DB Flecha Prateada

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Nonnus
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 01 jun 2020, 16:29

Depois deste teu relato começo a mudar de opinião acerca do Leaf de 40. Sempre disse que o rapidgate do Leaf de 40 para um país como nosso não era problemático, mas começo a ver o quanto estava errado. Viagem de 450km atinge o vermelho ao terceiro carregamento e carrega a 17kW.

No Leaf de 30 já fiz 400km 3 CR e nunca atingiu o vermelho e no ultimo carregamento acima dos 80% ainda carregou a 43kW. Com temperaturas ambiente muito parecidas e metade do trajecto em AE a 110km/h
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kony76
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 01 jun 2020, 17:05

Pois. Para viagens mais longas, é preciso ter paciência. Também foi um dia de muito calor la para baixo. Cheguei a apanhar 35 graus.

O teu não aquece tanto, porque os tempos de carga são inferiores. Presumo eu.
No de 60 ainda deve ser pior, mas também mais raramente precisará de 3 CRs.

Era melhor que não fosse assim. Mas não é coisa que afecte muito. Não são assim tantas as vezes que se faz viagens destas e o único que me afectou foi na última carga, que podia ter gasto uns 10m e gastei 30.

cfvp
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 01 jun 2020, 20:06

Pois, pelo menos com o Leaf 40 é preciso certos truques para optimizar os carregamentos. Segundo o Lemon-Tea Leaf, um youtuber, o intervalo de carregamento ideal é entre 40% e 90%. Abaixo de 40% a velocidade de carregamento não compensa o ganho de temperatura e acima de 90% é o que sabemos, é demasiado lento.
Por falar nisso, quais eram as % de bateria quando chegaste aos PCRs, kony76?
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kony76
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 01 jun 2020, 20:54

cfvp Escreveu:
01 jun 2020, 20:06
.
Por falar nisso, quais eram as % de bateria quando chegaste aos PCRs, kony76?
Não registei isso, mas assim de memória na primeira paragem em antua estava prai nos 65%. CArreguei uns 10%. Depois em pombal estava à volta dos 30%. Carreguei até os 80%.

No sentido inverso creio que foi dos 20% aos 80%

Na última prai dos 25 aos 60%.

civic
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 01 jun 2020, 22:06

Pois, já fiz 600 kms de seguida sem atingir essas temperaturas, o que fiz foi carregar por norma acima dos 50%, pouco carrega na velocidade maxima com cargas de meia hora +/-, tocou no vermelho mas nunca entrou, também foi com temperaturas dessas, viagem entre Albufeira e Viseu. Sai com 95%, carreguei em Aljustrel, Alcacer, Aveiras e Pombal, há truques que fazem a diferença, um bom planeamento faz a diferença. ;)
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 01 jun 2020, 22:19

Não tinha essa ideia. Eu até ia directo ao pombal e carregava só la.

A questão é que ao fazeres isso estás a perder a carga a 50kw. Mais valia nem anunciarem essa potência se basicamente não a podemos utilizar se fizermos mais de um CR.

Mas voltando ao planeamento, o que poderia ter feito seria carregar mais em antua, dos 60 aos 90 % e depois no pombal seria algo do género também.

No regresso seria então no pombal novamente, mas chegaria lá prai com 35% ou 40% ou coisa assim.

E talvez fazer outro carregamento na mealhada? Em vez de ir directo a antua? Mas isso acaba por ser praticamente carregar de 40 em 40kms!

Não é mesmo carro talhado para grandes viagens. Há que ir com tempo e paciência.

Para fazer estás cargas todas e ir a 105, mais valia ir pela nacional. E ainda se poupava nas portagens. O problema seria mesmo só o cansaço.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 01 jun 2020, 23:19

Pois, eu só vou pela AE por causa dos PCRs que apenas se encontram lá, mesmo com o carro de combustão raramente andava de AE, ainda por cima em viagens de férias.
E o que dizes que perdes os 50 KW de carga, vais perdê-los de qualquer das formas, pelo menos assim nunca aqueci tanto as baterias. É só agora é que descobriste as limitações que tens nas cargas rápidas? Eu já sabia disso antes de o comprar, por isso faço o planeamento da viagem, de outra forma levo o CI.
Atualmente começam a aparecer PCRs fora das AE, para mim é um alívio, acho um enorme desperdício o que se paga para viajar em férias. Há décadas que costumo ir ao Algarve e nunca andei na A2, foi preciso ter um EV para ser obrigado a isso, mesmo assim só andava o necessário para ter acesso aos carregadores.
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 01 jun 2020, 23:38

kony76 Escreveu:
01 jun 2020, 20:54
Não registei isso, mas assim de memória na primeira paragem em antua estava prai nos 65%. CArreguei uns 10%. Depois em pombal estava à volta dos 30%. Carreguei até os 80%.

No sentido inverso creio que foi dos 20% aos 80%

Na última prai dos 25 aos 60%.
Pois com essas % a temperatura sobe bastante. Com outras mais elevadas e com intervalos mais curtos também, mas não é tão rápido.
kony76 Escreveu:
01 jun 2020, 22:19
Não tinha essa ideia. Eu até ia directo ao pombal e carregava só la.
Dar dá, mas se depois é para voltar com mais cargas rápidas, como vimos é complicado.
kony76 Escreveu:
01 jun 2020, 22:19
Não tinha essa ideia. Eu até ia directo ao pombal e carregava só la.
Não perdes a carga de 50kW totalmente, pois dos 40% aos 60% ainda aproveitas essa carga máxima, mas é por menos tempo, sem dúvida.
kony76 Escreveu:
01 jun 2020, 22:19
Mas voltando ao planeamento, o que poderia ter feito seria carregar mais em antua, dos 60 aos 90 % e depois no pombal seria algo do género também.
Sim, se calhar teria tornado a viagem de ida e volta melhores, digo eu.
kony76 Escreveu:
01 jun 2020, 22:19
No regresso seria então no pombal novamente, mas chegaria lá prai com 35% ou 40% ou coisa assim.
Sim, já seria bom.
kony76 Escreveu:
01 jun 2020, 22:19
E talvez fazer outro carregamento na mealhada? Em vez de ir directo a antua? Mas isso acaba por ser praticamente carregar de 40 em 40kms!
Não sei, o destino era o Porto? Se sim, segundo o ABRP bastaria carregar só na Mealhada, depois de Pombal.
O intervalo ideal das paragens é de aproximadamente de 100km em 100km, mas se calhar às vezes pode compensar parar antes.
kony76 Escreveu:
01 jun 2020, 22:19
Não é mesmo carro talhado para grandes viagens. Há que ir com tempo e paciência.

Para fazer estás cargas todas e ir a 105, mais valia ir pela nacional. E ainda se poupava nas portagens. O problema seria mesmo só o cansaço.
Pois, infelizmente é complicado se precisarmos de fazer algumas cargas rápidas no mesmo dia. Mas seguindo a fórmula do civic até dá, ou seja, indo a 90km/h e fazer carregamentos entre os 40% e 90%, que há-de ser +- de 100km em 100km. Eu ainda acrescentaria que inicialmente não fará mal ir a velocidades superiores a 90km/h e só reverter para esta última quando a temperatura se aproximar do 1º traço vermelho. Porém é só uma teoria minha, qualquer dia a ver se a ponho em prática :mrgreen:. De qualquer forma não muda muito o cenário, mas pode ser que a viagem se torne um pouco menos penosa.
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 01 jun 2020, 23:54

Não achei essa viagem que descrevi penosa fiz 4 paragens em que fiz o planeamento para alguma coisa em todas elas, tipo o café na primeira, o lanche na segunda, o jantar na terceira e o café na última, isto com as necessidades fisiológicas à mistura fez-se bem, todas elas meia hora certinha.
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 02 jun 2020, 09:10

Eu planeio sempre as viagens. Nunca as planeei foi em função de não chegar ao vermelho, mas sim em chegar ao destino.
Eu sabia antes de comprar o carro, das suas limitações, por isso digo que o carro me serve perfeitamente para o dia-a-dia. É para estás viagens há que ter paciência. São raras, por isso aguenta-se bem.
Os benefícios que traz todos os dias superam largamente os “transtornos” das viagens maiores.

Nas próximas irei ter mais em atenção para fazer mais carregamentos curtos.

Mas ainda em questão ao chegar ao vermelho. Suponho que exista uma grande margem de segurança por parte da nissan, não?

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