Compra de um Leaf
Enviado: 21 mar 2018, 20:09
Aqui vai um pouco da minha história e como me comecei a aperceber dos EV.
Esta semana foi semana de levar o carro a diesel á oficina para ir á inspeção este mês, resumindo 200€, e ainda me falta discos á frente e pastilhas.
Como qualquer um dos carros aqui em casa tem mais de 12 anos, comecei a pensar em trocar de carro e primeiro foi fazer conta á quilometragem que fazia, e estava assim repartida:
Vento diesel - 1500Km mês = 100€
Clio gasolina - 500Km mês = 40€
Depois foi ver o tipo de trajecto que ambos os carros faziam, e estava assim repartido:
Vento - Meu trabalho, Escola ir levar e buscar os miúdos, fim de semana ida e vinda a Alverca aos Sogros, compras e outras voltas, tudo num raio de 20Km de minha casa, menos as idas a Alverca que dão 50Km para cada lado.
Clio - Casa para estação da CP de Massamá para a mulher apanhar o comboio para lisboa e ir trabalhar.
A juntar a despesa da gasolina do Clio da mulher ainda faltam 60€ do passe comboio e metro.
Comecei pelos Hibridos a ver preços, visto que no meu trabalho estão a trocar carros da frota (Corsas diesel) por Yaris, e Prius para a ADM, e já lá estão 2 ZOE a substituir uns Corsa também.
Ora o Yaris podia gastar até 3.5L/100Km, muito bom uma redução boa pensei eu, ela leva para a estação de dia, e eu de noite levo para o meu trabalho, já poupamos alguma coisa, depois deparei-me com este mundo novo e fez-se luz "Ó grande burro, porque ainda não tinhas encontrado isto á mais tempo", e ai comecei a fazer contas ao que poupava e nem queria acreditar, quando comecei a falar disto á mulher ela só já via Yaris, quando viu que se podia carregar em casa por cerca de 1.50€/100Km e que se paga-se 12€ podia estacionar em lisboa por tempo ilimitado mesmo em zonas vermelhas, foi logo "então compra-se o EV mas eu levo o carro para lisboa e tu ficas com o velho" ainda não há carro e já estou excluído.
Ora quando comecei a ver e voltando a ver como podia aproveitar melhor o carro, comecei a ver o que dava para conjugar em termos de horários, ora ela indo de carro para lisboa sai ás 07:00 de casa pela A5 até ao Saldanha onde trabalha, e sai pelas 17:00 pelo que ás 17:45 está em casa, perto das portagens de Carcavelos, isto pelo jurassictest.ch dá 23Km para cada lado, 50Km por dia.
Eu vou para o trabalho pelas 20:15 e saio ás 03:40, são 17Km ida e volta sem transito, desde casa até Alcoitão/adroana.
O mais novo vamos o buscar depois de ela chegar, compras vamos juntos ao fim de semana, assim como a Alverca. por isso estas viagens todas dão para conjugar no EV, fazendo contas as isto tudo o EV deve fazer uns 2200Km por mês.
O resto dos quilómetros será feito pelo Vento como levar os dois miúdos á escola de manhã quando ela está no trabalho, e ir buscar o mais velho que ela ainda está em viagens e mais uns poucos quilómetros, estimo fazer por ai uns 200 a 300Km por mês, até trocar por outro EV e partilhar a carga de quilómetros, um fazer lisboa e alverca e outro o resto.
Posto isto se o preço que já vi de 1.5€/100Km em horário bi-horario for verdade por mês conto gastar 35€ de eletricidade, e num raio de 2Km tenho 1 PCR e 2 PCN, o PCR até vou lá muitos dias á compras, no trabalho tenho lá PCN tenho de ver se os posso utilizar.
A mulher não gostou muito do Leaf de 30kWh, vi dois esta semana no PCR de matricula TJ a carregar, achou a traseira esquisita, mas adorou o novo Leaf 2 deste ano, ora como tenho um ou dois para abate se calhar vou optar por novo ou um dos de teste drive lá mais para o fim do ano, principio de 2019.
Já vai longo o meu texto, mas esta é a minha história e de como vi que tinha sido um burro estes anos todos.
Esta semana foi semana de levar o carro a diesel á oficina para ir á inspeção este mês, resumindo 200€, e ainda me falta discos á frente e pastilhas.
Como qualquer um dos carros aqui em casa tem mais de 12 anos, comecei a pensar em trocar de carro e primeiro foi fazer conta á quilometragem que fazia, e estava assim repartida:
Vento diesel - 1500Km mês = 100€
Clio gasolina - 500Km mês = 40€
Depois foi ver o tipo de trajecto que ambos os carros faziam, e estava assim repartido:
Vento - Meu trabalho, Escola ir levar e buscar os miúdos, fim de semana ida e vinda a Alverca aos Sogros, compras e outras voltas, tudo num raio de 20Km de minha casa, menos as idas a Alverca que dão 50Km para cada lado.
Clio - Casa para estação da CP de Massamá para a mulher apanhar o comboio para lisboa e ir trabalhar.
A juntar a despesa da gasolina do Clio da mulher ainda faltam 60€ do passe comboio e metro.
Comecei pelos Hibridos a ver preços, visto que no meu trabalho estão a trocar carros da frota (Corsas diesel) por Yaris, e Prius para a ADM, e já lá estão 2 ZOE a substituir uns Corsa também.
Ora o Yaris podia gastar até 3.5L/100Km, muito bom uma redução boa pensei eu, ela leva para a estação de dia, e eu de noite levo para o meu trabalho, já poupamos alguma coisa, depois deparei-me com este mundo novo e fez-se luz "Ó grande burro, porque ainda não tinhas encontrado isto á mais tempo", e ai comecei a fazer contas ao que poupava e nem queria acreditar, quando comecei a falar disto á mulher ela só já via Yaris, quando viu que se podia carregar em casa por cerca de 1.50€/100Km e que se paga-se 12€ podia estacionar em lisboa por tempo ilimitado mesmo em zonas vermelhas, foi logo "então compra-se o EV mas eu levo o carro para lisboa e tu ficas com o velho" ainda não há carro e já estou excluído.

Ora quando comecei a ver e voltando a ver como podia aproveitar melhor o carro, comecei a ver o que dava para conjugar em termos de horários, ora ela indo de carro para lisboa sai ás 07:00 de casa pela A5 até ao Saldanha onde trabalha, e sai pelas 17:00 pelo que ás 17:45 está em casa, perto das portagens de Carcavelos, isto pelo jurassictest.ch dá 23Km para cada lado, 50Km por dia.
Eu vou para o trabalho pelas 20:15 e saio ás 03:40, são 17Km ida e volta sem transito, desde casa até Alcoitão/adroana.
O mais novo vamos o buscar depois de ela chegar, compras vamos juntos ao fim de semana, assim como a Alverca. por isso estas viagens todas dão para conjugar no EV, fazendo contas as isto tudo o EV deve fazer uns 2200Km por mês.
O resto dos quilómetros será feito pelo Vento como levar os dois miúdos á escola de manhã quando ela está no trabalho, e ir buscar o mais velho que ela ainda está em viagens e mais uns poucos quilómetros, estimo fazer por ai uns 200 a 300Km por mês, até trocar por outro EV e partilhar a carga de quilómetros, um fazer lisboa e alverca e outro o resto.
Posto isto se o preço que já vi de 1.5€/100Km em horário bi-horario for verdade por mês conto gastar 35€ de eletricidade, e num raio de 2Km tenho 1 PCR e 2 PCN, o PCR até vou lá muitos dias á compras, no trabalho tenho lá PCN tenho de ver se os posso utilizar.
A mulher não gostou muito do Leaf de 30kWh, vi dois esta semana no PCR de matricula TJ a carregar, achou a traseira esquisita, mas adorou o novo Leaf 2 deste ano, ora como tenho um ou dois para abate se calhar vou optar por novo ou um dos de teste drive lá mais para o fim do ano, principio de 2019.
Já vai longo o meu texto, mas esta é a minha história e de como vi que tinha sido um burro estes anos todos.