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É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 01:40
por hugorsf
Vivam.
Acho que é desta que me meto num elétrico.
A situação é a seguinte: fazer cerca de 80km diáriamente (casa-trabalho-casa) montijo-Lisboa. Tem de ser mesmo 100% elétrico por causa do estacionamento gratuito na EMEL.
Já algumas vezes equacionei um elétrico, mas por esta ou aquela razão acabei sempre por optar por um diesel.
Mas desta estou mesmo com vontade de ir para o elétrico.
Finalmente há um VE 100% bonito: o novo Leaf. O problema é que está mais 10k€ bonito
Não pretendo gastar 30k€ num carro elétrico sobretudo sem perceber bem como é a questão das baterias. Quanto tempo duram em média, se o "problema" principal é o desgaste ou a pura "morte", etc...).
Posto isto estou a pensar num usado. O que recomendam?
2 perguntas finais:
1 - A "cena" do aluguer das baterias como é que funciona realmente? não me preciso de preocupar mais com baterias mas tenho aquela mensalidade para o resto da vida? e quando for preciso substituem-nas sem mais encargos?
2 - Como se calcula o custo de carregar o carro em casa?
Obrigado desde já pela vossa ajuda.
Ass. um possível-quase-certo-mesmo-mesmo-com-vontade futuro ecológico

Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 10:19
por beme83
O novo LEAF está aproximadamente pelos valores do modelo anterior. Em relação ao aluguer de baterias a Nissan já não o oferece apenas a Renault. Mas com o seu perfil irá fazer mais de 25000kms ano o que ficará numa mensalidade na Renault enorme.
O preço do carregamento em casa é multiplicar o valor dos kw que carrega na bateria pelo valor de cada um. Em bi horário no horário de vazio o valor varia entre os 1.5 a 2 euros com IVA incluído.
Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 11:09
por BrunoAlves
O título devia ser "é desta que tomo uma atitude racional"
Para esses km, o aluguer de bateria na Renault fica em 120€/mês (não sei se + IVA ou já incluído) e + seguro obrigatório.
Com esses km e considerando as garantias actuais, com o novo Leaf ficas sem garantia ao fim de 6 anos e meio. Nesse tempo terias pago 11k€ de aluguer. Se alguém acha que isto faz algum sentido...
Esquece a bateria, esquece o aluguer, esquece esses mitos antigos

8 anos ou 160k km de garantia com limite de degradação salvaguardado, não há que enganar.
Em relação ao carro em si, é fazeres as contas e vês quanto poupas em relação a um fumarolas. E depois, como todos sabemos, arrependes-te de não o teres feito mais cedo eheheh
O custo da energia é tal e qual como o combustível, as em barato

Se não fizeres autoestrada fazes facilmente 13kWh/100km. Com autoestrada, 16 ou mais, depende do pé. 25000km (por ano)/ 100 X 13 X 0,11€ = 357€/ano
É fundamental ter bi-horario e carregar no vazio. Fiz as contas a 11cts
Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 11:46
por jasmim
Parabéns pela decisão. Falta referir que o novo leaf tem um tempo de espera de cerca de 6 meses.
Para os seus km diários um de 30 kWh ou mesmo de 24 kWh serve perfeitamente com a vantagem de poder poupar já, e comprar muito mais barato.
Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 12:29
por hugorsf
Não tenho dúvidas
A questão do novo é que não quero dar agora 30k€ por um carro. Vou-vos contar a estória toda para perceberem.
Neste momento tenho um carro familiar e um smart.
Eu e a minha esposa vamos para lisboa todos os dias. Ela leva o Smart e eu deixei de levar o familiar porque deixe de ter estacionamento perto da empresa. Então tenho ido de barco e tal. mas não dá. Só há de meia em meia hora e depois montes de greves e supressões, enfim... não dá! Então tenho levado o carro até quinta das conchas e depois vou de metro até o Marquês.
No final do ano passado, tirei carta de moto e a minha ideia era comprar uma moto e passar a ir de moto. Acontece que entretanto a minha esposa passou a ter veículo da empresa. E familiar! Ou seja, não faz sentido ter 3 carros.
A minha ideia inicial seria vender o familiar e o SMART, comprar a moto para ir e vir todos os dias e comprar um carro em 2ª mao baratinho só para ir buscar o miúdo e tal aqui deste lado. Andava a ver GPL, já naquela de poupar, mas se o carro era para só dar umas voltinhas também não serviria de grande coisa. nao pouparia por aí além.
Entretanto, e como referi, bateu-me na cabeça: E porque não voltar a equacionar um elétrico? Tenho estacionamento da EMEL de borla, assim pago o mesmo de portagem que com a moto, e volto a ter a mobilidade que tinha.
Agora isso se couber no orçamento.
E o orçamento, consigo esticá-lo (porque vou ter mais mobilidade e isso tudo) até à roda dos 15k€, que julgo só dará para um mk1. Mas queria um mk2 pelo que tneho lido por aqui, compensa a diferença. Se a minha esposa não tivesse agora carro familiar com km e tal, se calhar ainda equacionava um novo, mas assim, não vale a pena ter 2 carros familiares. Bem vistas as coisas até um clone (já agora, a que é que chamam clone exatamente

) daria, mas tenho lido que o mais fiável é mesmo os leaf... não sei...

Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 13:17
por jasmim
Clone = Misubishi IMIEV / Peugeot ION / Citroen c-zero
Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 13:36
por hugorsf
E é clone porque? A tecnologia é a mesma do leaf?
A fiabilidade e degradação das baterias é a mesma do leaf?
E já agora: é possível comprar uma bateria nova para qualquer dos leaf? Por quanto?
Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 13:47
por jfr2006
É clone, porque o Mitsubishi I-Miev, Peugeot Ion e Citroen C0 são todos o mesmo carro (são clones um do outro), só muda o símbolo de fora e uma ou outra coisita lá dentro.
A bateria dos Leaf neste momento custa 5000€+IVA entregando a antiga. Mas a não ser que vá comprar um Leaf com a bateria muito degradada e fora do período de garantia da mesma, é algo que não vale a pena preocupar-se

Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 15:33
por hugorsf
jfr2006 Escreveu: ↑10 jun 2018, 13:47
É clone, porque o Mitsubishi I-Miev, Peugeot Ion e Citroen C0 são todos o mesmo carro (são clones um do outro), só muda o símbolo de fora e uma ou outra coisita lá dentro.
A bateria dos Leaf neste momento custa 5000€+IVA entregando a antiga. Mas a não ser que vá comprar um Leaf com a bateria muito degradada e fora do período de garantia da mesma, é algo que não vale a pena preocupar-se
Obrigado pelo esclarecimento. Mas a bateria (e o resto) desses clones é fiável como a dos leaf? Qual o máximo de autonomia
destes clones?
Re: É desta que me desgraço :)
Enviado: 10 jun 2018, 16:51
por jfr2006
Em relação à bateria dos clones, tens aí alguns DB onde poderás pesquisar essa informação. Neste aspecto, não te posso ajudar muito, pois pouco sei dos clones, para além de que é possível usar o A/C para arrefecer a bateria dos mesmos aquando estão a fazer cargas rápidas.