frankesousa Escreveu: ↑06 mai 2019, 12:26
Bem, isso não tenho capacidade para responder assim facilmente
A minha pergunta não foi inocente
Serviu para abrir-mos uma caixa de pandora.
Neste ano meio de recolha de informação acerca de VE´s tenho ficado com ideia que os carregamentos a 100% e o manter o carro a 100% por "longos períodos" será dos factores que menos contribuem para a degradação da bateria. Na realidade poucos serão os VE´s que realmente carregam os 100% reais, alias penso que actualmente não haverá nenhum. Por exemplo, eu nos vários testes de tomada que já fiz ao meu Leaf de 30kWh nunca consegui meter mais de 28kWh. Das duas, uma, ou o Leaf de 30 tem apenas tem 28, ou a Nissan deixou um reserva de 2 kWh para na realidade a bateria nunca atingir os 100%, da mesma maneira que os 0% na realidade não o são.
Recentemente ficamos a saber por exemplo que o e-Tron tem uma bateria de 95kWh, mas na realidade só usa 84kWh. Ora isto não é feito por acaso (alias nesta industria nada é feito por acaso), quando o carro mostrar os 100% de carga, na realidade, se as contas não me falham só tem 88%, ainda existe muito espaço livre na células, logo estar carregado a 100% por longos períodos de tempo na realidade não o é.
Vamos pegar no teu carro, no meu, e no do LuisG, todos Leaf de 30kWh.
Deduzo que evites os carregamentos a 100% e que tenhas esse cuidado de não deixar o teu carro a 100% por "longos períodos de tempo". O teu carro neste momento tem cerca de ~65000km e é de 2016 com um SOH de 89%
O carro do Luis G faz todos os dias carregamentos a 100%, fez ~90000km em 23 meses é de 2017 e esta com um SOH de 91%
O meu faz todos os dias carregamentos a 100%, fez ~75000km em 20 meses é de 2017 e a ultima vez que vi estava com um SOH de 92%
Repara que o teu carro tem menos km, logo menos ciclos de carga e no entanto tem mais degradação (embora uma coisa mínima) que os nossos e os nossos não podem gozar desse cuidado de evitar os 100%.
Eu na minha maneira de ver existem factores com maior influencia na degradação da bateria. É as temperaturas altas e o nº ciclos de carga, versus tempo de utilização (anos).