Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
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Nonnus
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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por Nonnus » 20 dez 2018, 10:57

pemifer Escreveu:
19 dez 2018, 19:13
Mas, provavelmente, em casa não poderá aproveitar o carregamento a 6kw. Só em alguns PCNs.
Acaba por ser um extra de utilidade muito especifica.
Não concordo com esta ideia. Eu tenho 6.9kva contratados e consigo carregar a 6.6kW o que faz com que o carro carregue em 5 horas dos 0% aos 100%, já com o balanceamento das células que é cerca de 40 minutos.

Como foi dito mais atrás em cerca de 2 horas consegue-se carregar o suficiente para percorrer 100km, não acho que seja para casos específicos, basta adaptar a nossa instalação eléctrica a realidade de ter um VE e querer tirar o máximo partido dele.

Acho mesmo uma mais valia comprar um carro com carregador de 6.6kW.
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Spin
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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por Spin » 20 dez 2018, 12:03

claudiaribeiro Escreveu:
19 dez 2018, 14:49
...
Estou dividida, entre os carros abaixo indicados por qual escolhiam (partindo do pressuposto que ambos estão em boas condições)?
Os valores pecerem ser justos?

Leaf Acenta 2016 - 15750€
40.000Km
12/12 barras da bateria

ou

Leaf Teckna 2015 - 16750€
25.000Km
12/12 barras da bateria

Obrigada
Como não sei data do 1º registo de matrícula, vou admitir que são ambos do mês 12.
Se estimar fazer até 20.000km/ano, a melhor opção recaí no Acenta.
Caso estime fazer 30.000km/ano ou superior, a melhor opção será o Tekna.
Considerando que ambos trazem carregador de 6.6kW.
Não considerei o nível de equipamento, porque depende do gosto pessoal na sua valorização. O enfoque foi somente na garantia das baterias (5anos ou 100.000km).

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pemifer
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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por pemifer » 20 dez 2018, 12:40

Carregador de 6,6kw - corresponde a uma intensidade de carregamento máxima de 30A. Terá de mandar instalar um circuito próprio para carregar. Os circuitos normais das casas estão preparados para o máximo 16A. Terá de instalar uma tomada de 32A, ou uma wallbox, com respetivo disjuntor de 32A e cablagem que aguente 32A.
Carregador de 3,3kW - corresponde a uma intensidade de carregamento de 15A. Pode carregar em qualquer tomada embora seja aconselhável ter uma tomada de melhor qualidade.
Como disse, e repito, o carregador de 6,6 é para casos muito específicos.

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noway
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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por noway » 20 dez 2018, 13:23

Não esquecer que os VEs agora tem packs maiores e o normal será terem >40kWh nos próximos tempos. Se é para mudar, ao menos que se prepare a garagem para carregar com >20A. Mais tarde irão agradecer essa decisão.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por frankesousa » 20 dez 2018, 14:04

pemifer Escreveu:
20 dez 2018, 12:40
Carregador de 6,6kw - corresponde a uma intensidade de carregamento máxima de 30A. Terá de mandar instalar um circuito próprio para carregar. Os circuitos normais das casas estão preparados para o máximo 16A. Terá de instalar uma tomada de 32A, ou uma wallbox, com respetivo disjuntor de 32A e cablagem que aguente 32A.
Carregador de 3,3kW - corresponde a uma intensidade de carregamento de 15A. Pode carregar em qualquer tomada embora seja aconselhável ter uma tomada de melhor qualidade.
Como disse, e repito, o carregador de 6,6 é para casos muito específicos.
Atenção que não sei qual o nível de conhecimento do autor do tópico e de quem vem aqui ler para comprar o 1º eléctrico. Não temos todos estudos nestas areas (mas muitos dos 1ºs donos dos VE terão, como eu e muitos user mais antigos deste forum também).

Por isso, não diga isso assim dessa maneira porque a mensagem que está a passar (errada) é a seguinte:
Se o carro tiver carregador de 6.6kW vai sempre carregar a 30A e por isso vai necessitar de alterar a instalação eléctrica de casa e/ou instalar equipamentos adicionais caros
-> Não é verdade

Para esclarecer bem, mesmo com carregador interno de 6.6kW
-> Pode continuar a carregar com o EVSE standard a 10A numa ficha de 16A "normal"
-> Pode carregar a 16A num posto publico de 3.7kW
-> Pode carregar a 30A num posto publico com >= 7.4kW
-> Se "só" comprar um cabo type2 (para os PCN) de 16A e ligar a um posto de 32A o cabo não vai derreter, o posto encarrega-se de "medir" o cabo e vai debitar só uns 20A no máximo.
-> Pode (com um EVSE diferente/ wallbox) carregar de 6 a 32A em incremento de 1A (6 ,7, 8 .... 31, 32A)

pemifer Desculpa estar a insistir mas é só para tentar manter os users o melhor informados possíveis ;)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por mjr » 20 dez 2018, 14:42

Eu tenho a experiência de ter um Leaf com carregador de 16A e outro de 30A e os 30A fazem muita diferença. E nunca precisei de carregar em casa a mais de 16A, mas fora de casa houve várias situações onde me deu muito jeito ter os 30A.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por pemifer » 20 dez 2018, 16:32

Ok! Vou corrigir o que disse antes.
Para casos específicos como o meu, que nunca uso PCNs e em casa tenho disponível para o carro uma tomada normal, o carregador de 6,6kw não é necessário.
Devo ter carregado 1 ou 2 vezes em PCN mas NUNCA carreguei a mais de 16A.
O meu carro tem carregador até 6,6 mas NUNCA foi usado acima de 3,3.

Já agora, para ajudar a criadora do tópico.
Este é um carro americano com carregador de 6kw (os europeus não têm a linha de 120V; portanto terão 2 linhas em vez de 3)
Imagem


Este é um carro americano com carregador de 3kw (os europeus não têm a linha de 120V; portanto terão 1 linha em vez de 2)
Imagem

Edit:
Consultar o manual na página 153 (ou 2-28) imagem 1. Carro com carregador de apenas 3kw.
viewtopic.php?t=475#p2301

quide
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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por quide » 05 mai 2019, 07:30

Viva,

De modo a preservar mais a saúde da bateria é melhor carregar com menor amperagem (10 ou 16A) ou não é significativo se usarmos em casa sempre p.e. 7.4kW?

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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por mjr » 05 mai 2019, 08:48

A carga em AC é sempre a correntes muito baixas para a bateria pelo que não haverá qualquer diferença ao nível da degradação.
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Re: Cuidados a ter ao comprar um Leaf usado

Mensagem por frankesousa » 06 mai 2019, 09:07

quide Escreveu:
05 mai 2019, 07:30
Viva,

De modo a preservar mais a saúde da bateria é melhor carregar com menor amperagem (10 ou 16A) ou não é significativo se usarmos em casa sempre p.e. 7.4kW?
Para ser correto, o carregamento a 32A pode aumentar ligeiramente a degradação, não porque a corrente de carga seja relevante, mas porque se não tomar cuidados com as horas de carga e o carro acabar de carregar ainda muito cedo na madrugada (a 100% de SOC) ficará várias horas a 100%. Só por isso.

Penso estar provado que as baterias não gostam (degradam) de estar a 100% muito tempo seguido.
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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