Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
Responder
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por migle » 15 dez 2018, 00:59

Eu tenho fio de 4mm² a ligar o quadro parcial na garagem ao quadro principal da habitação. Como tal, estou mais ou menos limitado aos 25A (32A ou 29A deve ser possível, mas as perdas devem ser bem grandes).

No outro dia, tive uma conversa com um vizinho meu, que é electricista, trabalha com elevadores, e tem pensado trocar a sua carrinha por uma eléctrica. Puxei a questão "nós temos fio de 4mm², já falei com o electricista que fez o prédio para trocar, mas ele não arrisca".

Para minha surpresa, a reação quase imediata foi "Mas isso resolve-se. Agora há uns transformadores..."

À partida, parece um bocado óbvio. Um transformador no quadro de cima, outro no quadro de baixo, e zás: tenho a minha própria linha de alta tensão (estou a brincar). Por exemplo, a 400V só preciso de 18A para obter a mesma potência que os 32A a 230V. É mesmo por isso que se fazem linhas de alta tensão: para reduzir as perdas, e enche-se as subestações de transformadores.

Agora, na prática, nesta aplicação, isso é ou não é conveniente? Ninguém por aqui me deu essa ideia. Quais são os contras? Não vamos perder no fio, mas perdemos no transformador? Existe um consumo fantasma, por exemplo?

Eu ainda não procurei os aparelhos específicos. Pergunto para perceber se vale a pena procurar melhor esta possibilidade ou não.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por BrunoAlves » 15 dez 2018, 03:05

Pode permitir-te obter a potência cá em baixo, mas tem naturalmente perdas.

Potência é potência. Logo se tiveres 7,2kW no quadro do apartamento, tê-los-às na garagem, fora as perdas de transporte.
Os condutores normalmente são testados para isolamento até 1000V, logo não será por aí que não o podes fazer.

Mas os transformadores, como qualquer máquina de indução, têm perdas. É preciso magnetizar o primário e alimentar a indução do secundário. É uma máquina extremamente eficiente, mas ainda assim tem perdas. E só não é pior porque em casa não pagamos a energia reactiva originada por essa magnetização.

Eu diria que sim, é possível, mas dificilmente economicamente viável.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por migle » 15 dez 2018, 09:56

Como meti uma sonda até ao chão da piso -1 e foram 12 metros, diria que é difícil ser mais de 25 metros. Porém, as contas à queda de tensão indicam mais tipo 40 metros.
BrunoAlves Escreveu:
15 dez 2018, 03:05
Eu diria que sim, é possível, mas dificilmente economicamente viável.
A questão é que eu tenho perdas como está. Eu tinha antes feito a conta que se pagar 400€ para trocar o fio, preciso de 1 milhão de kms para recuperar o investimento (a 16A)... Enfim, dentro de alguns anos também o carro da minha mulher será eléctrico...

As perdas com esses transformadores serão maiores? Consegue-se ver pelo datasheet? Tenho de tentar encontrar um produto específico.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por jfr2006 » 15 dez 2018, 11:47

Os transformadores tem rendimentos entre os 90% e quase 100%. Se for um transformador torroidal, tem rendimento muito elevado e quanto maior a potência, maior o rendimento (e o custo).

A ideia não é má, mas o preço é um bocado elevado. Vai demorar algum tempo a recuperar o investimento.

Além disso não é fácil encontrar no mercado comum transformadores elevadores de tensão. Os redutores são mais comuns.

Tinha um antigo professor meu que era dono de uma fábrica de transformadores torroidais. Podia ser um ponto de partida, mas nem sei se ele ainda é vivo e se já não se reformou...

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por caz » 15 dez 2018, 13:00

Se pensares de forma diferente se calhar resolve mais facilmente a tua questão. Eu tive a mesma dúvida se devia usar só uma tomada normal ou se deveria usar os 32A.

Umas pessoas aqui do fórum explicaram que mesmo que para o dia a dia fosse suficiente é sempre mais prático ter 32a, pois se num dia que andes mais, numa ou duas horas consegues ter o suficiente para algo que necessites (alguém deu o exemplo de ter de ir à farmácia)

Na verdade estás a fazer um investimento na casa que se dilui durante muito anos, ou é uma mais valia como argumento de venda.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por VETL » 15 dez 2018, 14:37

Quando iniciei aqui a leitura e apareceu um eletricista que trabalha em elevadores, pensei que estava ali a solução para um caminho secreto lá no prédio onde pudesse passar um cabo mais grosso.
Afinal... :evil: :twisted:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por mjr » 15 dez 2018, 18:28

Além de um transformador para 7kVA ser caro, as perdas que acontecem nos dois transformadores necessários ultrapassam em muito o ganho no cobre. Nem quero imaginar o custo de um transformador com rendimento que possa compensar as perdas no cobre a 230V. Eu só pensava numa coisas dessas se fosse de todo impossível ir até aos 32A no cabo atual e fosse mesmo importante ter esses 32A.

Era preferível investir num cabo com isolamento de silicone (125C) para poder carregar a 32A com 4mm2 descansado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por migle » 16 dez 2018, 01:37

jfr2006 Escreveu:
15 dez 2018, 11:47
A ideia não é má, mas o preço é um bocado elevado. Vai demorar algum tempo a recuperar o investimento.
Dá ideia que seria mais barato que trocar o fio...
jfr2006 Escreveu:
15 dez 2018, 11:47
Além disso não é fácil encontrar no mercado comum transformadores elevadores de tensão. Os redutores são mais comuns.
Se ele me disse "agora há" provavelmente significa que deve haver nos catálogos dos fabricantes habituais de material para quadros... Numa procura rápida encontrei umas coisas relacionadas com piscinas...
caz Escreveu:
15 dez 2018, 13:00
(alguém deu o exemplo de ter de ir à farmácia)
Fui eu. Situação real. Isso e voltar de Lisboa e ter de voltar a fazer a Vasco da Gama para levar um dos miúdos ao atendimento permanente. É o dia-a-dia de quem tem filhos pequenos e mora nos arrabaldes. (Na realidade, é muito menos frequente agora com a combinação de acompanhamento de otorrino e imunoalergologista...já não ficam doentes, se houvesse uma secção sobre parentalidade aqui no fórum...)
VETL Escreveu:
15 dez 2018, 14:37
Quando iniciei aqui a leitura e apareceu um eletricista que trabalha em elevadores, pensei que estava ali a solução para um caminho secreto lá no prédio onde pudesse passar um cabo mais grosso.
Era bom...
O problema aqui é quando as pessoas estão a fazer o trabalho para outra, a pagar, querem ter a certeza de que não vai correr mal, tipo ficar o fio partido.
Aqui o ideal era ele avançar com a Kangoo ZE, aí arranjava solução para si, que eu depois podia reproduzir...

Mas parece que não avança. Diz que é pessoa para se esquecer de carregar. Depois a autonomia... não sei as voltas que faz uma carrinha neste tipo de trabalho, mas soma sempre a Vasco da Gama...
mjr Escreveu:
15 dez 2018, 18:28
Além de um transformador para 7kVA ser caro, as perdas que acontecem nos dois transformadores necessários ultrapassam em muito o ganho no cobre.
Ok, esse seria o impedimento fundamental. Então essas soluções devem existir para outro fim: usar um fio mais fino, quando seria impossível. O fim que me importa é reduzir as perdas, não vai dar.
mjr Escreveu:
15 dez 2018, 18:28
Era preferível investir num cabo com isolamento de silicone (125C) para poder carregar a 32A com 4mm2 descansado.
O problema é trocar o fio.
Até onde vi (24A), o problema parece estar mais nas perdas que na segurança. Nem poderei passar dos 29A (30A contratados). O próprio carro não deverá puxar tanto, com OBC de 6,6kW.

O que me chateia é ver que o ponto óptimo para mim está nos 16A-18A. Acima disso, o aumento das perdas no fio é maior do que o ganho de eficiência no OBC.
MRider Escreveu:
15 dez 2018, 21:44
Eu mantinha o cabo de 4 mm é suficiente. Eu tenho 70 metros de cabo de 2.5 mm e carrego a 16 A e não estou chateado.
Pois...
Eu pus este thread porque podia ser que tivesse encontrado aqui uma saída... Eu já estava mais ou menos conformado com o fio que tenho...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Uso de transformadores para conseguir maior potência em fios pouco grossos

Mensagem por jfr2006 » 16 dez 2018, 14:52

Isso de ser mais barato que trocar o fio é só porque o electricista que arranjaste para fazer isso está a atirar-te um preço para desistires da ideia e ele não ter o trabalho... :roll:

E mesmo assim, tenho algumas duvidas... Transformadores de 7kVA não hão de ser baratos. Para ter bom rendimento, terão de ser torroidais. Mesmo nestes, e mesmo que consigas 95% de rendimento em cada um, o rendimento final vai ser de 90% ao qual ainda tens de acrescentar as perdas nos fios.

A ideia não é má..mas a implementação prática da mesma e os custos não sei se compensam...

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”