Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

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ruimegas
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Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por ruimegas » 11 abr 2013, 21:48

Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

"O Nissan Leaf entra na segunda geração com maior autonomia, chassis melhorado e peso reduzido. Vai ter três níveis de equipamento, mas para conhecer os preços vai ser preciso esperar até ao final do mês

[IMG]http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://turbo ... efault.jpg[/IMG]

Mais do que uma revisão profunda, a chegada da segunda geração do Leaf marca o arranque da produção do elétrico da Nissan nas linhas de montagem das instalações do construtor japonês em Sunderland, Inglaterra. A nova aventura europeia do Leaf não traz grandes alterações à forma, remetendo as novidades para o conteúdo.

Diversas alterações ao chassis permitiram poupar peso e melhorar a agilidade, enquanto uma revisão ao conjunto motor/baterias aumentou a autonomia de 175 km para 199 km. Um novo carregador de 6,6 kW reduz o tempo de carga para metade, aumentando a funcionalidade do Leaf.

A segunda geração do Nissan Leaf chega a Portugal já em Maio, com três níveis de equipamento. Uma evolução face à atual, que tem apenas um. Para conhecer os preços vai ser preciso esperar pelo final do mês de Abril. Para ajudar o tempo a passar pode ver o vídeo do Nissan Leaf em ação nas ruas de Oslo."

Em: http://turbo.sapo.pt/ultimas/artigo/seg ... -9324.html
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms » 12 abr 2013, 10:53

ruimegas Escreveu:... Um novo carregador de 6,6 kW reduz o tempo de carga para metade, aumentando a funcionalidade do Leaf.
...
Será que é mesmo assim? Com o carregador a requisitar 6600W os carregamentos "em qualquer tomada doméstica" tornam-se impossiveis. Ou o EVSE está lá para exactamente para proporcionar esta ligação?
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vgomes
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por vgomes » 12 abr 2013, 12:12

Acho que o EVSE portátil que deverá vir de origem será o de 10A.
Para se usar os 6.6KW (monofásico +-30A) do novo carregador terá que ser num EVSE de ter em casa tipo o homecharger da EFACEC.

Tb é possível com o cabo menekes (sem EVSE no cabo) carregar num posto que disponha de 6.6KW, mas não conheço nenhum.

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sergiomms
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms » 12 abr 2013, 12:23

vgomes Escreveu:Acho que o EVSE portátil que deverá vir de origem será o de 10A....
Pois a minha questão era esta exactamente! É que sem a possibilidade de utilização livre de qualquer tomada, a autonomia (não do carro mas do seu dono) seria inferior à versão de 2010.
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por vgomes » 12 abr 2013, 12:57

Tens a utilização livre em qq tomada com o EVSE portatil de 10A. Acho que têm para venda os outros cabos (EVSE 16, menekkes).
No Zoe é que não tens (de origem mas há disponivel em opção).

Tb já há EVSE portáteis a venda aftermarket e que até dão para escolher entre 3 amperagens diferentes

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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC » 12 abr 2013, 14:32

A única função útil do EVSE é exatamente essa: informar o carro sobre quanta corrente pode drenar.

Pode ser como o ZOE, que é capaz de drenar 63A mas se lhe ligarem um EVSE de 10A ele só vai drenar 10A.

De resto, serve também para muita gente se encher de dinheiro...

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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por mjr » 12 abr 2013, 14:47

Mais de 16A em tomadas domésticas não é possível (sem colocar em risco a tomada e a instalação). Se houver EVSEs portáteis de mais de 16A, não podem ter ficha Schuko. O mais provável é terem fichas CEE de 32A.

Não sei se há, mas penso ser possível fazer um EVSE com duas fichas, que automaticamente selecione a corrente máxima conforme a que estiver ligada. Penso que a Tesla tinha essa abordagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por RJSC » 12 abr 2013, 18:08

mjr Escreveu:Mais de 16A em tomadas domésticas não é possível (sem colocar em risco a tomada e a instalação). Se houver EVSEs portáteis de mais de 16A, não podem ter ficha Schuko. O mais provável é terem fichas CEE de 32A.

Não sei se há, mas penso ser possível fazer um EVSE com duas fichas, que automaticamente selecione a corrente máxima conforme a que estiver ligada. Penso que a Tesla tinha essa abordagem.
Era a do EVSE ser de 32A e depois usar-se um adaptador para fichas CEE de 16A e Shucko.

A Mennkes antes vendia estas fichas CEE-plus que agora não consigo encontrar à venda em lado nenhum...
[IMG]http://www.quality-trading.com/admin/up ... 0power.jpg[/IMG]
http://www.mennekes.de/Graphics/XPic6/00030625_0.pdf

Uma CEE Normal encaixa perfeitamente e não faz contacto com os pinos de dados
Um EVSE com uma ficha destas na entrada quando se ligasse uma ficha CEE sem nada nos pinos de dados ficava para 10A, depois fariam-se adaptadores para CEE 16 e 32 com por exemplo uma resistência nos pinos de dados para informar o EVSE da corrente que a ponta adaptadora suporta.
Fica exatamente como os EVSE da tesla.

Para mim se encontrasse umas fichas CEE plus contava fazer um EVSE assim. Mas será muito difícil, e não conheço mais nenhuma ficha de potência com pinos de dados sem ser estas (e as que liga aos carros, que obviamente não se devem usar nas entradas).

A outra solução é colocar um chip RFID nas pontas adaptadoras mas isso torna-se caro e complexo.

Para meu uso pessoal, se não houver mais nada, e como percebo o que estou a fazer em último caso coloco um ajuste manual no EVSE.

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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por sergiomms » 12 abr 2013, 19:43

RJSC Escreveu:Era a do EVSE ser de 32A e depois usar-se um adaptador para fichas CEE de 16A e Shucko.

A Mennkes antes vendia estas fichas CEE-plus que agora não consigo encontrar à venda em lado nenhum...
[IMG]http://www.quality-trading.com/admin/up ... 0power.jpg[/IMG]
http://www.mennekes.de/Graphics/XPic6/00030625_0.pdf

Uma CEE Normal encaixa perfeitamente e não faz contacto com os pinos de dados
Um EVSE com uma ficha destas na entrada quando se ligasse uma ficha CEE sem nada nos pinos de dados ficava para 10A, depois fariam-se adaptadores para CEE 16 e 32 com por exemplo uma resistência nos pinos de dados para informar o EVSE da corrente que a ponta adaptadora suporta.
Fica exatamente como os EVSE da tesla.

Para mim se encontrasse umas fichas CEE plus contava fazer um EVSE assim. Mas será muito difícil, e não conheço mais nenhuma ficha de potência com pinos de dados sem ser estas (e as que liga aos carros, que obviamente não se devem usar nas entradas).

A outra solução é colocar um chip RFID nas pontas adaptadoras mas isso torna-se caro e complexo.

Para meu uso pessoal, se não houver mais nada, e como percebo o que estou a fazer em último caso coloco um ajuste manual no EVSE.
Não percebi o objectivo, mas se pegares nas referências das fichas que precisas e fores a um armazenista, ele pode não ter no momento, mas esperas 15 dias et.... voilá.
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Re: Segunda geração do Nissan Leaf em Maio

Mensagem por Orlando » 12 abr 2013, 21:16

Preços de 30k a 35k.....e possibilidade de aluguer de baterias
http://www.leblogauto.com/2013/04/nissa ... ntree.html
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

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