Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
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Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Boa tarde a todos,
Estou a semanas de receber um PHEV com bateria de 14,7kW. Este já vem de fábrica com o BMW Flexible Fast Charge.
Desloco-me com frequência ao interior do país (Ribatejo) e tenho a necessidade de efetuar carregamentos sem alterar o esquema elétrico atual desta habitação. Apesar de já ter efetuado várias pesquisas continuo sem ter a certeza da melhor solução...
A zona de carregamento está afastada cerca de 10mt da habitação e esta equipada com o quadro elétrico que encontram na foto.
Existe alguma questão se segurança a salvaguardar para poder efetuar o carregamento?
Estava a pensar adicionar um disjuntor de 24A o que em teoria permite carregar a ~5.4kW.
Será melhor instalar uma ficha Greenup, ou a tomada normal serve o propósito sem colocar em causa a segurança?
Obrigado pela ajuda (e desculpem a minha falta de conhecimento nestes temas)!
Estou a semanas de receber um PHEV com bateria de 14,7kW. Este já vem de fábrica com o BMW Flexible Fast Charge.
Desloco-me com frequência ao interior do país (Ribatejo) e tenho a necessidade de efetuar carregamentos sem alterar o esquema elétrico atual desta habitação. Apesar de já ter efetuado várias pesquisas continuo sem ter a certeza da melhor solução...
A zona de carregamento está afastada cerca de 10mt da habitação e esta equipada com o quadro elétrico que encontram na foto.
Existe alguma questão se segurança a salvaguardar para poder efetuar o carregamento?
Estava a pensar adicionar um disjuntor de 24A o que em teoria permite carregar a ~5.4kW.
Será melhor instalar uma ficha Greenup, ou a tomada normal serve o propósito sem colocar em causa a segurança?
Obrigado pela ajuda (e desculpem a minha falta de conhecimento nestes temas)!
Última edição por JoaoNuno em 30 mar 2023, 09:33, editado 1 vez no total.
- frankesousa
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Para essa bateria, carga de 10A ou até 16A deverá ser suficiente para uma utilização normal (carga noturna).
Para essas potências, qualquer tomada faz o serviço (se mantiver a carga até aos 13A pode mesmo ser em qualquer tomada sem problema).
Mas, isto requer ter um EVSE com essa possibilidade de regulação, ou mesmo o carro dar para fazer isso.
Nota: não se consegue ver a imagem
Para essas potências, qualquer tomada faz o serviço (se mantiver a carga até aos 13A pode mesmo ser em qualquer tomada sem problema).
Mas, isto requer ter um EVSE com essa possibilidade de regulação, ou mesmo o carro dar para fazer isso.
Nota: não se consegue ver a imagem
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
@franksousa,
Pois, acontece que nem o vendedor me sabe confirmar se o EVSE que vem com a viatura permite ou não regular os amperes!
Vou esperar receber o carro e depois fazer uns testes para perceber o comportamento de carga.
PS: Já corrigi a imagem! Obrigado pelo alerta.
Pois, acontece que nem o vendedor me sabe confirmar se o EVSE que vem com a viatura permite ou não regular os amperes!
Vou esperar receber o carro e depois fazer uns testes para perceber o comportamento de carga.
PS: Já corrigi a imagem! Obrigado pelo alerta.
- BrunoAlves
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Esse quadro é o da casa ou é um quadro secundário que está na zona de carregamento?
Se for o segundo (que deve ser), é importante perceber qual é o disjuntor no quadro principal que protege o circuito desse quadro. Esse é que vai determinar qual a corrente que pode "puxar".
Se o carro trouxer um EVSE para carga doméstica (normalmente trazem) o normal é ser de 10A e isso pode ser usado nas condições actuais numa tomada normal (eventualmente substituindo a tomada por uma de melhor qualidade).
Mas mesmo que não traga um EVSE e que precise de se desenrascar, facilmente e de um dia para o outro arranja um EVSE aftermarket para passar a carregar em tomada normal. Até o LIDL já tem equipamentos para carga de VEs
Qual é o PHEV? Suporta carga a mais de 16A?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
BrunoAlves,Qual é o PHEV? Suporta carga a mais de 16A?
Estou à espera do BMW 225e xDrive Active Tourer.
Supostamente a velocidade de carga vai até 7.4kW pelo que acredito que suporte até 32A.
Vou verificar qual é o disjuntor no quadro principal (não me lembrei que existe um quadro a montante )
Relativamente ao EVSE apenas sei que é o BMW Fast Charge! Numa pesquisa online parece que suporta até 16A em tomadas CEE monofásicas.
As tomadas nessa zona estão dentro de casa (tertúlia) pelo que tenho de criar condições para trazer para o exterior.
Para já e tratando-se de um PHEV creio que uma extensão adaptadora schuko fêmea - ficha CEE 16A resolve...
Alguma sugestão, considerando que possa trocar para um BEV daqui a 2 anos?
Obrigado!
- BrunoAlves
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Se for o "Flexible Fast Charger" será de 10A em tomada schucko e até 16A com a "ponta" de tomada CEE
https://www.bmw.pt/content/dam/bmw/comm ... 765828.pdf
Nesta fase, diria que não precisas de nada. Deixa vir o carro, provavelmente virá apenas com a "ponta" schuko o que permitirá carregar em tomadas normais.
https://www.bmw.pt/content/dam/bmw/comm ... 765828.pdf
Nesta fase, diria que não precisas de nada. Deixa vir o carro, provavelmente virá apenas com a "ponta" schuko o que permitirá carregar em tomadas normais.
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- Nonnus
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Bem vindo,
Se já estas a pensar no futuro o meu conselho é gastar mais algum dinheiro e deixar tudo já em condições para no futuro poderes carregar a 7.2kW
Eu quando comprei o meu carro a primeira instalação que fiz foi a pensar no EVSE que vinha com o carro (10A), mais tarde comprei um EVSE configurável até 32A e tive de fazer tudo de novo. Conclusão gastei o dinheiro duas vezes.
Precisas de um disjuntor de 32A cabo 6mm2 (mínimo, dependendo da distância) e fichas 32A. As fichas 32A normalmente são trifásicas mas apenas usas 3 pinos (1 terra,1 fase e 1 neutro) ficando monofásica.
Se já estas a pensar no futuro o meu conselho é gastar mais algum dinheiro e deixar tudo já em condições para no futuro poderes carregar a 7.2kW
Eu quando comprei o meu carro a primeira instalação que fiz foi a pensar no EVSE que vinha com o carro (10A), mais tarde comprei um EVSE configurável até 32A e tive de fazer tudo de novo. Conclusão gastei o dinheiro duas vezes.
Precisas de um disjuntor de 32A cabo 6mm2 (mínimo, dependendo da distância) e fichas 32A. As fichas 32A normalmente são trifásicas mas apenas usas 3 pinos (1 terra,1 fase e 1 neutro) ficando monofásica.
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Sim, vou esperar para ver...BrunoAlves Escreveu: ↑30 mar 2023, 12:06Se for o "Flexible Fast Charger" será de 10A em tomada schucko e até 16A com a "ponta" de tomada CEE
https://www.bmw.pt/content/dam/bmw/comm ... 765828.pdf
Nesta fase, diria que não precisas de nada. Deixa vir o carro, provavelmente virá apenas com a "ponta" schuko o que permitirá carregar em tomadas normais.
Obrigado pela ajuda!
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Nonnus é essa a minha intenção... Preparar tudo para ter até 7.2kW.Nonnus Escreveu: ↑30 mar 2023, 12:10Bem vindo,
Se já estas a pensar no futuro o meu conselho é gastar mais algum dinheiro e deixar tudo já em condições para no futuro poderes carregar a 7.2kW
Eu quando comprei o meu carro a primeira instalação que fiz foi a pensar no EVSE que vinha com o carro (10A), mais tarde comprei um EVSE configurável até 32A e tive de fazer tudo de novo. Conclusão gastei o dinheiro duas vezes.
Precisas de um disjuntor de 32A cabo 6mm2 (mínimo, dependendo da distância) e fichas 32A. As fichas 32A normalmente são trifásicas mas apenas usas 3 pinos (1 terra,1 fase e 1 neutro) ficando monofásica.
Este fim de semana vou lá para ver melhor como vou conseguir (se conseguir) fazer essa ligação.
Já agora achas que é possível ligar ao quadro eléctrico da tertúlia ou terei mesmo de fazer esta ligação ao quadro principal da habitação?
Obrigado pela dica!
- Nonnus
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Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária
Eu não estou a ver o quadro mas quase de certeza que tens de fazer no quadro principal porque tens de instalar um disjuntor de 32A e cabo 6mm2, numa habitação dita normal ninguém instala este tipo de material. Tens de ter no quadro principal uma proteção que aguente os 32A e cabo para puxar esses 32A. O cabo que vai do quadro principal para o quadro secundário dificilmente será de 6mm2. Mas como disse eu não estou a ver os quadros.
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