Bateria: comprar ou alugar

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por Orlando » 16 jun 2015, 22:20

Errado....e não errado...incompleto.
As cargas rápidas DC tem controle activo de temperatura das baterias e não as deixam cozer (com Leaf).
Já em AC nem todos os carregadores o fazem...e carregam sem parar.
Já vi esta discussão no NE e houve quem respondesse bem mas não o perceberam.
CR com altas temperaturas isso sim são um misto perigoso...e se for até 100% e o carro ficar parado...é a morte.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por VETL » 16 jun 2015, 22:41

Peço imensa desculpa jfr2006, mas a forma como colocou a questão deixava claro a forma como o interpelei.
Só o fiz para ficar bem vincado que uma coisa não tem a ver com a outra se não se falar na questão da temperatura. Isso parece-me estar mais que demonstrado.
Para responder melhor à questão que colocou, que tal começar por investigar a degradação dos Leaf's mk1 nos países nórdicos, mesmo aqueles que fazem muitas cargas rápidas?
Eu tenho muita curiosidade e a comunidade agradecia. :D
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2585
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por alexmol » 17 jun 2015, 08:36

VETL Escreveu:Então e se a todos esses dados juntares o facto de um dia poderes ficar com uma bateria por 1230€ para casa ou para vender não altera em nada essas contas?
Pode alterar, mas para a maioria das pessoas uma bateria em casa é complicado se não for uma solução plug and play.
Por outro lado alguns intervenientes neste tópico garantem que o custo das baterias vai descer, não é certo que se consiga ganhar dinheiro ao vender uma bateria de 1a geração.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por mjr » 17 jun 2015, 09:06

Conheces alguém que tenha trocado a bateria às suas custas (fora da garantia)?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por jfr2006 » 17 jun 2015, 09:25

mjr Escreveu:Em princípio, com o abaixamento dos preços das baterias também o aluguer ficará mais barato. Não é uma comparação simples.
O problema é que o aluguer não baixa durante o contrato...ou seja, hoje em dia começas a pagar um aluguer de 79€ que se mantém durante todo o contrato, enquanto que o preço da bateria vai baixar ;)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por jfr2006 » 17 jun 2015, 09:28

VETL Escreveu:Peço imensa desculpa jfr2006, mas a forma como colocou a questão deixava claro a forma como o interpelei.
Só o fiz para ficar bem vincado que uma coisa não tem a ver com a outra se não se falar na questão da temperatura. Isso parece-me estar mais que demonstrado.
Para responder melhor à questão que colocou, que tal começar por investigar a degradação dos Leaf's mk1 nos países nórdicos, mesmo aqueles que fazem muitas cargas rápidas?
Eu tenho muita curiosidade e a comunidade agradecia. :D
Não tens nada que pedir desculpa. Eu estou a partir do principio/ideia que as altas temperaturas são prejudiciais às baterias e que as cargas rápidas contribuem para um aumento da temperatura. Posso estar errado, mas tinha a ideia que um bom principio de procura por um leaf usado era verificar a quantidade de cargas rápidas a que tinha sido sujeito.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por VETL » 17 jun 2015, 09:58

jfr2006 Escreveu:
VETL Escreveu:Peço imensa desculpa jfr2006, mas a forma como colocou a questão deixava claro a forma como o interpelei.
Só o fiz para ficar bem vincado que uma coisa não tem a ver com a outra se não se falar na questão da temperatura. Isso parece-me estar mais que demonstrado.
Para responder melhor à questão que colocou, que tal começar por investigar a degradação dos Leaf's mk1 nos países nórdicos, mesmo aqueles que fazem muitas cargas rápidas?
Eu tenho muita curiosidade e a comunidade agradecia. :D
Não tens nada que pedir desculpa. Eu estou a partir do principio/ideia que as altas temperaturas são prejudiciais às baterias e que as cargas rápidas contribuem para um aumento da temperatura. Posso estar errado, mas tinha a ideia que um bom principio de procura por um leaf usado era verificar a quantidade de cargas rápidas a que tinha sido sujeito.
E é.
Só intervi para clarificar que é a temp.ª e não a carga rápida em si. Achei importante apenas para que ninguém ficasse a pensar apenas na carga rápida.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por mjr » 17 jun 2015, 10:53

...até porque podem ser cargas rápidas de 5 minutos ou menos. Bem mais de metade das CR do meu Leaf são extremamente curtas, só para ter carga até ao próximo destino onde posso carregar com tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por jfr2006 » 17 jun 2015, 12:08

Ok..eu quando falava em cargas rápidas estava a considerar cargas até aos 80% ;)

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por Orlando » 17 jun 2015, 14:44

jfr2006 Escreveu:Ok..eu quando falava em cargas rápidas estava a considerar cargas até aos 80% ;)
100% é bem pior
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”