Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por Apr » 13 fev 2019, 14:03

kony76 Escreveu:
13 fev 2019, 09:26

[...] qual é o mais conveniente. Carregar à velocidade mais lenta ou mais rápida?

É mais conveniente aquela que falhe menos. Na minha experiencia pessoal prefiro cargas mais rápidas por 2 motivos: disponibilidade - usar o carro numa situação inesperada e eficiência na carga.

Se olharmos para a evolução da temperatura do pack em cargas lentas, a mais rapida aquece mais, é um facto. Para mim não é razão suficiente para abdicar dos fatores de conveniencia que enumerei acima.

Mas eu tenho um 24kWh se tivesse um de 40kWh iria certamente adaptar-me à nova realidade.

Em relação ao EVSE, e dados os valores envolvidos podes esperar um pouco e ver o que faz mais sentido para o dia a dia, qualquer uma das opções é boa.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por kony76 » 13 fev 2019, 14:34

Apr Escreveu:
13 fev 2019, 14:03

É mais conveniente aquela que falhe menos. Na minha experiencia pessoal prefiro cargas mais rápidas por 2 motivos: disponibilidade - usar o carro numa situação inesperada e eficiência na carga.
A ideia que tenho, é de facto carregar a 20A. Julgo que esse aquecimento maior face aos 10A, não terá impacto significativa na durabilidade da bateria. Ou terá?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por Apr » 13 fev 2019, 19:46

Acho que o efeito da temperatura nas cargas lentas é desprezável.

smashermarques
Mensagens: 14
Registado: 10 fev 2019, 20:15
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por smashermarques » 14 fev 2019, 00:25

Hoje estive novamente a analisar a situação da passagem de fio do apartamento para a garagem e com a instalação que está feita é impossivel. O único tubo do 1 ao 0 e do 0 ao -1 é para passar 3 fios “simples”.
Solução? Passar a ligação eléctrica pela caixa de escadas. Fazendo para isso uma calha a toda a altura que me sirva não só a mim como a todos os outros que de futuro queiram fazer a ligacao. Mesmo com toda a mão de obra o orçamento que me deram foi em conta a meu ver.
Problema? Obter aprovação do meus vizinhos todos :D
mjr Escreveu:
12 fev 2019, 22:26
O Leaf permite programar o início e o fim da carga.
Boa! So por curiosidade, essa carga pode ser programado pela app ou só no carro?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por mjr » 14 fev 2019, 00:35

Na app só consegues forçar o início da carga, a programação tem de ser no carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por migle » 14 fev 2019, 01:05

smashermarques Escreveu:
14 fev 2019, 00:25
Problema? Obter aprovação do meus vizinhos todos :D
O que pretendes é utilizar uma parte comum para fazer passar o teu fio. A legislação acautela essa situação. Não é como outra obra. Penso que a tua situação se enquadra no número 2 do Art.º 29. Isso significa que o condomínio só se pode opor, não porque lhes apetece, mas apenas nos 3 casos indicados nas três alíneas do número 3. Para mais, tem pouco tempo para organizar uma reunião da assembleia e opor-se.

Tu, pelo contrário, só tens o dever de informar, isto é: não tens de esperar uma reunião da assembleia para pedir que seja aprovado. Já se vê que esta lei faz a balança pender claramente para um dos lados. Finalmente, caso se oponha, está a condenar-se a si próprio, porque o que te proibirem a ti, vai-se aplicar a todos.

Espero que corra bem. Vai em frente. Sei de quem o tenha feito (na coluna de serviços) sem a preocupação louvável que tens de usar uma calha que sirva para todos, e apenas informando o condomínio por carta.

A minuta disponível na página da UVE é mais adequada para a situação de um posto ligado à electricidade do condomínio com contador. Seria preciso adaptar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por jfr2006 » 14 fev 2019, 01:07

smashermarques Escreveu:
14 fev 2019, 00:25

Boa! So por curiosidade, essa carga pode ser programado pela app ou só no carro?
No de 30kWh é possível programar só a hora de término, de forma que ele começa automaticamente de forma a que a essa hora esteja a chegar aos 100%.. No de 40kWh, aparentemente já não dá para fazer isso, sendo só possível programar a hora de começo de de fim...

ExistingJellyfish
Mensagens: 52
Registado: 13 fev 2019, 23:47

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por ExistingJellyfish » 14 fev 2019, 02:10

smashermarques Escreveu:
12 fev 2019, 00:53
(...)
Em relação à compra, já pedi uma cotação num stand e deram-me como “melhor preço de todos” 34.500€ para um N-Connecta com pintura metalizado como extra.
É de facto o “melhor preço” ou vale a pena ir dar uma volta a mais stands?

Desde já obrigado!
Boas

Estou neste momento numa situação semelhante. Estou a ponderar avançar para um leaf n-connecta, a proposta que recebi até agora (primeira) foi de 35k com a pintura metalizada e 3 anos de manutenção no Entreposto Rotor no Porto. Algum sítio melhor para comprar e com mais vantagens?

smashermarques
Mensagens: 14
Registado: 10 fev 2019, 20:15
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por smashermarques » 14 fev 2019, 14:07

migle Escreveu:
14 fev 2019, 01:05
smashermarques Escreveu:
14 fev 2019, 00:25
Problema? Obter aprovação do meus vizinhos todos :D
O que pretendes é utilizar uma parte comum para fazer passar o teu fio. A legislação acautela essa situação. Não é como outra obra. Penso que a tua situação se enquadra no número 2 do Art.º 29. Isso significa que o condomínio só se pode opor, não porque lhes apetece, mas apenas nos 3 casos indicados nas três alíneas do número 3. Para mais, tem pouco tempo para organizar uma reunião da assembleia e opor-se.

Tu, pelo contrário, só tens o dever de informar, isto é: não tens de esperar uma reunião da assembleia para pedir que seja aprovado. Já se vê que esta lei faz a balança pender claramente para um dos lados. Finalmente, caso se oponha, está a condenar-se a si próprio, porque o que te proibirem a ti, vai-se aplicar a todos.

Espero que corra bem. Vai em frente. Sei de quem o tenha feito (na coluna de serviços) sem a preocupação louvável que tens de usar uma calha que sirva para todos, e apenas informando o condomínio por carta.

A minuta disponível na página da UVE é mais adequada para a situação de um posto ligado à electricidade do condomínio com contador. Seria preciso adaptar.
Eu espero não precisar de falar de decretos de lei e afins. Porque problemas com vizinhos são sempre escusados...
O administrador de condomínio mostrou-se receptivo e ele próprio já havia pensado no assunto. Mas quando falamos ele tinha era sugerido usar a coluna “comum” onde a EDP passa a luz até aos andares. Mas segundo o meu electricista é ilegal fazer isso, dai a necessidade de fazer uma calha na zona das escadas do 7° ao -1...

Sobre os artigos que referes, a alínea c do número 3 assusta-me:
c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada elétrica coloque em risco efetivo a segurança de pessoas ou bens ou prejudique a linha arquitetónica do edifício.
É que efectivamente o que está aqui em causa é acrescentar uma calha à caixa de escadas e isso pode ser considerado como prejudicial à linha arquitetônica não?

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Compra Leaf - WallBox e Concessionário

Mensagem por jfr2006 » 14 fev 2019, 16:05

Acho que a linha arquitectónica refere-se apenas ao exterior do prédio...

Mas não vou jurar.

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”