DB Black Power - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por bpedrosa » 27 fev 2020, 10:45

mafgod Escreveu:
26 fev 2020, 16:50

Contudo, sem contador, sabemos (uns mais que outros) o nosso consumo (mais kWh menos kWh).
Sim, é verdade, basta ter LeafSpy, ou fazer as contas da potencia com o tempo de carga. Só perguntei porque podia ser um requisito e não facilitarem a carga sem um contador.

Estou a pensar passar um fim de semana para esses lados e pode ser uma possibilidade de estadia. Outra seria ficar mesmo em Moura onde há um PCN...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 27 fev 2020, 10:46

Faltou indicar o estado do Leaf40:

15QC 1021 L1/L2
37.504km em 678 dias (20.204km/ano)
Ahr = 104,39 ( -0,14 em dois meses, -10,67 desde compra)
SOH = 90,43% ( -0,12 em dois meses, -9,57 desde compra)
Hx = 109,02% ( -1,63 em dois meses, -9,24 desde compra)
Leaf40.jpg
Leaf40.jpg (75.04 KiB) Visto 3675 vezes

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 27 fev 2020, 10:51

bpedrosa Escreveu:
27 fev 2020, 10:45
mafgod Escreveu:
26 fev 2020, 16:50

Contudo, sem contador, sabemos (uns mais que outros) o nosso consumo (mais kWh menos kWh).
Sim, é verdade, basta ter LeafSpy, ou fazer as contas da potencia com o tempo de carga. Só perguntei porque podia ser um requisito e não facilitarem a carga sem um contador.

Estou a pensar passar um fim de semana para esses lados e pode ser uma possibilidade de estadia. Outra seria ficar mesmo em Moura onde há um PCN...
Ok, percebi... eles facilitam a carga sem problemas.
Sim, em Moura tens um PCN.... mas já sabes que, estando ligado à mobi-e o que hoje é verdade amanhã é mentira ;-)
Em Mourão também há um mas está desligado!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 01 ago 2020, 19:49

Mesmo com o COVID-19 à solta, lá fomos de mini-férias de verão.
Lugar escolhido, Quinta do Rocha, em Vilela/Amares, a meio caminho entre Braga e o Geres.
https://www.booking.com/hotel/pt/quinta ... pt-pt.html
Lamentavelmente, não nos deixaram usar uma tomadita para carregar o carro já que a potência contratada está no limite e havia o risco de haver um apagão.
Curiosamente, durante a estadia, por duas vezes a electricidade foi abaixo...
Braga fica ali ao lado e há vários PCNs e um PCR... tranquilo.
Segundo o Google Maps, 361km em 3h33m por AE e portagens, ou, 377km em 5h47m sem portagens.
A escolha estava feita, será sem portagens!

IDA - 40981km
Saímos de casa com o carro a 100% e com os seguintes dados no Leaf Spy:
446GIDs, 24,2ºC, 24,4ºC, 24,6ºC (TA 24ºC)
AHr=103,24 SOH=89,43% Hx=107,75%
17QC 1153L1/L2
100% Autonomia 248km

Após 186,6km e 3h05m depois, chegamos ao PCR de Coimbra com:
12,7kWh/100km Média 59km/h
160GIDs, 32ºC, 33,2ºC, 34,2ºC (TA 26,5ºC)
17QC 1153L1/L2
24% Autonomia 63km
Pus à carga e fomos almoçar..
Demoramos mais tempo do que o desejado, como resultado, quando chegamos ao PCR o dito acabou a carga:
439GIDs, 42,1ºC, 44,3C, 45,4ºC (TA 32ºC)
100% Autonomia 237km
Info MOBIE: 01h07m07s - 24,25kWh (OPC 0,156€/kWh)

Seguimos viagem até Braga para mais um cheirinho (se pudesse carregar na quinta era desnecessário, assim, tive de ir estrear o PCR de Braga...
Chegamos a Braga após 170,5km e 3h17m depois
12,4kWh/100km Média 51km/h
170GIDs, 39,9ºC, 43,1ºC, 45,1ºC (TA 30,5ºC)
29% Autonomia 72km
Pus à carga e, rapidgate, uma potência de carregamento praticamente constante de 23,4kW (tenho de confirmar com a Nissan se colocar a correcção ou não, tinha pedido na revisão do 1º ano mas parece que não foi colocada...)
Segundo o posto:
8:57s 3,34kWh 41%
Info MOBIE: 08m58s - 3,34kWh (OPC 0,069€/min)
Enfim... mais valia ter seguido viagem já que voltamos a Braga para jantar e carregar mais um pouco...
Chegamos ao destino após mais 19,6km, totalizando desde casa:
12,5kWh/100km Média 53km/h
380,4km 7h05m
179GIDs, 39,9ºC, 42,9C, 45ºC (TA 32ºC)
32% Autonomia 79km
Há noite, fomos jantar a Braga e usamos novamente o PCR.
Info MOBIE: 44m42s - 18,51kWh (OPC 0,069€/min)

DURANTE
Houve a necessidade de algum planeamento nas cargas mas nada de especial já que Braga fica a 20km e há sempre um shopping para se passar o tempo e jantar :-)
Num dia fomos ao Geres e passamos a fronteira até "Os baños" para estarmos um pouco no Rio Caldo mas..... o rio tinha muito pouca água :-(
Total do dia na casa dos 111km segundo o time line do google :-)
Média do carro, antes de irmos a Braga jantar e mais uma carguinha: 10,7kWh/100km em 95,8km, média 31km/h em 3h02m.
Viagem de passeio para apreciar o Geres...

No dia seguinte fomos visitar um pouco mais de Braga (Bom Jesus de Braga) e Guimarães (carro carregou num PCN enquanto fomos ver o Castelo.
Total do dia, 112,5km, média 11,2kWh/100km, 30km/h em 3h44m

Cargas durante os dias intermédios:
Info MOBIE: 01h30m36s - 10,10kWh (PCN OPC 0/kWh)
Info MOBIE: 01h32m53s - 10,36kWh (PCN OPC 0/kWh)

VOLTA
No regresso, mesmo trajeto mas com uma paragem extra em Fátima.
Saímos da quinta com:
167GIDs, 26ºC, 26,9ºC, 27,7ºC (TA 21ºC)
AHr=103,19 SOH=89,39% Hx=107,92%
21QC 1155L1/L2

Chegamos a Braga para uma CR enquanto fomos visitar a Sé de Braga.
Carregou durante 48m32s 22,56kW até aos 98%
Info MOBIE: 48m33s - 22,56kWh (OPC 0,069€/min)
Segundo Leaf Spy:
433GIDs, 38,8ºC, 40,8ºC, 42ºC (TA 24ºC)
Seguimos viagem até ao PCR de Coimbra (ainda fomos ao shopping Alameda Shop & Stop (mesmo ao lado do estádio do dragão) no Porto para almoçar mas, apesar de haver um PCN com tomada mennekes e CEE, após iniciar a carga esta é abortada....
Lá fomos então em direção ao PCR de Coimbra onde estava a carregar um Kauai.... cheguei estava a 38min..e 80%.... pensei, mais uns minutos e baza.... que nada! Ficou mais uns 30min!! Enfim, é por estas que os PCRs deveriam de ser ao tempo!
Lá saiu, e pus o meu à carga.... rapidgate claro, a 26,9kW..... mas precisava de 220km de autonomia para chegar a casa depois de ir a Fátima... :-)
Cheguei ao PCR com:
180GIDs, 36ºC, 38,2ºC, 40ºC (TA 34,5ºC)
Info MOBIE: 37m57s - 16,77kWh (OPC 0,156€/kWh)
Não sei quanto tempo demorei, sei que sai com a autonomia necessária no limite (~220km)!
Lá fomos a Fátima e cheguei a casa, já só com tracinhos tanto na automomia como percentagem!
Tinha o Leaf Spy, estava tranquilo :-)
Cheguei a casa:
35GIDs, 36,5ºC, 41ºC, 44,6ºC (TA 18,5ºC)
AHr=103,19 SOH=89,39% Hx=107,77%
22QC 1157L1/L2
--% Autonomia --
Com o parcial do dia:
11,8kWh/100km em 415,5km
média 51km/h em 8h de viagem.

Total da viagem:
11,8kWh/100km em cerca de 1100km
média 43km/h em 25h29 de viagem (com muitas paragens....).

A média de condução foi muito baixa apesar de ter andado por zonas um pouco montanhosas :-)
Condução normal á que faria com um ICE.

Preço dos carregamentos?
No idea :-)
Daqui a uns 2 meses atualizo ;-)

Para já o que sei:
Info MOBIE: 01h07m07s - 24,25kWh (OPC 0,156€/kWh) - MIIO: 9,46€ ~0,39€/kWh
Info MOBIE: 08m58s - 3,34kWh (OPC 0,069€/min) - MIIO: 1,42€ ~0,425€/kWh
Info MOBIE: 44m42s - 18,51kWh (OPC 0,069€/min) - MIIO: 7,46€ ~0,403€/kWh
Info MOBIE: 01h30m36s - 10,10kWh (PCN OPC 0/kWh) - MIIO: 2,00€ ~0,198€/kWh
Info MOBIE: 01h32m53s - 10,36kWh (PCN OPC 0/kWh) - MIIO: 2,05€ ~0,198€/kWh
Info MOBIE: 48m33s - 22,56kWh (OPC 0,069€/min) MIIO: 8,59€ ~0,38€/kWh
Info MOBIE: 37m57s - 16,77kWh (OPC 0,156€/kWh) - MIIO: 6,54€ ~0,389€/kWh
CASA - cerca de 400GIDs ~33kWh para repor o valor inicial - 3,29€ (0,0995808/kWh c/IVA)

Total Energia: 105,89kWh + 33kWh = 138,89kWh
Total Custos Provisórios: 37,52€ + 3,29€ = 40,81€

O que dá algo como ~3,71€/100km carregando sempre na rede MOBIE quando estive fora de casa.
ida.jpg
Última edição por mafgod em 04 ago 2020, 15:52, editado 4 vezes no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por BrunoAlves » 01 ago 2020, 20:19

Excelente viagem. E o Gerês, adoro o Gerês :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 01 ago 2020, 21:18

Gerês no seu melhor :-)
vacasgeres.jpg
A pastarem, atravessando a fronteira e sem máscara :-) aproveitando para se roçar nos ICEs :-)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por Apr » 01 ago 2020, 22:32

:lol: :lol:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por cfvp » 01 ago 2020, 22:41

Bom relato.
Pois com essas velocidades de carga não tens a atualização do rapidgate. Com a atualização supostamente no carregamento que tiveste a 23,4kW terias perto dos 30kW e no outro com 26,9kW terias uns 39kW. Ainda é substancial, especialmente no último carregamento que referi.

Só não entendi porque ficaste incomodado (ou pelo menos pareceu aqui) quando o outro com o Kauai ficou algum tempo a mais no PCR, quando tu carregaste 2 vezes até aos 98% e 100% nos PCRs? Não estou a perguntar por mal, nem a apontar o dedo, porque eu percebo que às vezes é necessário fazê-lo para podermos fazer a viagem e esse pode ter sido o caso desse Kauai também.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 01 ago 2020, 22:59

Certo :-) mas em ambas as vezes, quando cheguei ao posto para tirar o carro, não havia ninguém à espera (até pode ter aparecido alguém mas quando cheguei não).
Por norma, só carrego o estritamente necessário para seguir viagem.
Nestes dois casos, foi devido a terceiros (demora no burger king e demora na visita à Sé de Braga)
Não vale a pena carregar a velocidades baixas, não precisando da energia para a viagem claro.

Só fiquei um pouco incomodado porque a pessoa do Kauai(penso que seria um comercial - vendedor - pela apresentação) estava ao telefone quando cheguei, logo não o interrompi e fui ver o estado do posto, fui abrigar-me à sombra com a família e ele quando acabou o telefonema nada disse, indo até à bomba esticar as pernas... passando à minha frente.
Também podia ter-lhe perguntado se iria demorar mais quanto tempo, mas ele sabendo que eu estava ali à espera podia ter dito qualquer coisa.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mjr » 02 ago 2020, 12:45

Eu fico incomodado quando sinto que alguém está à minha espera para carregar. Quando fiz o TD ao Kauai para o ENVE on-line acabei por terminar mais cedo uma CR para dar a vez a um TM3 que precisava de carga para chegar a Fátima. Nem percebo a lógica de carregar no Kauai acima de 80%, a carga fica estupidamente lenta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”