Página 3 de 12

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 09 nov 2018, 17:52
por noway
mafgod Escreveu:
09 nov 2018, 15:51
A queda abrupta da temperatura pelas 04:30 é estranha, estando ainda a carregar....
As coisas que vocês notam... :clap: ... não é fácil enganar-vos!

Consigo explicar isso facilmente... faltou a electricidade na minha zona (noite de tempestade com relampagos e isso) durante 10 minutos. O OpenEVSE retomou a carga assim que a electricidade voltou (sei disto porque o "baby monitor" que tenho apita por todos os lados quando falta a electricidade para avisar que não consegue comunicar com a estação). O Emoncms não mostra isso porque a unica coisa que ele faz é ligar o último sample recebido com o sample seguinte... e neste caso estão ambos com um valor próximo. O intervalo de notificações é de 10 segundos... mas neste caso foram vários minutos. E enquanto não havia electricidade o OpenEVSE foi arrefecendo.

Samples recebidos (intervalo de 1min):
07/11/2018 04:20:00,44.70
07/11/2018 04:21:00,44.70
07/11/2018 04:22:00,44.70
07/11/2018 04:23:00,44.70
07/11/2018 04:24:00,44.70
07/11/2018 04:25:00,44.70
(lights off)
(baby monitor goes nuts)
(evse is cooling down)
(lights on)
07/11/2018 04:34:00,41.50
07/11/2018 04:35:00,41.50
07/11/2018 04:36:00,41.50
07/11/2018 04:37:00,41.50
07/11/2018 04:38:00,41.20
07/11/2018 04:39:00,41.50
07/11/2018 04:40:00,41.20
07/11/2018 04:41:00,41.20

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 09 nov 2018, 22:43
por migle
Não sei se não teria sido mais prudente desligar o carro da parede, em vez de deixá-lo retomar a carga.

Este electrodoméstico não é barato!

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 10 nov 2018, 09:15
por noway
O correcto seria nem sequer carregá-lo durante uma tempestade, mas eu precisava mesmo daquela carga...

PS... estava com esperança que me carregasse o carro em 30 segs :dance:

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 10 nov 2018, 10:35
por Filipe
Vê lá se regressas ao futuro. :mrgreen:

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 10 nov 2018, 11:07
por Apr
Espetáculo!

Os gráficos são indispensáveis para termos o nosso sistema de energia sob controlo.

Diz-me uma coisa, como sabes a potencia de carregamento? tens um medidor dedicado ou derivas o valor dos amperes medidos do OpenEVSE?

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 11 nov 2018, 08:39
por noway
Apr Escreveu:
10 nov 2018, 11:07
Diz-me uma coisa, como sabes a potencia de carregamento? tens um medidor dedicado ou derivas o valor dos amperes medidos do OpenEVSE?
Vou buscar os kW à corrente reportada pelo OpenEVSE. Infelizmente o OpenEVSE não mede tensão, logo tenho de multiplicar a corrente por uma constante (no meu caso ainda nem sequer a ajustei à tensão medida por um multímetro à entrada do QE, pelo que os valores que vês nos gráficos ainda estão algo exagerados).

Depois acrescentei um acumulador no mesmo input para ir enchendo um novo feed do Emoncms para o contador de energia consumida (kWh), sobre o qual poderás criar vistas diárias, semanais, mensais, etc.

Imagem

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 11 nov 2018, 10:06
por mjr
Além da vantagem de uma menor degradação que uma carga a 90% permite, há outro factor importante para evitar uma carga a 100%: a falta de regeneração.

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 11 nov 2018, 11:20
por migle
Para quem mora num sítio alto... Onde eu moro, qualquer que seja a direcção que tome é a subir. No híbrido, era bom, porque coincidia com o ciclo de aquecimento do CI...

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 11 nov 2018, 15:44
por mjr
Sim, mas numa bateria como a do Leaf mesmo subindo 200-300m após uma carga a 100% não irá gastar mais que 5% da carga, pelo que ainda não terá a regeneração toda disponível. Na verdade no Leaf 40 a regeneração só fica totalmente disponível por volta dos 80% de SOC, embora isso só se note com o e-Pedal ou carregando de maneira controlada o pedal do travão (e em CC, claro).

Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Enviado: 18 jun 2019, 15:48
por noway
É carregar e andar! Estou rendido aos VEs... quase ao ponto de adquirir outro aqui para a família e livrar-me do último veículo a diesel que actualmente temos. Tenho de juntar mais uns cobres até isso acontecer.

Evolução do estado da Bateria
Aqui estão os meus dados retirados do LSP. Cada vez menos o tenho ligado ao carro com frequência, mas acho que dá para ver algumas coisas. Apesar de ter tido bastante cuidado com os carregamentos (a esmagadora maioria deles realizados entre os 40% e os 80%) e de realizar poucos CRs, o meu VE teve o mesmo comportamento que muitos Leaf2s aqui mostraram no fórum: há dois saltos no SoH que quase parecem "programados" pela Nissan. Mas já vi melhores resultados no SoH em Leafs 40kWh do que obtive com o meu, com mais tempo e mais quilómetros. Tenho a sensação que o BMS do carro é pessimista quando carregamos a bateria muitas vezes a 80%, estimando mal a capacidade total da bateria porque não chegamos aos 100% com frequência. Ou será que faço mal em não carregar o carro a 100% sempre que posso? Para já vou manter o plano de carregamentos como até agora, pois acho que a minha bateria está de saúde!
Imagem

Consumos...
Para mim a grande vantagem de um VE é... não gerar poluição directa. Num país como o nosso onde grande parte da energia produzida é de origem renovável ainda mais sentido faz utilizar VEs, pois a poluição indirecta também é muito menor do que a gerada directamente/indirectamente pela indústria petrolífera. Mas consumir pouco também é uma das grandes vantagens... aqui ficam os meus consumos mensais:
Imagem

Situações cobertas na garantia - so far...
Tive duas situações com o carro desde que o comprei:
1. Logo após a compra reparei que sempre que o carro andava no "paralelo" ouvia-se demasiado ruído no interior de um veículo que não faz barulho nenhum a andar! Fui a Nissan e era só um painel de plástico mal apertado debaixo da coluna da direcção. Situação resolvida em 15 minutos.
2. Um dia, já este ano decidi ligar o ar condicionado para gerar frio. O carro fazia uma barulheira imensa e fui à oficina. Ficou lá 1 dia para descobrirem uma folha de árvore no circuito do ar condicionado. O "caule" dessa folha estava a bater nas pás da ventoinha do sistema, gerando o barulho "extra" que se ouvia. É estranho como aquela folha entrou no circuito e se alojou na caixa onde estão as ventoinhas. De qualquer das formas a Nissan não me cobrou nada pelo evento...

Agora que olho para o meu DB de novo, reparei que não tenho fotos do meu carro aqui... :snooty:
Pensando bem nunca fotografei o meu carro... :shifty:
Hummm... nunca fotografei nenhum dos carros que tive...
Vai ficar para uma próxima vez... :liar: