DB Black Power - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 03 set 2019, 08:38

Para um carro sem refrigeração de baterias, não acho que tenha atingido temperaturas assim tão elevadas, com uma CR pelo meio e mais 200km após a carga.
Após a CR e mais 200km, a temperatura da bateria até baixou ligeiramente.

O que me surpreendeu e pela positiva, foi durante a noite ter baixado imenso a temperatura da bateria (igual à temperatura exterior) e estando mesmo assim a carregar a 16A.

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por ruramos » 03 set 2019, 08:43

Na garagem as contas que faço é a temperatura do pack baixa 1 grau por hora.. na rua deve baixar bem mais.. se tiver a aapanahr vento mais ainda :dance:

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 03 set 2019, 09:00

Sim, carregou na rua e a noite esteve bem frequinha.
Os carros estavam todos molhados, cheios de orvalho.
Contudo, a bateria esteve umas 10h a carregar a 16A....

Seja como for, não vi até agora necessidade de refrigeração das baterias.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 04 set 2019, 00:10

Carregar a 16A aquece significativamente as baterias? Eu pelo menos quando carrego o meu nos postos públicos tanto a 16A como a 30A não noto grande aquecimento, mas também não costumo fazer cargas tão demoradas.

De qualquer forma, bom relato. Impressionantes médias. Foi tudo por nacionais? E quanto ao modo de condução, foi com D ou B, com eco ou sem eco ou com e-pedal?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 04 set 2019, 08:44

Em viagem, evito sempre que possivel, estradas com portagens ou com custos para o utilizador (prefiro perder tempo e poupar uns trocos para outras coisas).
Assim, foi tudo em nacionais, IPs e troços sem custos para o utilizador.
Uso sempre o modo B e ECO.
FCR.jpg
No Leaf40 nunca reparei, mas no meu Leaf24, com 7 barras, nestes dias quentes, quando o coloco à carga a 16A de manhã, acabando pelas 11, ao fim de 3h já aumentou uma barra de temperatura e mantem-se até ao fim do dia parado e quando chego a casa.
Parado está sempre em garagem.

civic
Mensagens: 1576
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por civic » 08 set 2019, 15:02

A 16A nem cocegas faz à temperatura das baterias. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 05 nov 2019, 13:45

Eis que finalmente recebi a fatura da EDP mobilidade elétrica (CEME) para os PCRs que usei neste verão.

Assim e com os 20% desconto do CEME:
EVR-00011 => 26:31 = 13,491kWh => 2,16€ + 1,35€ = 3,51€+ IVA = 4,32€
CBR-00010 => 36:32 = 19,529kWh => 3,28€ + 3,05€ = 7,1511€+ IVA = 7,79€
CBR-00010 => 29:31 = 13,652kWh => 2,29€ + 2,13€ = 4,9969€+ IVA = 5,44€

Falta o IEC, 46,672kWh x 0,001 = 0,05€ + IVA = 0,06€

Resumindo,uma fortuna :D
Por curiosidade, deu uma média de 0,377€/kWh (~0,306€/kWh + IVA), pouco mais de três vezes mais que em vazio em casa, ou cerca do dobro em não vazio em casa.

Agora o caricato é, depois de cada carregamento tirei uma foto e os dados são ligeiramente diferentes:
EVR-00011 => 26:18 = 13,49kWh (contaram mais 13s)
CBR-00010 => 36:19 = 19,53kWh (contaram mais 13s)
CBR-00010 => 29:46 = 13,34kWh (contaram menos 15s e menos 312Wh, ou seja, menos 0,06€ deu para compensar o IEC :dance: )

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por Filipe » 05 nov 2019, 17:36

Esses desfasamentos devem ser devido aos diferentes fusos horários :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 27 dez 2019, 10:21

Mais um passeio grande :-)
Casa/Elvas/Casa no mesmo dia, quase 485km e duas cargas rápidas.

IDA
Saímos de casa a 100% pelas 07h25, estamos a uns 220km o que daria para fazer tudo de seguida.
Como atualmente há aínda apenas uma PCN em Elvas, seriam precisas umas 6h de carregamento.
Sendo uma visita aos familiares, é preciso o carro para andar de um lado para o outro.
A alternativa, hoje, é ir dar um saltinho a Évora ao PCR.
GOM=237km
SOC=100% (97,9%) - 452GIDs
T=19,0ºC - 19,6ºC - 20,2ºC (TA=17,5ºC)
AHr=104,54
SOH=90,56%
Hx=110,36%

Chegada a Évora pela 09h43:
GOM=93Km (Feitos 145,8km)
Média 65Km/h (13,8kWh/100km)
SOC=38% (44,5%) - 206GIDs
T= 22,5ºC - 24,2ºC - 25,1ºC (TA= 14ºC)
Carregou cerca de 35m até:
SOC=89,8% - 415GIDs
T= 32,4ºC - 34,9ºC - 36,2ºC (TA=17,5ºC)
Segundo o PCR:
Tempo= 34:22
Energia= 17,95kWh
Bateria= 90%

Chegada a Elvas pela 11h32:
SOC=56% (59,9%) - 276GIDs
Média 66Km/h (13,6kWh/100km)
T= 30,3ºC - 33,6ºC - 35,8ºC (TA=15ºC)
AHr=104,54
SOH=90,56%
Hx=110,53%

REGRESSO
Depois de termos feitos uns 21km pela cidade, regressamos pelo mesmo caminho pelas 16h28 tendo chegado a Évora pelas 17h47.
Chegamos a Évora, pouco tempo depois de ter entrado na reserva.
GOM= 16km (Feitos 85,5Km apenas no troço e 106km desde chegada a Elvas)
Média troço: 64km/h (14,3kWh/100km)
SOC=7% (16,5%) - 76GIDs
T=25ºC - 28,1ºC - 30,4ºC (TA=14,5ºC)

Estivemos quase 20min à espera porque, estava um Leaf40 a carregar no posto.... o posto indicava 5min despois de chegarmos:
34:16 - 6,30kWh e 97% !!!
Cinco minutos depois, 39:11 - 6,65kWh - 98% !!!
O dono ausente, veio pouco depois tirar o carro e por mais à fretne enquanto voltou para a casa que fica frente ao posto do outro lado da estrada!
WTF!!! Enfim!
Coloquei o meu a carga e, ao fim de quase 32min, segundo o PCR:
Tempo= 31:57
Energia= 22,15kWh
Bateria= 77%
Segundo o LeafSpy:
SOC= 76,5% (353GIDs)
T= 41,0ºC - 45,0ºC - 47,3ºC (TA=16ºC)

No regresso ainda paramos no IKEA para uma breve refeição onde carregou, 4,764kWh.
Chegamos com 144GIDs (SOC 31,3%)

Chegamos a casa pelas 21:49 com:
GOM=54km (Feitos 234,8km no regresso e 484,7km no total)
Média troço: 60km/h (13,8kWh/00km)
Média total: 59km/h (13,7kWh/100km)
SOC=21% (142GIDs)
T=30,7ºC - 35,8ºC - 39,8ºC (TA=11ºC)
AHr=104,53
SOH=90,55%
Hx=110,65%

Em resumo:
Carreguei: 17,95 + 22,15 + 4,764 = 44,86kWh
Saí de casa com 100% (452GIDs) e cheguei com 21% (142GIDs).

Usei o cartão eVaz, quando receber a conta atualizo o post :-)

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 31 dez 2019, 01:06

Bom relato.
Foste por nacional ou autoestrada? Qual foi a velocidade, mais ou menos, durante a viagem? De qualquer forma as médias foram boas. :)
Edit: Agora por acaso reparei que comentaste acima que evitas estradas com portagens, por isso deduzo que neste caso tenha sido igual.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”