DB Black Power - mafgod
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Re: DB Black Power - mafgod
Yeap, sempre pela nacional. Único troço pago foi pela Vasco da Gama no regresso.
Também poderia ter vindo por Vila Franca de Xira, a distância seria praticamente igual mas, teria de apanhar um troço de rally de que a família não é muito fã
Velocidades sempre que possível a respeitar a máxima legal, ultrapassando-a por vezes nalguns troços
Para quem conhece, a N4 até Elvas é sempre a rolar, muitas retas compridas e poucas localidades... Não havendo grandes variações na toponímia, é fácil manter uma velocidade constante sem a necessidade de grandes aceleradelas.
Também poderia ter vindo por Vila Franca de Xira, a distância seria praticamente igual mas, teria de apanhar um troço de rally de que a família não é muito fã
Velocidades sempre que possível a respeitar a máxima legal, ultrapassando-a por vezes nalguns troços
Para quem conhece, a N4 até Elvas é sempre a rolar, muitas retas compridas e poucas localidades... Não havendo grandes variações na toponímia, é fácil manter uma velocidade constante sem a necessidade de grandes aceleradelas.
Re: DB Black Power - mafgod
Ok.
Eu ontem ainda estive a ver um pouco no google maps e também fiquei com essa impressão da estrada. Costumas usar o ProPilot aí? Se sim, que tal? Ou se não, porque não?
Eu ontem ainda estive a ver um pouco no google maps e também fiquei com essa impressão da estrada. Costumas usar o ProPilot aí? Se sim, que tal? Ou se não, porque não?
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Re: DB Black Power - mafgod
Usei umas poucas vezes no início, assim como o e-pedal.
Mas, prefiro ter o controlo do carro á moda antiga lol
E também, não sei se é do meu carro, 2.zero, ou dos trajetos, mas o pro pilot do meu quando experimentava parecia que andava aos ziguezagues, ora até á berma, ora até ao meio da estradas...
E mesmo que funcionasse bem, creio que gasta mais do que o controlo no pé, como mantém a velocidade, não antecipa descidas nem subidas....
Mas, prefiro ter o controlo do carro á moda antiga lol
E também, não sei se é do meu carro, 2.zero, ou dos trajetos, mas o pro pilot do meu quando experimentava parecia que andava aos ziguezagues, ora até á berma, ora até ao meio da estradas...
E mesmo que funcionasse bem, creio que gasta mais do que o controlo no pé, como mantém a velocidade, não antecipa descidas nem subidas....
Re: DB Black Power - mafgod
Eu entendo. Em estradas nacionais não me dá muita vontade de usar o ProPilot, porque não é muito fiável e tenho que pausar muitas vezes por causa de semáforos, rotundas e assim. Porém em autoestrada gosto bastante de usá-lo. Até agora não notei esse efeito ping pong que falas nas autoestradas, mas nas nacionais e outras já me aconteceu, especialmente em curvas.
Quanto aos gastos dá para controlar um bocado com o ProPilot, já que temos sempre controlo da velocidade, podemos fazer um bocado o que faríamos com os pedais. No entanto usar os botões do volante em vez dos pedais é mais maçador.
Quanto aos gastos dá para controlar um bocado com o ProPilot, já que temos sempre controlo da velocidade, podemos fazer um bocado o que faríamos com os pedais. No entanto usar os botões do volante em vez dos pedais é mais maçador.
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Re: DB Black Power - mafgod
Eu gosto muito de usar o propilot. É o “gadget” que mais uso. Mesmo em nacional. Nao uso sempre é a direção automático. Nas nacionais uso apenas o cc adaptativo, que dá imenso jeito, traz segurança e torna a condição menos cansativa.
O epedal nunca utilizo.
O epedal nunca utilizo.
Re: DB Black Power - mafgod
Curiosamente não gosto de usar o ProPilot sem o controlo de direcção. Não sei, parece-me estranho semi-conduzir o carro . No entanto reduz o cansaço da condução, pelo menos das pernas, sem dúvida, se calhar tenho que experimentar mais vezes.
O e-pedal também é raro usar, prefiro o modo B. Contudo no pára-arranca até dá jeito, mas também há quem diga que nesses casos o ProPilot seja mais adequado. Nesses casos o meu único problema com o ProPilot é ele ficar ainda longe do carro da frente, mesmo só com 1 traço de distância. Também vos acontece o mesmo?
O e-pedal também é raro usar, prefiro o modo B. Contudo no pára-arranca até dá jeito, mas também há quem diga que nesses casos o ProPilot seja mais adequado. Nesses casos o meu único problema com o ProPilot é ele ficar ainda longe do carro da frente, mesmo só com 1 traço de distância. Também vos acontece o mesmo?
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Re: DB Black Power - mafgod
Sim, fica a alguma distância. Mas nada que me
Incomode. Também do para arranca prefiro o propilot.
Reduz o cansaço nas pernas mas não só. À cabeça também. Hehe.
Já agora um bom 2020 para todos.
Incomode. Também do para arranca prefiro o propilot.
Reduz o cansaço nas pernas mas não só. À cabeça também. Hehe.
Já agora um bom 2020 para todos.
Re: DB Black Power - mafgod
Ok, mas quando vais com o CC ligado nas nacionais não sentes necessidade muitas vezes de abrandar o carro em certas curvas?
Por exemplo numa estrada com muitas curvas não estou a ver o CC dar muito jeito, pois temos que abrandar em muitas delas e com o CC ligado é mais complicado reduzir a velocidade.
Feliz ano novo também.
Por exemplo numa estrada com muitas curvas não estou a ver o CC dar muito jeito, pois temos que abrandar em muitas delas e com o CC ligado é mais complicado reduzir a velocidade.
Feliz ano novo também.
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Re: DB Black Power - mafgod
Pois. Não dá para ir em todos os percursos com o cc ligado.
Eu, onde utilizo mais é quando vou e venho para o trabalho numa estrada com trânsito intenso. Sem ser para-arranca mas bastante intenso o que não dá para ir muito depressa. Raramente chego aos 70kmh, pelo que não tenho esse problema. Também a própria estada não é muito sinuosa não maioria do trajecto.
Eu, onde utilizo mais é quando vou e venho para o trabalho numa estrada com trânsito intenso. Sem ser para-arranca mas bastante intenso o que não dá para ir muito depressa. Raramente chego aos 70kmh, pelo que não tenho esse problema. Também a própria estada não é muito sinuosa não maioria do trajecto.
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Re: DB Black Power - mafgod
Vamos lá a contas da última viagem.
Usei o cartão eVaz e... gostei :
1º - Foram rápidos a fazer as contas e enviar a fatura, viagem a 28 dezembro, email com fatura a 9 de janeiro, menos de duas semanas (anteriormente tinha usado cartão EDP, e a fatura demorou apenas uns 2 meses!!!
2º - Como a viagem foi num domingo, horário de vazio
3º - Excelente preço da energia em horário de vazio
Vamos a contas...
Do meu registo, carreguei 17,95 + 22,15 = 40,1 kWh
Na fatura, exactamente 40,101 kWh
A respeito de tempos, irrelevante para este PCR, tenho nos meus registos:
34m22s - eVaz diz 34.6 ~= 34m36s (+14s)
31m57s - eVaz diz 32.2 ~= 32m12s (+15s)
A respeito de valores, sendo horário de vazio, paguei 0,0981€/kWh (pouco mais do que em casa) ficando assim:
OPC (EDP) = 4,02€
Energia: 40,101 x 0,0981 = 3,93€
Taxas, tarifas, impostos = 1,68€
IEC = 0,04€
-------------
Total = 9,67€ (11,89€ c/IVA)
O que faz:
0,296€/kWh (ou 0,241€/kWh + IVA)
Sobre a viagem propriamente dita, 484,7km e gastei 11,89€, mesmo repondo 30kWh na bateria para voltar a estar cheia (cheguei a casa com 142GIDs ~= 11,4kWh ...) que foi a situação inicial, gastaria, uns 3€ já com IVA.... fazendo um total a rondar os 15€.
Ou seja, 15€ para 484km, dá uma média de 3,10€/100km (c/ IVA) ~2L de gasóleo/100km
Resumindo:
=> em vazio, nos postos onde OPC é zero, compensa carregar fora de casa (preço praticamente igual, ou inferior a casa, e potência máxima sem termos de aumentar potências ou investir em boxes...)
=> neste PCR, o carregamento com eVaz em vazio ficou a 0,241€/kWh + IVA, excelente preço!
=> neste mesmo posto, no verão, com o cartão EDP e 20% desconto, ficou a 0,26€/kWh + IVA (mas também não era horário vazio)
=> no PCR de Aveiro, no verão, com o cartão EDP e 20% desconto, ficou a 0,324€/kWh + IVA (mas também não era horário vazio)
Usei o cartão eVaz e... gostei :
1º - Foram rápidos a fazer as contas e enviar a fatura, viagem a 28 dezembro, email com fatura a 9 de janeiro, menos de duas semanas (anteriormente tinha usado cartão EDP, e a fatura demorou apenas uns 2 meses!!!
2º - Como a viagem foi num domingo, horário de vazio
3º - Excelente preço da energia em horário de vazio
Vamos a contas...
Do meu registo, carreguei 17,95 + 22,15 = 40,1 kWh
Na fatura, exactamente 40,101 kWh
A respeito de tempos, irrelevante para este PCR, tenho nos meus registos:
34m22s - eVaz diz 34.6 ~= 34m36s (+14s)
31m57s - eVaz diz 32.2 ~= 32m12s (+15s)
A respeito de valores, sendo horário de vazio, paguei 0,0981€/kWh (pouco mais do que em casa) ficando assim:
OPC (EDP) = 4,02€
Energia: 40,101 x 0,0981 = 3,93€
Taxas, tarifas, impostos = 1,68€
IEC = 0,04€
-------------
Total = 9,67€ (11,89€ c/IVA)
O que faz:
0,296€/kWh (ou 0,241€/kWh + IVA)
Sobre a viagem propriamente dita, 484,7km e gastei 11,89€, mesmo repondo 30kWh na bateria para voltar a estar cheia (cheguei a casa com 142GIDs ~= 11,4kWh ...) que foi a situação inicial, gastaria, uns 3€ já com IVA.... fazendo um total a rondar os 15€.
Ou seja, 15€ para 484km, dá uma média de 3,10€/100km (c/ IVA) ~2L de gasóleo/100km
Resumindo:
=> em vazio, nos postos onde OPC é zero, compensa carregar fora de casa (preço praticamente igual, ou inferior a casa, e potência máxima sem termos de aumentar potências ou investir em boxes...)
=> neste PCR, o carregamento com eVaz em vazio ficou a 0,241€/kWh + IVA, excelente preço!
=> neste mesmo posto, no verão, com o cartão EDP e 20% desconto, ficou a 0,26€/kWh + IVA (mas também não era horário vazio)
=> no PCR de Aveiro, no verão, com o cartão EDP e 20% desconto, ficou a 0,324€/kWh + IVA (mas também não era horário vazio)