Compra de Leaf

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Compra de Leaf

Mensagem por ramscosta » 09 out 2018, 21:59

psi20 Escreveu:
09 out 2018, 16:53
Fil Escreveu:
09 out 2018, 16:02
Bem vindo!
Na minha opinião, tendo 2 carros e onde carregar em casa, não faz sentido comprar um híbrido.

A ideia do leaf 30kWh parece-me a ideal para o referido, contudo, se tiver disponibilidade para chegar aos 40kWh o mais provável é tocar pouco no outro carro após essa compra. Em termos económicos, a opção mais acertada parece ser os 30kWh, em termos de futuro os 40kWh dão margem para se libertarem mais cedo dos combustíveis fósseis.

Para se gastar o mínimo possível, os 24kWh chegam para o percurso referido, vai no entanto ficar curto para umas voltas extras com pouca ou fraca rede.

O problema aqui, é que 90% dos foristas acham que o VE é só para o dia a dia e que depois vão andar no outro carro nas viagens maiores, coisa que rapidamente deixa de ser uma realidade, quando se apercebem da diferença abismal de custos, daí o pessoal sugerir sempre a gama acima.

Bom, seja qual for a marca ou o modelo, o importante é que seja 100% eléctrico, porque está visto que todas as opções são boas.

Boa sorte na escolha.
malta não se esqueçam que o inverno é rigoroso na zona do user em questão...
Ok passou-me algo ou lado ou não...

A questão da temperatura altera autonomia?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Compra de Leaf

Mensagem por Fil » 09 out 2018, 22:19

Muito muito frio encolhe um pouco a bateria, mas o maior consumo advém do aquecimento (arrefecimento é pacífico). Aconselhamos sempre a aquecer o carro enquanto ligado à tomada, depois gasta menos a manter. Seja como for, 60 klms é uma brincadeira no parque, a não ser que fosse a subir à torre todos os dias.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Compra de Leaf

Mensagem por jfr2006 » 09 out 2018, 23:07

Apenas para acrescentar a minha experiência, dado que este verão fiz 4 vezes a viagem Condeixa-Guarda e Guarda-Condeixa (esta é mais pacifica).

Para a viagem Condeixa-Guarda, optei ir por Viseu, onde parei para carregar no posto de Repeses (22kW, 6KW utilizáveis pelo Leaf). De Viseu saí sempre com cerca de 80%, tendo gasto perto de 9~10% até Mangualde. Ou seja, é como sair de Mangualde com 70%, sendo que por norma chegava à Guarda com 24~30%...

De salientar o seguinte: a subida do antigo IP5 consome entre 9 a 12%, dependendo muito da velocidade. Como quando chegava antes da subida e via que tinha margem, por norma abusava um bocado na velocidade. No Inverno é de esperar um consumo um bocado maior.

O Leaf é de 30kWh e terá uma degradação estimada de alguns 3~4% ;)

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Compra de Leaf

Mensagem por psi20 » 10 out 2018, 10:10

Fil Escreveu:
09 out 2018, 22:19
Muito muito frio encolhe um pouco a bateria, mas o maior consumo advém do aquecimento (arrefecimento é pacífico). Aconselhamos sempre a aquecer o carro enquanto ligado à tomada, depois gasta menos a manter. Seja como for, 60 klms é uma brincadeira no parque, a não ser que fosse a subir à torre todos os dias.
olha que não fica lá muito longe...
subir todos os dias dos 200m aos 1000m é obra, claro que a regeneração no regresso ajuda contudo por experiência própria o BEV será muito rapidamente o carro para todo o serviço, e 24kwh é curto para a beira interior.

Aqui não temos planícies, nem temperaturas amenas no inverno (por exemplo de manha este mês tenho registado temperaturas de 6 graus aqui na Guarda) e claro não temos PCR nas AE e a rede mobi.e encontra-se degradada

A minha sugestão, no mínimo um BEV com 30kwh de bateria, vá 28kwh para incluir o IONIC :mrgreen:

Avatar do Utilizador
psi20
Proprietário Fluence
Mensagens: 213
Registado: 11 nov 2013, 19:06
Data de fabrico: 07 jan 2016
Capacidade bateria: 35Ah
Localização: Guarda

Re: Compra de Leaf

Mensagem por psi20 » 10 out 2018, 11:15

Refiz a tua simulação colocando parâmetros mais ajustados.

no leaf reduzi a capacidade da bateria para 19kwh (capacidade util de 22kw + degradação +- 14%)
no volt/ampera reduzi a capacidade da bateria para 15kwh

Adicionei 2.000w em acessórios (aquecimento e afins) em ambos.

Imagem

Imagem

Os valores obtidos estão mais de acordo com a experiência que tinha com o Fluence.

Nos teus cenários achei estranho o LEAF Mk1 acabar com as mesmas % de SOC que os concorrentes mais novos e indicar uma autonomia maior...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Compra de Leaf

Mensagem por Fil » 10 out 2018, 17:16

Caro psi, o colega já referiu que não pretende híbridos, até porque já tem um. O fluence não se compara a um leaf mk2, e o colega já referiu que tem outro carro que já é híbrido, que sentido faria ir comprar mais um para 60 klms diários?

Segundo ponto, o volt/ampera nunca tem 15 kWh úteis de bateria, tem no máximo 10kWh em novo, a bateria é de 16kWh, mas só 10 podem ser utilizados, logo os valores que coloca estão totalmente errados, além de que com esse carro faria apenas manutenção no Porto ou em Lisboa, pagaria iuc (100 e tal € por ano), e teria todos os custos que já tem no actual, e ainda gastaria gasolina, não me parece lógico. Com o consumo que aí está, o volt/ampera não faria mais de 48 klms saindo carregado a 100%, a partir daí só com gasolina ou nova carga.

Sei que subir dos 200 aos 1000 puxa pela bateria, mas subir aos 2000 da serra da estrela não tem nada a ver, como é óbvio, e mesmo nessas condições os leafs de 24kWh fazem 60 klms, só a subir e a descer.

Concordo no entanto com os 30kWh, porque mais tarde vai querer muito mais e depois não tem, e sabemos que a degradação é inevitável. Não podemos é misturar modelos mais antigos com mais recentes, porque são coisas muito diferentes, especialmente na degradação.

O ioniq é claramente o melhor modelo dentro dos 30kWh, mas os preços também são diferentes. Decisões que se têm de tomar ;)

ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Compra de Leaf

Mensagem por ramscosta » 14 out 2018, 12:25

Explorando um pouco mais, mais dúvidas aparecem...

Neste momento tenho 5 hipoteses em aberto:
  • Leaf 30kwh - usado
  • Leaf 40kwh - usado
  • Ionic 28kwh - usado
  • Leaf 40kwh - Novo (entrega Dezembro/Janeiro - incentivo estado 2019?)
  • Ionic 28kwh - novo (disseram que vindo o carro é logo matriculado mesmo que seja a 30 de Dezembro - há stock para entrega em 2 ou 3 semanas...)
Sei que estamos a falar de valores completamente diferentes.
Apenas pondero comprar novo se as propostas de usados não "compensarem" e continuar a haver incentivo do estado - Aí espero mais uns dias e compro em 2019...

Mas do que vou lendo surgem mais duvidas e neste momento estou bastante indeciso entre Leaf e Ionic...

Isto porque segundo o WLTP (ou será a EPA? Ja não sei...), o Leaf 40kwh tem cerca de 270km de autonomia. Já o Ionic tem aprox. 230km...
Ionic ganha ao nível de carregamento de bateria+ refrigeração (carregamentos rápidos para viagens mais longas que provavelmente não vou fazer...)
O Leaf de 40kwh tem mais potência (ao nível de velocidade costumo andar sempre dentro dos limites)..

Mas como expliquei o meu percurso é com alterações grandes de altitude, logo mais Cv - esforço?

Quem poder ajudar agradeço. Provavelmente disse algumas coisas erradas que se puderem corrigir :)

Obrigado

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Compra de Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 14 out 2018, 12:52

Estás a colocar na mesa valores muito díspares. Assim é difícil :)
Se consideras o Leaf novo, eu não considerava o ioniq novo. Tenho um ioniq e acho honestamente que é o melhor carro dessa lista, mas é estupidamente caro em novo. Por esse preço, o Leaf40. A autonomia conta muito e o Leaf dá-te mais 80km facilmente.

O Leaf de 30kWh é o mais barato que consegues encontrar agora, é uma boa alternativa.
Acima do preço desse, ioniq importado sem qualquer dúvida.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Compra de Leaf

Mensagem por ramscosta » 14 out 2018, 13:07

Sim, eu sei que estamos a falar de vaores completamente diferentes...

O Leaf 30kwh usado pode haver diferença de cerca de 5k pro Ionic usado... 5k da para muito "combustível. Claro que IONIC + recente +equipamento etc...

Pensando em Ionic usado vs Leaf novo.. são tipo mais 5k de diferença....

Ionic novo vs Leaf novo = +3 a 4k.

Mas lá está, ainda nao esta descartado o Leaf 30kw. Provavelmente a escolha vai recair nele, a não ser que apareçam por valores absurdos...

É só mesmo questão de perceber garantias (de usados...) vs garantias novos.

Sendo que tenho Hybrido para as viagens longas, que como é logico não quero enconstar totalmente...

Ja agora algum comparativo de Leaf 30 vs 40 ??

Obrigado

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Compra de Leaf

Mensagem por BrunoAlves » 14 out 2018, 15:51

São ~~11kWh em novo a mais pelo que tenho lido, pelo que em condições muito favoráveis poderás fazer mais 90-100km no Leaf2.
Mais tecnologia (ProPilot, e-Pedal)
Aspecto mais consensual (eu por acaso acho o novo vulgar, passo a vida a confundi-lo com o Micra :? )
Também tenho lido que há quem o ache um pouco mais eficiente que o anterior

Do lado negativo tens o rapidgate. Parafraseando o VETL “o Leaf 30kWh é um bicho a carregar” :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”