não? São 28kWh contra 64kWh.. :doh:
E kauai não tem rapidgate lol..

Estava aqui a ver e da AE de Leiria á de Santarém são 41km.. com a serra pelo meio.
Bem, a minha impressão foi mudando. Comecei por dizer que o Kauai gasta aos 120 mais do que o Ioniq aos 140.
Estava contra o vento... Ao voltar, diria que gasta ligeiramente menos do que o Ioniq aos 140.

Quanto a esse percurso específico, talvez consiga fazer um post separado... Os registos do Torque Pro são ficheiros de texto, tenho-os todos para ali, talvez consiga procurar pelas coordenadas.
É melhor olhar para os dados em concreto do que ficar pela impressão que se tem de memória.
Fil Escreveu:
08 jun 2020, 00:02
Que bela viagem migle! Que gozo me está a dar de ler e de saber todos os pormenores. Chegarás certamente cansado, mas satisfeito com o resultado final. Que média faz o kauai de Faro até Alcochete, ou vice versa, a 140? Um colega está-me sempre a perguntar isso.
Isso não respondo. Isso não foi o teste que eu fiz, nem nunca fiz esse teste.

Depois, quem diz que faz Lisboa/Algarve sempre a 140, dá-me ideia que não tira os números com o mesmo cuidado que eu. Muito poucas pessoas fazem viagens a essa velocidade, muito menos a viagem toda. Vão entre os 120 e os 140, que atingem quando se lembram de olhar para o velocímetro, e pensam que vão a 140. Também é o género de pessoal que começa a contar o tempo de viagem depois da ponte e diz que faz a viagem para o Algarve em 2h.
Eu não misturo os meus números com esse pessoal.

Eu diria, por alto, dizendo Lisboa, com a ponte e ~280-290km:
  • Dá-me ideia que não dá para fazer Lisboa/Faro a 140km/h com o Kauai.
  • Parece-me que a 120 dá. Eu não fiz, o carro não é meu, e os meus pais são mais de ir e voltar tentando quase não carregar.
  • Só até Alcochete acho que dá para ir a 120 bem servidos, com vários deslizes até 140 nas ultrapassagens.
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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 13 jun 2020, 13:50

frankesousa Escreveu:
08 jun 2020, 09:45
Agora a grande pergunta para os nossos amigos petrol head!

De CI farias mais rápido e com o mesmo conforto?
Eu acho que é bom poder fazer uma viagem de 200-350km sem parar. É mais rápido. Mas isso só é possível, tal como um VE que carrega a bateria antes de sair, porque todos almoçámos, todos fomos à casa de banho, e então podemos perfeitamente estar 3h sem comer.

Se vamos estar o dia inteiro de viagem, desde o pequeno almoço, temos mesmo de parar muitas vezes. Não dá para tomar o pequeno almoço cedo e depois apenas almoçar às 13h.
Lembro-me de uma vez fazer uns 800km de Toledo a Faro de Prius+. Penso que parei duas vezes para abastecer. Houve um lanche numa área de serviço. O cansaço foi grande. A coisa só melhorou com uma paragem num supermercado, que deve ter demorado o seu tempo, e aí pudémos meter iogurtes líquidos e sumos de ananás numa geladeira, o que ajudou a fazer a parte final sem parar. Não sei quanto tempo parei no total, mas não é possível tudo aquilo em 1h ou mesmo talvez 1h30, e também não foram 1000km.
OCasal Escreveu:
08 jun 2020, 11:48
Interessa ver qual o comportamento do Leaf 60 que já existe neste fórum, numa utilização deste género, já que não tem TMS!
Essa questão também requer um post com gráficos próprios, os dados devem estar lá.
A minha ideia é que o TMS nesta viagem, com temperaturas amenas, entre os 20 e os 23, não teve um peso determinante. Aliás, quase não se deu pela sua existência.

Dá-me ideia que com o Leaf há algo mais do que a ausência de TMS activo. Talvez a bateria ser estanque... ou mais calor a ser gerado.
leogrova Escreveu:
09 jun 2020, 11:49
Dito isto, o Ioniq, actualmente é o carro da minha mulher; eu continuo a andar 90% eléctrico - a bordo de um fantástico Prius PHEV. A diferença é q as cerca de 30 ou mais viagens longas q tenho q fazer por ano, são feitas com total comodidade, sem concessões.
Para mim, uma concessão seria ter de fazer 1000km sem paragens.
E quantas vezes viajei, comigo a guiar mas em particular com outras pessoas a guiar, e dos muitos acompanhantes no carro havia alguém que queria ir à casa de banho e tinha de esperar para evitar mais paragens, ou queria fumar, etc... Isso são concessões.

Para mim, a principal concessão neste momento ao usar um VE, é ser forçado na escolha do percurso. Ser obrigado a usar AE em situações em que preferia não usar, ir por um caminho em vez de outro porque por ali há PCRs...

Se o PCR de Ourique abrir, eu deixo de ir para o Algarve por AE, como fazia antes. E, indo pela estrada, não precisarei mais do que 10 minutos para carregar. Isso vai ser um grande avanço.
Para fazer 1000km, continuarei a preferir auto-estrada e tantas paragens quanto possível.
ruramos Escreveu:
09 jun 2020, 12:20
migle e que tal o conforto ao fim de tantos klm? um pouco amassado o corpo? :D
Bem, a posição de condução do Kauai, com as pernas mais na vertical, é melhor do que num carro baixo como o Ioniq. No Ioniq sou obrigado a pôr o banco mais para trás, as pernas mais deitadas... Isso ajuda no Kauai, não tanto para pilotar, mas é uma posição mais confortável.
Menos confortável é o carro não ter a mesma estabilidade que o Ioniq, apesar de ter coisas super-precisas, como a direcção (será por ser novo que parece mais precisa?).

Mas não é muito confortável ter de segurar mais o volante, ter de evitar os ressaltos do carro. Principalmente nas pseudo-autoestradas, como a A22, a A7/A11, mesmo a A3 e noutras ocasiões a A23, sou obrigado a reduzir a velocidade por segurança muito mais frequentemente do que no Ioniq.
Também neste Kauai sem LFA, o LKA é muito pior que no Ioniq, equivale ao que experimentei num i30, quase não posso largar o volante que anda aos Ss. O LKA do Ioniq, no modo activo, deve ser muito mais próximo do LFA do Kauai.
ZEdaCaparica55 Escreveu:
11 jun 2020, 13:01
É importante um tamanho maior para viagens mais "curtas" (até 350/400 kms, talvez), mas para grandes viagens a eficiência no consumo faz a diferença.
É isso que eu também digo. Em viagens curtas, ter uma bateria maior é como usar um CI. Em viagens longas, o dia todo, a bateria maior ajuda para ter folgas de segurança, e evitar carregadores ocupados, para evitar carregar muito acima... tudo coisas que se evitariam com uma rede de carregamento capaz.
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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por Fil » 13 jun 2020, 14:11

Obrigado pela resposta migle! Também conheço algumas pessoas dessas mas não é o caso. Não é o tipo de pessoa que costuma dizer que faz em x ou y. Diz que quando entra na AE coloca o cc a 140 e sempre que o trânsito o permite vai assim. Como vai para o Algarve regularmente e está farto de gastar gasóleo, tem demonstrado interesse no kauai, já que outros modelos ou estão fora do orçamento, ou não gosta minimamente do design. Seja como for, já fiquei com melhor ideia para o ajudar.

Continua a relatar a tua experiência, que tem sido bastante importante.

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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 13 jun 2020, 14:34

O Sumário

Imagem

Dá para clicar na imagem para expandir... tive de optar por um formato largo para o gráfico...
Não me lembro de mais variáveis interessantes para o gráfico durante a viagem... temos a velocidade de GPS, a altitude, vemos a opção por descargas pouco profundas, para poder parar tantas vezes quantas me apeteceu e apenas carregar à melhor velocidade... (Excepto em Leiria S/N, como já vou mostrar)

A distância pelo Google Maps foram 1064km, mais 0,5% do que no odometro. Além de termos os timestamps, o Torque Pro também calcula o tempo de viagem, separado por tempo em movimento e tempo parado. Este tempo no final foi de 1h45' mas deve ser o pior a considerar, inclui o tempo que parei para mexer no telemóvel (desactivar a partilha de localização ao chegar perto do destino, e depois voltar a activar, por exemplo). Faço a segui um sumário do tempo despendido com o carregamento.

Parciais:
  • Alcochete/Leiria — 151km — 1h20'47" — 112km/h — 212Wh/km — A Serra d'Aire faz mossa...
  • Leiria/Mealhada — 79km — 40'56" — 116km/h — 196Wh/km
  • Mealhada/Seide — 129km — 1h08'58" — 112km/h — 195Wh/km — Demora em Antuã, Porto, início da A3, A7
  • Seide/Braga — 32km — 18'44" — 103km/h — 163Wh/km
  • Braga/destino — 31km — 33'19" — 56km/h — 152Wh/km
  • destino/Braga — 30km — 32'56" — 55km/h — 60Wh/km
  • Braga/Seide — 33km — 19'59" — 99km/h — 152Wh/km
  • Seide/Antuã — 79km — 42'59" — 110km/h — 149Wh/km — Demora no Porto
  • Antuã/Leiria — 129km — 1h01'05" — 127km/h — 217Wh/km — Demora em Pombal
  • Leiria/Alcácer — 166km — 1h21'15" — 123km/h — 201Wh/km — Demora nas ligações à A13, A2
  • Alcácer/Faro — 205km — 1h48'05" — 114km/h — 188Wh/km
Metodologia: A velocidade média é a real, km do Google Maps/tempo do Torque. Sou obrigado a usar km do Google Maps, sem precisão, porque não tenho acesso ao odometro do carro. O consumo é CED-CEC/km (como os contadores de energia são acumuladores, pelas diferenças posso tirar o consumo de qualquer parcial que me peçam).

Uma tabela com os carregamentos fica para mais tarde.
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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por migle » 13 jun 2020, 14:56

Os Carregamentos
  • Leiria S/N — 52.5-72.5% — 13.5kWh — 26'48" — desvio 29'10" — HPC -3' — Demorado, PCR marado 6-7'
  • Mealhada S/N — 48.5-70.0% — 14.5kWh — 21'00" — desvio 26'39" — HPC -5' — Dificuldade a encontrar o PCR
  • Antuã S/N ocupado — desvio 45" — demorei 2' a fazer 2,5km em vez de demorar 1'15"
  • Seide O/E — 30.5-70.0% — 26.7kWh — 37'39" — desvio 40'00" — HPC -10' — Primeira vez com TMS
  • Seide E/O — 44.0-70.0% — 17.7kWh — 25'11" — desvio 27'30" — HPC -6' — TMS últimos 6'
  • Antuã N/S — 51.5-70.0% — 12.4kWh — 17'57" — desvio 27'00" — HPC -5' — Espera de 6'
  • Pombal N/S ocupado — desvio 40"
  • Leiria N/S — 26.0-70.0% — 29.7kWh — 40'56" — desvio 43'12" — HPC -12' — Jantar
  • Alcácer N/S — 17.0-76.0% — 39.8kWh — 54'18" — desvio 57'30" — HPC -15' — Vídeos no Youtube
Observações:
  • Naturalmente, os gráficos são interpolados linearmente nos momentos em que estive ausente. Isso resulta mais esquisito no primeiro, de Leiria, o carregamento problemático.
  • Tempo total de carregamento: 3h43'49"
  • Tempo total de carregamento com esperas e desvios: 4h12'26"
  • Tempo total inútil de carregamento: 28'37"
  • Poupança total HPC: 56'
  • Se o tempo dos 1000km era 12h40' e retirar ainda 10' ao tempo de carregamento num posto marado em Leiria, dava 12h30 com 3h30 de carregamento e 9h a andar (média de 111km/h, média útil 80km/h).
  • As saídas da AE para ver se Antuã e Pombal estavam ocupados, não me demoraram quase nada!
  • A poupança de tempo do HPC, ao contrário do que esperava, é significativa, quase 1h.
EDIT: Corrigido o tempo do desvio em Antuã N/S, 27' em vez de 37'.
Última edição por migle em 18 jun 2020, 00:19, editado 2 vezes no total.
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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por BrunoAlves » 13 jun 2020, 15:14

Isso de Leiria ainda será aquilo que eu reportei com o ioniq, quando o PCR baixa a corrente consoante tem o ecrã desbloqueado ou não? :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Mensagem por rnlcarlov » 13 jun 2020, 15:26

Tens de me dar umas aulas de Torque, com isso dos gráficos. :lol:

Andar o dia todo de VE só me lembro de fazer isso no morangwatt, partindo às 8h da manhã e chegando às 10h da noite. Curiosamente também fiz uma paragem em Braga, por coisa de 2h30. Só que no total foram 630km, um par de kms a menos que os 1000. :lol: Mas pronto, eram 14kWh.

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