AVISO USADOS - RESET BARRAS DO LEAF (BMS/LBC)
Enviado: 08 jul 2018, 11:26
Procurei neste forum e não encontrei quem tenha mencionado este assunto.
Quem compra um Nissan Leaf usado (mesmo num concessionário Nissan) deve efectuar um procedimento com a APP SPYLEAF para verificar que não foi feito um reset ao controlador da bateria ( LBC) , adulterando o estado da bateria do VE.
O processo não é simples de verificar, antes de comprar o carro, pois obriga a algumas comparações da performance/desgaste da bateria,
O caso Leaf #2222
Em 2014 a Jennifer Bradbury comprou um leaf usado de 24khw com 12 barras de bateria num stand Nissan, viatura certificada.
Apos algum tempo e a perder á media de 1 barra por mes, Jennifer Bradburye colocou facebook a sua situação e teve a sorte de um tecnico da Nissan na sua cidade observar o seu "estranho caso de degradação de bateria "
Este tecnico pediu o numero de identificação da viatura (VIN) e através do Nissan Warranty Tracking program observou que tinham feito RESET ao LBC e as BARRAS do Leaf mostravam 12 barras na altura da compra.
Quem foi ainda hoje é um mistério, ou não se sabe se foi propositado, visto que a viatura foi vendida num leilão e acabou no stand de venda automóvel.
A) 1 dono da viatura
B) Nissan
C) Stand/concessionario
Apos este caso já muitas outras situações foram reportadas no forum mynissanleaf de situações semelhantes (basta googlar) em que foi feito o reset ao controlador da bateria, este procedimento apenas deve ser efectuado quando a bateria é substituída.
Quem quizer ler toda historia (merece ser lida) tem aqui o link http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=18539
Quem compra um Nissan Leaf usado (mesmo num concessionário Nissan) deve efectuar um procedimento com a APP SPYLEAF para verificar que não foi feito um reset ao controlador da bateria ( LBC) , adulterando o estado da bateria do VE.
O processo não é simples de verificar, antes de comprar o carro, pois obriga a algumas comparações da performance/desgaste da bateria,
O caso Leaf #2222
Em 2014 a Jennifer Bradbury comprou um leaf usado de 24khw com 12 barras de bateria num stand Nissan, viatura certificada.
Apos algum tempo e a perder á media de 1 barra por mes, Jennifer Bradburye colocou facebook a sua situação e teve a sorte de um tecnico da Nissan na sua cidade observar o seu "estranho caso de degradação de bateria "
Este tecnico pediu o numero de identificação da viatura (VIN) e através do Nissan Warranty Tracking program observou que tinham feito RESET ao LBC e as BARRAS do Leaf mostravam 12 barras na altura da compra.
Quem foi ainda hoje é um mistério, ou não se sabe se foi propositado, visto que a viatura foi vendida num leilão e acabou no stand de venda automóvel.
A) 1 dono da viatura
B) Nissan
C) Stand/concessionario
“If you PM me your vin number I can run it thru DCS (Nissan Warranty Tracking program) You might have some legs to stand on. In order for a LEAF to be sold as a certified car it has to have 11 bars at minimum. A dealer with a somewhat knowledgeable tech would be the only one’s that could reset a degradation meter like that. All the battery info is stored within the battery controller and it uses long term readings to decide what is illuminated on the dash. Something funny is going on.”
Outros utilizadores do forum myNissanleaf , aprofundaram a investigação e o historial do carro, e a viatura ja tinha perdido 3 barra em 2013, o utilizador original chama-se omkar e até tinha reportado o estado da bateria.“The certified safety inspection should of shown the LBC had been reset by not allowing a battery report to be printed.”
Quando Jennifer Bradbury bem aconselhada se preparava entrar com um advogado no caso por burla, eis que foi pedido para ser feito um teste á viatura na Nissan e por conveniência ou coincidência o leaf #222 perdeu a 4 barra durante um teste e foi-lhe fornecida uma nova bateria ao abrigo da garantia.I had a SoCal 3 bar loser:
Car 222 omkar Irvine, CA
3 bars lost at 35 months (11/19/2013) / 33,700 miles
2 bars lost at 29 months (5/25/2013) / 29,500 miles
1 bar lost at 20 months (9/5/2012) / 19,000 miles
Apos este caso já muitas outras situações foram reportadas no forum mynissanleaf de situações semelhantes (basta googlar) em que foi feito o reset ao controlador da bateria, este procedimento apenas deve ser efectuado quando a bateria é substituída.
Quem quizer ler toda historia (merece ser lida) tem aqui o link http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?t=18539