Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE https://www.clubeletricos.com/
É muito estranho as velocidades de carregamento neste novo update. Mas segundo parece está "on hold" até novas informações..
Bem, temos um #updategate??
Vamos ver no que dá, isto são notícias com 16 dias.
Mas é muito estranho, os construtores evitam ao máximo qualquer atualização de software, ainda por cima num componente tão interno e fundamental.
E num carro que, do ponto de vista do cliente, estava ótimo.
Aliás, como é óbvio, as equipas de engenharia estão a trabalhar nos carros que vão sair em 2021 e 2022, não num que saiu em 2018... Normalmente, a manutenção é outsourced.
Porque apareceria este update? Guerra com a LG Chem? Nesse caso talvez os Kia se safem....
Mas atenção, o que estão a dizer em relação aos postos de 50kW é que o carro está mais rápido, não mais lento. Mantém a corrente nos 125A até mais tarde, 77%, ou seja atinge uma potência mais alta.
Esses 43kW de que falam é nos postos da Electric Highway que são aqueles decrépitos DBT que nunca deram 125A, dão uns 116-118A... Como esses há muitos outros manhosos no RU e também os Corri-Door em França.
125A é luxo Efacec, ABB...
Re: 1000km à portuguesa num Kauai
Enviado: 14 jun 2020, 10:32
por ruramos
Migle segundo parece o update é devido aos 2/3 carros que pegaram fogo durante o carregamento noturno.. vamos a ver como se desenrola a situação..
Se for algum problema com bateria a Kia safa-se porque usa baterias sk inovation e não lg Chem.
Re: 1000km à portuguesa num Kauai
Enviado: 14 jun 2020, 10:45
por migle
Ah, pois! Isso justificaria arriscar um update.
Embora às vezes estas decisões tomadas sob pressão não sejam as melhores.
E atenção que a próxima versão, a sair durante 2021, já virá com pack de 800V.
Isso de ter baixado para 43kW nos PCR 50kW não será porque agora está sempre a arrefecer a bateria? Ou talvez com "potência reservada" para o TMS.
É estranho mas para "nós" talvez sirva igual assim, o que se perde até aos 72 ganha-se até aos 77%
Re: 1000km à portuguesa num Kauai
Enviado: 15 jun 2020, 09:56
por ruramos
encontrei este video que alguém fez a comparação do antes de depois do update na alemanha:
Não parece haver grande alteração, apenas que carrega ate 76 ou 77% a mais potencia.
edit:
nova curva de carregamento:
aos 30% quando a bateria atinge os 25 graus e carrega á velocidade máxima.
Re: 1000km à portuguesa num Kauai
Enviado: 15 jun 2020, 11:50
por frankesousa
Por essas curvas eu diria que está melhor agora!
Ou a "antiga" foi com a bateria já quente, ou então agora o BMS espera por aquecer a bateria.
Re: 1000km à portuguesa num Kauai
Enviado: 15 jun 2020, 12:02
por ruramos
sim a antiga foi com a bateria ja cima dos 25 graus..
Se estiver abaixo dos 25 graus nao carrega acima dos 55kWh, assim que os atinge vai para a potencia maxima, acontece o mesmo nos kia.