Compra de um Leaf

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3008
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por Nonnus » 22 mar 2018, 10:50

Bem-vindo,

Tal como tu, eu também demorei até me aperceber desta nova (presente) realidade. Não lhe chamaria burrice, mas falta de informação em tempo útil, ainda assim, se já estas desperto para esta realidade, quer dizer que chegaste lá muito antes da maioria dos portugueses. Se te serve de consolo, ainda existe muitos portugueses que não estão despertos para esta realidade.

Tal como tu, a necessidade de trocar de carro é que me levou até a mobilidade eléctrica, até existir esta necessidade estava acomodado ao que tinha e deixava andar.

Sim, antiga versão do Leaf não é muito consensual em termos de design. Quando fui ver o carro pela primeira vez com a minha mulher, olhamos um para outro e dissemos - poça o carro podia ser mais bonito, a minha mulher chegou-me a dizer se queres que te diga - é o carro mais bonito!? Não, não é! Se gosto do carro!? Não, não gosto.

Ainda assim as outras mais valias que o carro tem, sobrepõem-se ao design do carro, e quando vires por dentro e conduzires, esqueces a parte fora. :)

Primeiro estranha-se depois entranha-se.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por NunoLopes » 22 mar 2018, 11:00

Desde já muito obrigado a todos pelas boas vindas.

Sim falei da isenção do IUC, revisões mais muito mais baratas, e apenas uma vez ao ano ou pelos quilómetros, etc..., a preocupação dela é as baterias quando eventualmente for para trocar o pack, mas as vantagens e poupanças são muito superiores.

No caso para o uso dela vais poupar a volta de 2:30h em transportes por dia, e passar a ter carro desde a porta de casa até á porta do trabalho, 12€ anuais para a EMEL, só por isto já está a adorar o VE e já correu comigo de andar nele.

A minha ideia é ter apenas dois VE's a medio prazo, talvez 4/5 anos, tenho de estudar bem a coisa e ver a melhor opção visto que tenho dois fumarentos para entregar para abate, e aqui gostava de ouvir a vossa opinião visto estarem mais habituados a este tipo de coisas, a minha ideia atual era até ao fim de 2018 ou o mais tardar Fevereiro de 2019 comprar o novo Leaf 2, novo ou de teste drive ( a mulher adorou velo nas fotos, acho que ao vivo então estou feito) entregando um fumarento para abate, este carro iria fazer muito perto de 2200Km mês, ou seja serviria para ir a todo o lado, e um fumarento apenas para fazer o essencial enquanto a mulher estivesse no trabalho, o que pelas minhas contas daria ai uns 200/300Km mês (isto incluía levar os miúdos á escola de manhã, ir buscar o mais velho á escola de tarde, e alguma voltinha que eu precise de vez em quando), isto no Vento significa ai 25€ de gasóleo por mês.

Depois quando viesse o outro as coisas seriam para se repartir em termos de quilometragem, ela levava o dela para Lisboa e para as voltas dela e eu ficava com o meu para o trabalho e para as minhas voltas.

Comprando-se num concessionário Nissan um de teste drive, dá para receber o incentivo para o abate? Ou como já foram vendidos os 1000 isso já não se aplica?
Qual se espera que seja a desvalorização de um carro de teste drive com 6 meses em relação ao PVP com incentivos?

Já agora onde se reporta que um PCN não está a funcionar para os mapas, tenho um da Prio aqui ao pé de casa que não está a funcionar, e acho que marcaram uns lá do meu trabalho como públicos e que são para usufruto da empresa e estão dentro do recinto da mesma.

Já me vou lembrando de mais perguntas para aqui expor, e desde já o meu muito obrigado.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1267
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por mafgod » 22 mar 2018, 11:12

A respeito do Leaf 2, passa por um stand Nissan, eles já o tem para test drive :-)

A respeito dos postos, há uma APP (electromaps) https://play.google.com/store/apps/deta ... lectromaps e site https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa que se utiliza para darmos essa info e sabermos o que contar :-)

Posso estar enganado mas, comprando a um stand ele já não é novo, é usado. O incentivo é para novos.
Se esperares para o fim do ano, o incentivo já foi.
Para o ano, ninguém sabe se haverá ou não incentivo.

Retoma, a Nissan aceitou no inicio nas reservas para ao 2.zero, mas deixou de aceitar.
Não sei se ainda aceita retomas para o Leaf 2.

Há neste forum dois importadores de serviço, e um deles, já anunciou preços de usados do Leaf 2 para o fim do ano.
Talvez seja uma boa opção a ter em conta.

Seja como for, cada mês que passar estás a deitar muitos euros fora.... ;-)
Faz as contas no excel :-)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por pemifer » 22 mar 2018, 11:15

Bem vindo!
Eu tinha um cancro dum mercedes que em 2016 passou mais tempo na oficina do que nas minhas mãos.
Fartei-me de tantas despesas.
A parte do Leaf que considero feia é a traseira mas, tal como outros disseram que adoram mais outras cores, a cor que eu adoro é a do meu.
É cinzento prata! Em baixo a primeira foto que tirei ao meu carro... (ainda ao longe, estava dentro do porto de Lisboa e eu de fora...)
No final do ano fiz umas contas e tinha feito em 6 meses 11000km com 200 e tal euros (eu tenho um contador para a tomada do carro).
Faz as contas a quanto gastas para fazer 11000km para ver quanto poupas.
O meu conselho é que compres um Leaf de 24. Podes comprar ao Jasmim ou ao Orlando que importam e têm sempre bons carros a bons preços.
Não gastas muito dinheiro, começas já a poupar e, para os quilómetros que fazes dá perfeitamente.
Os Leaf usados não são como os carros convencionais. É um carro que não tem avarias escondidas.
O único problema dos Leaf, e de todos os elétricos, é a degradação da bateria. Mas o Leaf mostra isso no tablier. Para alem disso há uma app para telemóvel (LeafSpy) que permite ver o estado da bateria ao pormenor.
Se comprares um Leaf usado, podes ter a certeza que estás a comprar um carro como novo! A não ser que venha das mãos de um "assassino". Uma vez li um post de um americano que tinha um Leaf para vender com a direção toda assassinada. Ele dizia que o carro precisava de direção e suspensões novas.
Mas aquelas coisas comuns a um carro convencional de começares a andar com ele e ele começar a ter problemas de caixa, de catalisador, de EGR, de motor, de aquecimento, etc. etc. isso no Leaf não existe.
Atenção: só posso falar do Leaf. Renaults desaconselho. Se alguém te quiser vender um Renault elétrico, FOGE!
Acho que os clones também são carros muito fiáveis e penso que também dariam para os teus quilómetros e são mais baratos...


Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3008
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por Nonnus » 22 mar 2018, 11:18

NunoLopes Escreveu:
Comprando-se num concessionário Nissan um de teste drive, dá para receber o incentivo para o abate? Ou como já foram vendidos os 1000 isso já não se aplica?
Qual se espera que seja a desvalorização de um carro de teste drive com 6 meses em relação ao PVP com incentivos?
Estas a confundir os incentivos, mas é normal, eu fiz exactamente as mesmas perguntas quando comprei o meu.

Pelo que foi explicado aqui no fórum o incentivo ao abate já não existe devido a pouca afluência a esse incentivo. O que vai acontecer é que o stand vai-te oferecer um valor pelo teu carro e depois se o carro não tiver interesse para eles manda-no abater.

O incentivo das primeiras 1000 unidades eléctricas vendidas é só para novas matriculas, carros de serviço não consegues que o incentivo seja aprovado porque o carro já esta matriculado. Como pensas em comprar o carro para o fim do ano podes mesmo esquecer o incentivo porque só a Nissan já tem 600 carros do novo Leaf vendidos a isto juntas outros tantos das outras marcas e o incentivo já era.

Eu comprei o meu Leaf de serviço no final de Setembro e o carro é de Junho com 3100km, o carro foi avaliado em 36.600€ e eu paguei por ele 28.000€, se as contas não me falham foi isto. Mas atenção que eu comprei numa altura em que já se estava a pensar no novo, e a ideia era despachar os antigos o mais depressa possível. No teu caso vai ser diferente porque nessa altura vai haver muita gente a procura de carros de serviço.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por NunoLopes » 22 mar 2018, 11:53

mafgod Escreveu:A respeito do Leaf 2, passa por um stand Nissan, eles já o tem para test drive :-)
Tenho aqui o Caetano Power na Abrunheira ao pé do fórum Sintra a ver se lá passo, este fim de semana a ver se tem algum para teste drive.
mafgod Escreveu: A respeito dos postos, há uma APP (electromaps) https://play.google.com/store/apps/deta ... lectromaps e site https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa que se utiliza para darmos essa info e sabermos o que contar :-)
Já fiz os ajuste, mas vou dizer aqui também:
Nacional 249-4 Prio Trajouce CSC-00020, está desativado sem tomadas, com papel fora de serviço.
Estrada de Manique CSC-00011 é privado da Cascais Próxima e Complexo Municipal e fica dentro do complexo da Camara Municipal de Cascais, ninguém tem acesso ao interior sem ser funcionário da Cascais Próxima ou Cascais Ambiente ou Camara, tenho de investigar junto da Cascais Próxima se posso usar para carregar quando tiver o meu EV. :dance:
mafgod Escreveu: Posso estar enganado mas, comprando a um stand ele já não é novo, é usado. O incentivo é para novos.
Se esperares para o fim do ano, o incentivo já foi.
Para o ano, ninguém sabe se haverá ou não incentivo.
Pois era esse o meu receio, tenho de fazer contas, sobre entregar para o ano para o incentivo.
mafgod Escreveu: Retoma, a Nissan aceitou no inicio nas reservas para ao 2.zero, mas deixou de aceitar.
Não sei se ainda aceita retomas para o Leaf 2.
Pois, qualquer um tem mais de 12 anos.
mafgod Escreveu: Há neste forum dois importadores de serviço, e um deles, já anunciou preços de usados do Leaf 2 para o fim do ano.
Talvez seja uma boa opção a ter em conta.
Sim, só tenho a agradecer a essa pessoas já ter entrado em contacto comigo, e já vi os preços, está em discussão
mafgod Escreveu: Seja como for, cada mês que passar estás a deitar muitos euros fora.... ;-)
Faz as contas no excel :-)
Sim eu sei disso, mas comos os fumarentos valem pouco, tem de se fazer mais contas. :think:
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por NunoLopes » 22 mar 2018, 16:25

mafgod Escreveu:Bem-vindo!
" ....e como pretendem a curto prazo ter 2 VEs, sugiro a compra do leaf 24 ou 30, usado a bom preço para rentabilizar/poupar já.
Com o que aprendiam e poupavam, compravam para o ano um leaf 2 usado.
@mafgod e @pemifer, não está mal visto a solução de um Tekna de 24/30kWh de 2015/6 preto de preferência, e juntar para depois comprar então um de 40kWh quando forem mais abundantes no mercado de usados.

Já ando a ver o que o Jasmim e o Orlando tem em carteira em relação aos Tekna 24/30kWh e a fazer contas de sumir para ver o que vou buscar primeiro.

Aqui em casa o carro pode carregar todos os dias 3 horas desde que eu chego ás 04:00 até a mulher sair ás 07:00 em bi-horario, qual é a percentagem que carrega nestas 3 horas em monofásico 6.9kVa tenho fichas a 10A e a 16A, tenho de quadro 35A?
.
O PCR aqui do Lidl posso lá ir quando quiser já que vou lá muita vez ás compras, o PCN da Abóboda não me dá jeito lá parar, o do complexo municipal CSC-00011 tenho de procurar na Cascais Próxima se o posso utilizar já que trabalho para a empresa irmã.

O carro deve fazer ~80Km por dia durante a semana, sendo 32Km feitos na A5 a 100Km/h, sendo o resto dos 48Km feitos dentro de localidades a velocidades de cerca de 50 a 80Km/h, 99,9% sem transito a estorvar, Casa -> Saldanha e Saldanha -> Casa = 50Km, Casa - > Infantário e Infantário -> Casa = 8Km, Casa -> Trabalho e Trabalho -> Casa = 17Km.
Alguém tem uma ideia de quanto em quanto tempo teria de carregar as baterias nesta situação?

Quando vou a Alverca/Forte da Casa não vejo lá PCN faço tudo desde casa até ao Cacém, IC19, A1 até á saída de Santa Iria, ida e volta e não tenho sitio nenhum para lá carregar.

Quanto a Lisboa ali pelo Saldanha, alguém sabe onde é o posto de PCN? Diz que é no Saldanha mas ontem não vi lá nada na rotunda, a minha mulher trabalha ali e assim podia deixar lá a carregar sempre de manhã quando chegava.

Ó dúvidas, ó duvidas.
Última edição por NunoLopes em 22 mar 2018, 16:37, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1267
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por mafgod » 22 mar 2018, 16:31

Se o Leaf tiver carregador a 16A (3,6kWh), podes estimar uns 25km de autonomia por hora de carregamento.
Se o Leaf tiver carregador a 30A (6,6kWh), podes estimar uns 45km de autonomia por hora de carregamento.

Se consegues carregar apenas 3h por dia (noite), tens de optar por um Leaf com carregador interno de 30A.
E, para isso, ou compras uma BOX de 32A ou um carregador portátil que permita os 30A.
Para além de contratares mais potência ao teu fornecedor de energia, e de teres de muito provavelmente passar um cabo de 6mm^2 de secção do quadro elétrico para a tomada/box.

Não podes carregar mais horas nenhumas?

A respeito dos PCRs nos Lidl, creio que só funcionam no horário do expediente e, normalmente estão ocupados por UBERs....

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por pemifer » 22 mar 2018, 16:33

Em relação a postos de carregamento aconselho-te a veres em https://www.electromaps.com/puntos-de-recarga/mapa
80km por dia, terás de carregar todos os dias, mas não faz mal porque as baterias gostam de ginástica.
Se arranjares um EVSE ou Wallbox que carregue a 16A consegues repor grande parte da carga nas 3 horas que falas.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1267
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Compra de um Leaf

Mensagem por mafgod » 22 mar 2018, 16:37

3horas para repor a energia para fazer 80km... e parte de AE... vai ser dificil a 16A.

Desde que a esposa chega a casa até que sais... passa quanto tempo?
Não conseguirias carregar nesse intervalo?

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”