DB Black Power - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por beme83 » 10 jan 2020, 12:49

mafgod Escreveu:
10 jan 2020, 10:14

A respeito de valores, sendo horário de vazio, paguei 0,0981€/kWh (pouco mais do que em casa) ficando assim:
Caro mafgod o valor de 0,0981€/kWh é sem a TAR, quando paga em casa a TAR está incorporada no custo do KWh ou seja o valor pago por kWh ao CEME é quase o dobro do que paga em casa em horário vazio. Por isso mesmo não pagando OPC fica muito mais caro carregar o carro fora da rua mesmo em PCN. Este sim é um problema que espero que seja alterado ou vamos ter os PCN às moscas, ou só carregam carros de empresas pois o custo é absorvido para efeitos de impostos.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 10 jan 2020, 13:43

Certo, a TAR foi de 1,68€.
Portanto, 3,93 + 1,68 = 5,61€ + IVA = 6,90€ c/IVA em energia + TAR.

Mas se o OPC fosse zero, como alguns PCR são, ter-me-ia custado, os 40,1kWh, apenas 6,95€, e aí ter-me-ia ficado a 0,173€/kWh (~14,1€/kWh + IVA).

Mas o que me interessa nisto tudo, é o valor total do que paguei, e nessas, cada hWh ficou a 0,296€/kWh (ou 0,241€/kWh + IVA), ou melhor, 12€ (ou 15€ se incluir carregamento em casa) para 484km.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por pemifer » 24 jan 2020, 23:08

Só uma observação:
mafgod Escreveu:
10 jan 2020, 10:14
34m22s - eVaz diz 34.6 ~= 34m36s (+14s)
31m57s - eVaz diz 32.2 ~= 32m12s (+15s)
Onde está "eVaz diz" deveria estar "Mobi.e diz". ;)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 25 jan 2020, 10:32

...certo :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mjr » 26 jan 2020, 11:29

Incorreto. Quem define o tempo da sessão é o OPC.

O mais certo é o OPC estar a enviar o início de sessão e o fim de sessão e não o início e o fim do carregamento. O fim deve coincidir mas o início de sessão normalmente é uns 20-30s anterior ao início do carregamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por frankesousa » 26 jan 2020, 22:30

Já reclamei sobre este assunto com várias entidades e de várias formas e cheguei a conclusão que é um simples "problema" do firmware dos PCR Efacec mais antigos.

Alguns mais recentes e os antigos que foram actualizados já não fazem isso e registam efectivamente o tempo correto que é apresentado no ecra.
(genericamente vi que os PCR que apresentam um "código" tipo DTC:25003 no fim da sessão já registam correto.

Aqui a questão não se prende com se está certo ou errado registar o inicio de sessão ou de carregamento, o que tem de ser sempre igual é o tempo apresentado no ecra no fim da carga e o que a fatura/ mobie registam.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 26 fev 2020, 10:50

E pronto, mais umas mini-férias à conta do Carnaval... e se estamos na dita altura, o melhor é fugir para bem longe dele ;-)
Lugar escolhido, Monte das Falperras
https://www.booking.com/hotel/pt/montef ... pt-pt.html
Apesar de não ter um posto de carga, foi-nos disponibilizada uma tomada trifásica de 3x16A.
Usei o meu carregador portátil, que também conta a energia consumida, e no fim fiz contas utilizando o valor de preço de custo.
Adicionei o ponto de carga no electromapas:
https://www.electromaps.com/pt/mapa/p/112099
E no MIIo.

IDA
Saímos de casa no domingo, com o carro a 100% e a indicar 255km no GOM e 455GIDs.
Temperatura baterias 19,1ºC 19,9ºC 20,5ºC
Estando na hora do pequeno almoço fomos toma-lo ao IKEA Loures.
Ao fim de 25,3km, chegamos com 418GIDs 20,9ºC 21,9ºC 22,5º TA 14ºC
Saímos com 454GIDs (carregamos cerca de 3kWh) 20,0ºC 21,2ºC 21,8º TA 14ºC
Almoçamos no Évora Plaza.
Infelizmente o centro comercial ainda não tem nenhum posto de carregamento e o mais próximo também não funciona.
Como não precisávamos de carregar, não houve problema.
Se houvesse necessidade, sempre tínhamos o PCR.
Seguimos viagem e ainda fomos ao castelo do Mourão.
Chegamos ao Monte das Falperras e coloquei a carregar enquanto descobríamos o espaço.
Não me recordo exatamente, mas ainda teria uns 25% de bateria.
Saímos para jantar, tendo carregado 8,22kWh em cerca de 2h20m.
Em Mourão, a poucos kms, domingo de carnaval, pouco ou nada havia aberto.
E jantar ás 19h e picos é muito cedo por aqueles lados ;-)
Resumindo, seguimos viagem para Monsaraz e jantamos na Taberna dos Templários.
https://goo.gl/maps/W8415PQTaxR3a5hK8
Voltamos ao monte e colocamos a carregar.
Resumo do dia:
- 268,8km, 54km/h 13,2kWh/100km 4h54m

ALQUEVA
No dia seguinte o contador indicava valor acumulado de 36,98kWh (carregou portanto 28,76kWh durante a noite).
Saímos com 461GIDs 13,3ºC 15,8ºC 18,3º TA 8ºC
Contornamos o Alqueva, almoçando em Moura, nós e o Leaf ;-) mais precisamente 7,0kWh
Posto funcional e junto à cãmara e um jardim onde pudemos fazer um piquenique.
Aproveitamos para abastecermos para o jantar e seguimos viagem.... barragem do Alqueva, Amieira marina e praia fluvial, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz...
Depois de vários kms, chegamos ao monte com 312GIDs, 24,7ºC 25,3ºC 25,9º e colocamos o carro a carregar.
Resumo do dia, acumulado com dia anterior:
- 418,7km (+149,9km), 48km/h 12,7kWh/100km 8h35m (+3h41m)

VOLTA
No dia seguinte o contador da box portátil indicava valor acumulado de 50,58kWh.
Saímos com 453GIDs 12,1ºC 12,9ºC 14,1º TA 13ºC
Almoçamos novamente no Évora Plaza e seguimos viagem.
Ainda paramos uns 20min no Ikea de Loures, mas apenas carregamos 2kWh e seguimos viagem até casa.
Chegamos a casa com 107GIDs 22,3ºC 23,6ºC 24,4º TA 13ºC
No trajeto de regresso, fizemos 215,3km, 57km/h 13,4kWh/100km 3h44m
Total viagem: fizemos 634,1km, 51km/h 12,9kWh/100km 12h20m

Carregamentos fora de casa: 3kWh (ida IKEA) + 50,58kWh (alojamento 10€) + 7kWh (Moura) + 2kWh (volta IKEA) = 62,58kWh
Vou precisar de carregar uns 30kWh (+/- 3€) para repor os 100%, portanto, nesta viagem gastei no total uns 93kWh e paguei cerca de 13€, o que dá cerca de 2€/100km.
Not bad ;-)

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por bpedrosa » 26 fev 2020, 16:40

Bom relato.
Também fugi do Carnaval por terras alentejanas, mas mais para o litoral.
Há uns tempos, num alojamento local também me disponibilizaram uma tomada normal, mas como não havia forma de contabilizar o gasto não me foi cobrado nada.
Se o EVSE não contabilizasse a carga como fariam no Monte das Falperras?

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 26 fev 2020, 16:50

Quando enviei a mensagem questionando da possibilidade de carregamento foi-me dito que era possível o carregamento.
Sobre custos, foi-me dito que a única pessoa que tinha estado por lá num i3 (creio) e não tinha também um contador, deixou uma contribuição de 20€.
Contudo, sem contador, sabemos (uns mais que outros) o nosso consumo (mais kWh menos kWh).

O meu consumo real em euros foi inferior a 10€ (carreguei maioritariamente à noite e eles tem média tensão tri-horário onde o valor mais alto acho que é 0,15€/kWh + IVA).
Arredondei pela disponibilidade e facilidade de carregamento.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por pemifer » 26 fev 2020, 18:28

mafgod Escreveu:
26 fev 2020, 10:50
Total viagem: fizemos 634,1km, 51km/h 12,9kWh/100km 12h20m
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Tambem fiz 645km no fim de semana mas foi para outras bandas.

Fui à tempos ao Alqueva mas fui e vim no mesmo dia... com direito a voltinhas turísticas em Évora porque havia uma prova de atletismo e o acesso direto ao PCR estava cortado.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”