Bateria: comprar ou alugar

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por jfr2006 » 16 jun 2015, 10:16

alexmol Escreveu:
jfr2006 Escreveu:A única coisa mal nas contas é que a bateria em questão daqui a 5 anos ou 6 anos e 2 meses não vai custar os 6150€, mas muito menos ;)
E qual o grau de confiança nessa afirmação? Eu não posso apresentar estas contas a alguém com base em coisas que não se sabem.

O que se sabe é que a degradação das baterias é real e maior do que a marca afirma, e temos casos aqui no fórum que o comprovam.
Basta ver que estão aí à porta novos modelos com baterias de mais capacidade e o preço final do veículo não se altera. A gigafactory está quase concluída. O model III vai vir afinal com 250 milhas de autonomia e pelo preço dos 35000USD..Isto implica que as baterias terão de descer de preço ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por mjr » 16 jun 2015, 10:31

Em princípio, com o abaixamento dos preços das baterias também o aluguer ficará mais barato. Não é uma comparação simples.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por Flyer » 16 jun 2015, 15:34

Comprar ou alugar? eis a questão.....qualquer modalidade é boa desde que promova a mobilidade; cada caso é um caso, e para mim o problema fundamental não é o aluguer, tem sido vantajoso no meu caso, mas sim não existir a possibilidade de poder alterar essa condição findo algum tempo. Eu não vou nunca vender o carro, e muito menos dá-lo....; Por razões pessoais este carro tem um significado especial para mim, mas em 2016 é o dead line para mim em aluguer; vamos ver o que acontece....
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por jfr2006 » 16 jun 2015, 16:45

Se eu fosse alugar a bateria num Zoe, o preço por km só começava a ficar mais barato que o meu Prius para mais de 22500km por ano (e estou a incluir a manutenção e IUC do Prius).

Por isso, para mim, aluguer nunca será opção.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2586
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por alexmol » 16 jun 2015, 21:31

O objectivo deste tópico era discutir o caso concreto do Nissan Leaf, com a sua degradação de bateria e considerando o custo total de aquisição + aluguer.

Tentando voltar ao caso do Leaf :geek:

Como já foi dito a degradação da bateria parece estar mais indexada ao tempo do que aos kms pelo que para quem faça até 12500km por ano a opção de aluguer de bateria a 79€ por mês parece ser vantajosa.

Para 15000km por ano o aluguer passa a ser 86€ por mês.
Refazendo as contas anteriores o tempo onde os preços se equilibram passa a ser de 5 anos e 8 meses.
Nesta situação já acho as situações de compra ou aluguer muito equilibradas.
Apesar de neste fórum existirem muitos utilizadores que vigiam mais a saúde da bateria do que a própria :D algumas pessoas não querem preocupações. Querem ter o carro sempre carregado a 100% pronto para qualquer eventualidade e não andar a modificar hábitos ou evitar situações por causa da saúde da bateria. Para essas pessoas, que façam os 15000km por ano, acho que o aluguer de bateria deve ser considerado.

Já para 20000km anuais o aluguer passa a 102€ por mês, e claramente neste caso e outros com mais kms anuais mais vale comprar a bateria.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por VETL » 16 jun 2015, 21:52

Então e se a todos esses dados juntares o facto de um dia poderes ficar com uma bateria por 1230€ para casa ou para vender não altera em nada essas contas?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por jfr2006 » 16 jun 2015, 21:59

Há algum caso de quem tenha um dos primeiros Leaf e que só tenha feito cargas lentas e que não tenha degradação?

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por Orlando » 16 jun 2015, 22:08

É uma questão bastante complexa.
Não gosto de fazer contas.
Só penso assim: há quem venderei um carro com aluguer daqui 5 anos dizendo que tem degradação e tem que pagar na mesma por isso....nã...acho difícil.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por VETL » 16 jun 2015, 22:14

jfr2006 Escreveu:Há algum caso de quem tenha um dos primeiros Leaf e que só tenha feito cargas lentas e que não tenha degradação?
Está a querer dizer que são as cargas rápidas que provocam degradação, jfr2006?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Bateria: comprar ou alugar

Mensagem por jfr2006 » 16 jun 2015, 22:17

AS cargas rápidas provocam maior aquecimento, o que por sua vez provoca maior degradação..ou estou errado?

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”