Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
JoaoNuno
Mensagens: 11
Registado: 25 mar 2023, 22:48
Data de fabrico: 01 mai 2023
Capacidade bateria: 14,7 Ah

Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária

Mensagem por JoaoNuno » 03 abr 2023, 09:56

Nonnus Escreveu:
30 mar 2023, 15:11
Eu não estou a ver o quadro mas quase de certeza que tens de fazer no quadro principal porque tens de instalar um disjuntor de 32A e cabo 6mm2, numa habitação dita normal ninguém instala este tipo de material. Tens de ter no quadro principal uma proteção que aguente os 32A e cabo para puxar esses 32A. O cabo que vai do quadro principal para o quadro secundário dificilmente será de 6mm2. Mas como disse eu não estou a ver os quadros.
No fds estive a ver as condições para fazer uma ligação ao quadro principal (ver imagem).
Percebi que não vou conseguir passar fio de 6mm2 sem ter que fazer "obras"!

Imagem

Assim vou para já deixar tudo como está até ver o comportamento de carga e a minha necessidade de circular em 100% eléctrico.
Achas que (apenas por segurança) devo trocar a tomada onde vai ser ligado o EVSE? Se sim, tens alguma sugestão?
Obrigado!

JoaoNuno
Mensagens: 11
Registado: 25 mar 2023, 22:48
Data de fabrico: 01 mai 2023
Capacidade bateria: 14,7 Ah

Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária

Mensagem por JoaoNuno » 03 abr 2023, 10:05

MRider Escreveu:
30 mar 2023, 20:18
Esse BMW quase de certeza só carrega até 16 A e deve vir um evse de 10 ou 12 A
A bateria é que tem 7.4 kWh
Daí a confusão.
MRIder, espero bem que não! :lol:
A bateria deste modelo de 2022 é de 14.7kW com autonomia WLTP 82-92Km em modo eléctrico.
De acordo com a ficha técnica da viatura a velocidade máxima de carregamento é de 7.4kWh.
Imagem

JoaoNuno
Mensagens: 11
Registado: 25 mar 2023, 22:48
Data de fabrico: 01 mai 2023
Capacidade bateria: 14,7 Ah

Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária

Mensagem por JoaoNuno » 03 abr 2023, 14:27

MRider Escreveu:
03 abr 2023, 14:01
Vamos aguardar... Esse i de informação será que quer dizer que é um extra?
0 (i) abre mais informação sobre consumos WLTP e tem os textos legais obrigatórios.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária

Mensagem por Nonnus » 04 abr 2023, 06:16

JoaoNuno Escreveu:
03 abr 2023, 09:56
Achas que (apenas por segurança) devo trocar a tomada onde vai ser ligado o EVSE? Se sim, tens alguma sugestão?
Obrigado!
Duvido por uma questão de segurança que de origem o carro traga um EVSE de origem superior a 12A. Assim sendo uma tomada normal (shucko) de boa qualidade (nada das lojas do chinês), numa instalação que cumpra as normas (16A) não terá problemas em carregar o carro (14kWh considerando 0% aos 100%).

Nota: nada de green Ups que isso não trás qualquer vantagem e são bastante mais caras.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

JoaoNuno
Mensagens: 11
Registado: 25 mar 2023, 22:48
Data de fabrico: 01 mai 2023
Capacidade bateria: 14,7 Ah

Re: Solução de carregamento EVSE - Habitação secundária

Mensagem por JoaoNuno » 04 abr 2023, 10:27

Nonnus Escreveu:
04 abr 2023, 06:16
JoaoNuno Escreveu:
03 abr 2023, 09:56
Achas que (apenas por segurança) devo trocar a tomada onde vai ser ligado o EVSE? Se sim, tens alguma sugestão?
Obrigado!
Duvido por uma questão de segurança que de origem o carro traga um EVSE de origem superior a 12A. Assim sendo uma tomada normal (shucko) de boa qualidade (nada das lojas do chinês), numa instalação que cumpra as normas (16A) não terá problemas em carregar o carro (14kWh considerando 0% aos 100%).

Nota: nada de green Ups que isso não trás qualquer vantagem e são bastante mais caras.
Efetivamente, ao que parece este BMW Flexible Fast Charge está limitado a 2.3kW/10A!
Fazendo as contas carrega de 0-100% em 6.5-7h o que deve ser suficiente para as minhas necessidades.

Para já vou aguardar...
Vou levar energia até ao parqueamento (já preparado para um BEV em instalação monofásica) e nesta habitação secundária trocar a tomada.

Obrigado pelas dicas!

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”