DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 mar 2020, 21:30

civic Escreveu:
04 mar 2020, 20:43
Eu acho que a climatização não faz muita diferença desde que se use sem abusos, no inverno costumo colocar nos 18ºC, e no verão nos 24ºC, tal como fazia nos CI, e não acho que tenha muita influência no consumo. ;)
Eu tenho sentido diferenças consideráveis na média. Mas sentindo frio, claro que ligo. Apenas anda desligado se estiver bem dentro do carro.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 04 mar 2020, 21:31

cfvp Escreveu:
04 mar 2020, 20:53
O eco faz alguma coisa com o CC ligado? Tinha ideia que não.
A diferença que sinto é nas acelerações. É mais comedido em vez de ser brusco. Acaba por ficar mais cómodo, sobretudo para os passageiros.

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 04 mar 2020, 22:03

kony76 Escreveu:
04 mar 2020, 21:30
civic Escreveu:
04 mar 2020, 20:43
Eu acho que a climatização não faz muita diferença desde que se use sem abusos, no inverno costumo colocar nos 18ºC, e no verão nos 24ºC, tal como fazia nos CI, e não acho que tenha muita influência no consumo. ;)
Eu tenho sentido diferenças consideráveis na média. Mas sentindo frio, claro que ligo. Apenas anda desligado se estiver bem dentro do carro.
O que digo é andar confortável, não preciso de colocar muita temperatura dentro do carro, até porque nesta epoca andamos com mais roupa, logo se colocar 20ºC torna-se desconfortável. Por vezes até anda nos 16ºC, mais pelo desembaciamento do que pela temperatura dentro do habitáculo.
Uma coisa que o LEAF tem muito mal, é que se colocar em auto ele não envia o minimo de ar para o parabrisas, tenho sempre que colocar pés/vidro, no meu HCH em auto nunca embaciou o parabrisas, manda sempre uma brisa para lá. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 05 mar 2020, 22:54

kony76 Escreveu:
04 mar 2020, 21:31
cfvp Escreveu:
04 mar 2020, 20:53
O eco faz alguma coisa com o CC ligado? Tinha ideia que não.
A diferença que sinto é nas acelerações. É mais comedido em vez de ser brusco. Acaba por ficar mais cómodo, sobretudo para os passageiros.
Estás a falar das acelerações do CC, certo? Se assim for tenho que experimentar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 06 mar 2020, 08:40

Sim, as acelerações do cc soa bruscas. CoM o ECO ligado ficam mais suaves.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por pemifer » 06 mar 2020, 17:50

civic Escreveu:
04 mar 2020, 22:03
Uma coisa que o LEAF tem muito mal, é que se colocar em auto ele não envia o minimo de ar para o parabrisas, ...
Não leves a mal, mas deixa-me brincar um bocadinho contigo, pode ser? ;)

Então queres que o "auto" mande o ar para onde tu queres? :lol: :lol: :lol:
Se é para mandar o ar para onde tu queres não pode ser "auto", certo? :lol: :lol: :lol:

Compreendo que noutros modelos o "auto" enviará algum ar para o para-brisas...

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 07 mar 2020, 18:39

pemifer Escreveu:
06 mar 2020, 17:50
civic Escreveu:
04 mar 2020, 22:03
Uma coisa que o LEAF tem muito mal, é que se colocar em auto ele não envia o minimo de ar para o parabrisas, ...
Não leves a mal, mas deixa-me brincar um bocadinho contigo, pode ser? ;)

Então queres que o "auto" mande o ar para onde tu queres? :lol: :lol: :lol:
Se é para mandar o ar para onde tu queres não pode ser "auto", certo? :lol: :lol: :lol:

Compreendo que noutros modelos o "auto" enviará algum ar para o para-brisas...
Sinceramente acho isso um erro enorme, pois desta forma o auto simplesmente não serve para o Inverno, só isso. Só vi este problema no LEAF, não sei se é comum a todos os Nissan, mas digo que está errado, limita muito a utilização deste modo.
O modo auto deveria ser um modo que mantenha pelo menos as condições de segurança do veiculo, não tem nada a ver com o querer que ele mande o ar para algum lado, até pode mandar o ar pelo tejadilho desde que não embacie o parabrisas, para mim estava bom. ;)














sinceramente acho muito mal feito pela
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por pemifer » 07 mar 2020, 23:03

civic Escreveu:
07 mar 2020, 18:39
pemifer Escreveu:
06 mar 2020, 17:50
civic Escreveu:
04 mar 2020, 22:03
Uma coisa que o LEAF tem muito mal, é que se colocar em auto ele não envia o minimo de ar para o parabrisas, ...
Não leves a mal, mas deixa-me brincar um bocadinho contigo, pode ser? ;)

Então queres que o "auto" mande o ar para onde tu queres? :lol: :lol: :lol:
Se é para mandar o ar para onde tu queres não pode ser "auto", certo? :lol: :lol: :lol:

Compreendo que noutros modelos o "auto" enviará algum ar para o para-brisas...
Sinceramente acho isso um erro enorme, pois desta forma o auto simplesmente não serve para o Inverno, só isso. Só vi este problema no LEAF, não sei se é comum a todos os Nissan, mas digo que está errado, limita muito a utilização deste modo.
O modo auto deveria ser um modo que mantenha pelo menos as condições de segurança do veiculo, não tem nada a ver com o querer que ele mande o ar para algum lado, até pode mandar o ar pelo tejadilho desde que não embacie o parabrisas, para mim estava bom. ;)

sinceramente acho muito mal feito pela
Nem todos têm a mesma experiência com os mesmos carros.
Já em relação ao anterior modelo li bastantes relatos por causa do embaciamento, nunca fiz nenhum.
Neste modelo apenas tenho problemas com o excesso de fumo que vejo no meu dia a dia.
Quando mudo para recirculação não consigo manter o vidro desembaciado.
Ou mantenho o vidro desembaciado ou respiro o fumo dos outros carros...

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 08 mar 2020, 11:41

Pois, as nossas experiências ditam as nossas opiniões, no caso que referes consigo andar bem com o ar do exterior fechado sem embaciar o parabrisas no HCH, por isso acho que é um ponto muito negativo no LEAF, para mim é o ponto pior que vejo no dia a dia.
Por outro lado, tem uma coisa muito boa, mesmo com fumaça dos outros carros consigo andar na boa com o ar aberto sem ventilação (isto se for suficiente para não embaciar), não incomoda muito, deve ter um filtro de carvão ativado, por acaso foi coisa que nunca reparei, no caso do Honda o filtro é apenas de polen, tenho comprado também de carvão ativado mas fora da rede da marca. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 01 jun 2020, 15:53

Já há algum tempo que não escrevia nada por aqui. Também porque não havia nada de especial para escrever.
Tudo dentro da normalidade, e com este confinamento, com menos kms do que o habitual.

no entanto, na semana passada fiz cerca de 450kms num dia, quase tudo em AE. Viagem de ida e volta ao distrito de Leiria.

Saí de casa com 100%, com o intuito de ir carregar na AS Pombal. CC a 105Kmh e, como saí de manhã, não tinha necessidade de ir com o AC ligado. Acabei por fazer uma paragem pequena em Antuã por necessidades fisiológicas e aproveitei para carregar uns 10 minutos. Depois veio a prevista paragem na AS de Pombal para carregar até os 80%. Daqui para a frente já o ac teve de ir ligado, deivido ao calor que já se fazia sentir. Foi um daqueles dias bem quentes da semana passada.

Na chegada ao destino estava assim:

Imagem

A hora do almoço, o carro ficou a torrar ao sol, o que não abonou em nada para o arrefecimento das baterias.

No regresso, o cc também a 105 e com o AC sempre ligado, estava uma torra.

Volto a parar na AS Pombal, no sentido oposto, para carregar até proximo dos 80%.

Quando saí de lá, a temperatura já estava mesmo antes do vermelho.

Imagem

Ainda faltava mais um CR em antuã.

lá cheguei a antuã para fazer um carregamento que garantisse cehgada a casa sem stress. Optei por carregar até perto dos 60%
Assim foi, só que o carregamento já só foi a 17kwh.

Quando terminei, estava assim:

Imagem

Já com perda de potência, mas ainda sem a tartargua

Imagem

A perda de potência em nada afectou a velocidade dos 105kmh.

Cheguei a casa sem ter entrado a tartaruga. com os seguintes dados:

Imagem.

Curiosa a média, que foi inferior no regresso, com o ac sempre ligado do que na ida, com o ac apenas ligado na parte final. Talvez questões de vento ou declive, não sei.

Estas entradas no vermelho devem estar previstas pela Nissan. Suponho que o sistema de segurança de corte de potência e/ou velocidade de carga seja seguro e não vá até os limites da bateria. Mas seja como for, não deve ser muito bom para a saúde da bateria. O que vale é que são sitações excepcionais.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”