DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 jan 2020, 22:35

Hoje, o mesmo percurso, a mesma media de velocidade, o mesmo clima e um consumo inferior. Não sei porquê.

Imagem

Mesmo assim ainda é bastante. Dos 40% passa a 53% de bateria gasto

O aquecimento gasta cerca de 1kw/100 mais, creio eu. Mas no verão também ando com o AC

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mafgod » 07 jan 2020, 22:46

Num VE gasta-se mais energia a aquecer do que a arrefecer :)

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 08 jan 2020, 01:05

mafgod Escreveu:
07 jan 2020, 22:46
Num VE gasta-se mais energia a aquecer do que a arrefecer :)
Não é ao contrário?
Pelo menos segundo o que está aqui, no Zoe, por 1kW obtém-se 3kW de aquecimento em vez de 2kW de arrefecimento. No entanto isto é no Zoe e eu não percebo muito do assunto. :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 08 jan 2020, 10:36

cfvp Escreveu:
08 jan 2020, 01:05
Não é ao contrário?
Pelo menos segundo o que está aqui, no Zoe, por 1kW obtém-se 3kW de aquecimento em vez de 2kW de arrefecimento. No entanto isto é no Zoe e eu não percebo muito do assunto. :mrgreen:
Também julgo que gasta mais a aquecer do que a arrefecer.

Hoje testei vir sem o aquecimento ligado. A diferença foi de 1Kwh/100. Desta forma já se aproxima aos consumos do verão. Talvez o ano passado andasse sem o aquecimento, daí a diferença. A verdade é que com o carro pré-aquecido e depois com o aquecimento de volante e banco a temperatura interior mantém-se. O problema mesmo é o embaciamento dos vidros. Seja como for, foi só para teste. Vai andar com o aquecimento ligado. hehe

Estranho foi o consumo de 2ª feira que foi um absurdo. Vi a % a descer À força toda.

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por noway » 08 jan 2020, 11:17

Nesse dia estavam 2ºC no Porto, de manhã. Foi também a primeira vez que vi o sinal de gelo azul (o asterísco ao lado da temperatura) no meu carro. Continuo a achar que a perda de autonomia que notaste não tem nada a ver com o reaperto/substituição na transmissão que falaste inicialmente mas sim com a baixa temperatura.

Para já não me preocupava com isso.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por BrunoAlves » 08 jan 2020, 11:21

cfvp Escreveu:
08 jan 2020, 01:05
mafgod Escreveu:
07 jan 2020, 22:46
Num VE gasta-se mais energia a aquecer do que a arrefecer :)
Não é ao contrário?
Pelo menos segundo o que está aqui, no Zoe, por 1kW obtém-se 3kW de aquecimento em vez de 2kW de arrefecimento. No entanto isto é no Zoe e eu não percebo muito do assunto. :mrgreen:
Tanto quanto sei, a bomba de calor gasta, em teoria, o mesmo a aquecer do que a arrefecer. O que conta é o diferencial de temperatura entre a temperatura interior e exterior.
O motivo pelo qual se gasta mais a aquecer é que o Leaf tem bomba de calor E resistência PTC. A bomba de calor é muito mais eficiente mas demora algum tempo a conseguir produzir calor. O Leaf aquece quase instantaneamente mas esse calor inicial é da resistência ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 08 jan 2020, 11:46

noway Escreveu:
08 jan 2020, 11:17
Nesse dia estavam 2ºC no Porto, de manhã. Foi também a primeira vez que vi o sinal de gelo azul (o asterísco ao lado da temperatura) no meu carro. Continuo a achar que a perda de autonomia que notaste não tem nada a ver com o reaperto/substituição na transmissão que falaste inicialmente mas sim com a baixa temperatura.

Para já não me preocupava com isso.
Eu como ando um pouco escaldado com a Nissan, já se relaciona tudo. hehe.
Mas sim, não terá nada a ver. Deve ter sido do frio e do aquecimento.
Mas mesmo assim, o consumo de 2ª feira não deixa de ser estranho. Tenho tido a mesma temperatura de manhã, entre os 2 e os 4 graus nos 3 dias.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 08 jan 2020, 11:49

BrunoAlves Escreveu:
08 jan 2020, 11:21

Tanto quanto sei, a bomba de calor gasta, em teoria, o mesmo a aquecer do que a arrefecer. O que conta é o diferencial de temperatura entre a temperatura interior e exterior.
O motivo pelo qual se gasta mais a aquecer é que o Leaf tem bomba de calor E resistência PTC. A bomba de calor é muito mais eficiente mas demora algum tempo a conseguir produzir calor. O Leaf aquece quase instantaneamente mas esse calor inicial é da resistência ;)
Pois, também já tinha reparado que a diferença de temperatura entre exterio e interior faz diferença no consumo. Quanto maior for, mais forte tem de ser a climatização.

NEsta altura do ano, a diferença é bastante acentuada, portanto o consumo mais forte. No verão dificilmente há esta diferença de temperatura aqui no norte, a não ser quando se pega no carro que tenha estado ao sol. Talvez daí venha a sensação que o consumo do AC seja menor do que o aquecimento?

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 08 jan 2020, 13:09

kony76 Escreveu:
08 jan 2020, 11:49
NEsta altura do ano, a diferença é bastante acentuada, portanto o consumo mais forte. No verão dificilmente há esta diferença de temperatura aqui no norte, a não ser quando se pega no carro que tenha estado ao sol. Talvez daí venha a sensação que o consumo do AC seja menor do que o aquecimento?
Sim é possível.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mjr » 08 jan 2020, 18:25

Geralmente gasta mais a aquecer que a arrefecer, especialmente se o aquecimento for por efeito de Joule (resistência). Mesmo com bomba de calor reversível, como no meu Leaf 40, parece gastar mais a aquecer.

Uma questão importante é que a energia gasta a aquecer/arrefecer é tanto maior quanto MENOR for a velocidade média, pois a energia gasta para aquecer/arrefecer apenas depende do tempo e não da distância percorrida. Em AE esse efeito é pouco significativo, mas com médias de 40km/h já se torna muito relevante.

Por exemplo, para percorrer 120km, a 120km/h demora uma hora. Se formos a 40km/h iremos gastar o triplo do tempo, 3h, pelo que a energia gasta em aquecimento/arrefecimento para percorrer os mesmos 120km será o triplo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”