Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

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mjr
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por mjr » 06 dez 2022, 00:00

Foi exatamente isso que eu disse. É necessário o circuito fechar-se, se não haver ligação do carro com a Terra a um potencial diferente do chassis (o chassis neste caso já estaria no potencial de uma das fases) não é possível haver choque.

Os choques em frigoríficos, máquinas de lavar loiça, secadores de cabelo, etc, apenas acontecem porque no PT o neutro está ligado à Terra, fechando o circuito. Neste caso para apanhar os 400V será necessário que um dos polos da bateria esteja ligado à Terra e não ao chassis (se estivesse ligado ao chassis daria um curto-circuito). Só estou a alertar que não é uma situação trivial de acontecer.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 06 dez 2022, 10:40

mjr Escreveu:
06 dez 2022, 00:00
Foi exatamente isso que eu disse. É necessário o circuito fechar-se, se não haver ligação do carro com a Terra a um potencial diferente do chassis (o chassis neste caso já estaria no potencial de uma das fases) não é possível haver choque.

Os choques em frigoríficos, máquinas de lavar loiça, secadores de cabelo, etc, apenas acontecem porque no PT o neutro está ligado à Terra, fechando o circuito. Neste caso para apanhar os 400V será necessário que um dos polos da bateria esteja ligado à Terra e não ao chassis (se estivesse ligado ao chassis daria um curto-circuito). Só estou a alertar que não é uma situação trivial de acontecer.
Se estiveres a acelerar ao maximo terás a tensão da bateria nos bornes do motor embora que alternada, não é só na bateria, e não não é uma situação trivial de acontecer, basta ver o que o pessoal faz nestes casos dos rolamentos, coloca o carro no ar e coloca a mão junto ao motor para sentir a vibração do rolamento com este a rodar, ou seja, a situação 1 potencia a situação 2, claro que esta situação não é uma do dia a dia para o condutor trivial, pode ser para um mecânico, por exemplo.
E os casos dos frigorificos não acontece apenas por causa da questão do neutro, acontece apenas porque o isolamento ficou compromentido, tens tensão a passar da fase para a carcaça e má terra, tal como neste caso que falamos, o facto é que mesmo com um fio ligado entre um polo do motor e o chassis o carro continua a andar como se nada fosse, alem de ser perigoso, penso que é ilegal esta situação. ;)
Última edição por civic em 06 dez 2022, 11:16, editado 1 vez no total.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 06 dez 2022, 10:43

MRider Escreveu:
06 dez 2022, 00:53
A ideia do vídeo foi mesmo alarmar para ver se a marca se "mexe "

Se ele fosse até ao fim deveria de medir a diferença de potencial entre a carcaça do motor e a terra...
Eles chegam a medir a tensão que se encontra no chassis do carro, algumas centenas de volts, no fundo é a tensão que se encontra nos bornes do motor, nunca pensei que fosse possivel o carro andar nestas situações sem haver um disparo qualquer de uma proteção, pois o que acontece é o motor nessa situação ter uma fase comprometida.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por mjr » 06 dez 2022, 23:02

A questão dos mecânicos poderem apanhar um choque ao tocar no chassi e num ponto do carro com uma tensão diferente, sim é verdade, mas se alguém deve ter o máximo cuidado a mexer no carro são os mecânicos. Penso até que será obrigatório utilizar luvas de proteção contra choques.

Agora alguém ir na rua ou a conduzir e apanhar um choque… já não me parece.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 07 dez 2022, 09:41

mjr Escreveu:
06 dez 2022, 23:02
A questão dos mecânicos poderem apanhar um choque ao tocar no chassi e num ponto do carro com uma tensão diferente, sim é verdade, mas se alguém deve ter o máximo cuidado a mexer no carro são os mecânicos. Penso até que será obrigatório utilizar luvas de proteção contra choques.

Agora alguém ir na rua ou a conduzir e apanhar um choque… já não me parece.
De uma forma ou da outra o carro não pode circular com uma falha de isolamento dessas, é uma falha enorme da Hyundai.
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 08 dez 2022, 15:27

Hoje ao ver as imagens daquele ZOE que ficou submerso questionei-me como se comportarão os Hyundai/KIA nesta situação, o sistema não vai desligar por falha de isolamento?
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por FullElectric » 08 dez 2022, 23:09

civic Escreveu:
08 dez 2022, 15:27
Hoje ao ver as imagens daquele ZOE que ficou submerso questionei-me como se comportarão os Hyundai/KIA nesta situação, o sistema não vai desligar por falha de isolamento?
Naquela situação não há nenhum carro normal que funcione, apenas veículos submarinos estão preparados para aquilo.
Debaixo de água todos os sistemas eletrónicos do carro irão falhar.
O contator que é "NO", ficando sem alimentação, abre cortando o circuito da bateria HV

civic
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por civic » 09 dez 2022, 09:44

FullElectric Escreveu:
08 dez 2022, 23:09
civic Escreveu:
08 dez 2022, 15:27
Hoje ao ver as imagens daquele ZOE que ficou submerso questionei-me como se comportarão os Hyundai/KIA nesta situação, o sistema não vai desligar por falha de isolamento?
Naquela situação não há nenhum carro normal que funcione, apenas veículos submarinos estão preparados para aquilo.
Debaixo de água todos os sistemas eletrónicos do carro irão falhar.
O contator que é "NO", ficando sem alimentação, abre cortando o circuito da bateria HV
Claro que sim, eu não falava de fallha, mas de desligar por alarme antes de falhar, o que não deixa de ser uma falha mas que preserva melhor o conjunto. ;)
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por duartix » 05 jan 2023, 13:39

Quão comum é este problema do motor/caixa?

FiwiPITO
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Re: Sobre os motores dos Hyundai e Kia...

Mensagem por FiwiPITO » 20 jan 2023, 18:54

duartix Escreveu:
05 jan 2023, 13:39
Quão comum é este problema do motor/caixa?
Neste momento ninguem sabe,...tem acontecido alguns e perdoado outros...

O Meu Kia E-Soul de 64kWh, levou motor em JAN/22 e vai está aguardar a Caixa que ainda não veio.(2023)

Já agora aproveito para dar uma novidade, temos um utilizador que tem um KIA E-niro em Portugal, que fazia um Ruido na caixa/motor, já bastante audivel, no entanto vai levar um motor novo, mas foram trocados os apoios do motor e o Ruido completamente desapareceu :doh: ... o que poderá significar aquilo que se suspeitava que era um problema de alinhamento segundo entendi naqueles videos que circulam do espanhol, reforço o que disse , foi trocado no Porto na JOP os apoios do motor/caixa e o carro deixou de fazer ruido, mas vai levar na mesma o motor novo.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

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