DB NOWAY Leaf 40kWh

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migle
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por migle » 10 mar 2020, 21:43

Experimentei de manhã. Ao desligar em N, o Ioniq primeiro apita por todos os lados, mas ao fim de uns 30s pára e pronto, mantém-se em N para rebocar.

Não me conformo, os carros têm sempre algum truque para manobras de recurso. O Prius tem um truque impossível de lembrar para ficar em modo de manutenção, com o motor de combustão a trabalhar (estado anti-natural para ele).

Para o Leaf, só encontrei isto, aparentemente envolve tirar dois fusíveis (Road Assistance Guide, RAG-19 4-2):
Anotação 2020-03-10 203928.jpg
PS: Lendo por aí, parece que nem assim um carro eléctrico deve ser rebocado sem dolly.
PS2: Outra:
Incidentally how to do that last bit (when you do have 12V) is not in the manual (that I could see) and I only discovered it by accident. Foot on the brake and hold the drive lever/joystick thingy over to the right (where it says 'N' obvs !) for more than 2 seconds. You'll hear the trans lock disengage and the car is then free to roll.
in speakev.
Última edição por migle em 10 mar 2020, 21:49, editado 1 vez no total.
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BrunoAlves
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por BrunoAlves » 10 mar 2020, 21:45

Rebuscado :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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noway
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 11 mar 2020, 07:44

mjr Escreveu:
10 mar 2020, 15:54
VAZ49 Escreveu:
10 mar 2020, 10:38
Tenho uma wallbox para instalar em minha casa. Sou novato nessas coisas. Disseram-me ser necessário colocar um diferencial tipo a 30 miliamperes e um Disjuntor 20 A. A minha corrente é monofásica. Alguém me pode ajudar?
Bem vindo. Por favor coloca esta mensagem nas apresentações:

viewforum.php?f=4

NM - Não respondam a esta mensagem aqui mas sim no novo tópico.
Olá VAZ49

Abre um tópico novo com essa questão que depois nós iremos tentar esclarecer. Identifica a marca/modelo da wallbox, pois desde que fiz a minha instalação as regras de segurança mudaram um pouco e interessa saber o que a wallbox já consegue fazer por si só.

Bem-vindo ao fórum.
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noway
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 11 mar 2020, 11:43

migle Escreveu:
10 mar 2020, 21:43
Para o Leaf, só encontrei isto, aparentemente envolve tirar dois fusíveis (Road Assistance Guide, RAG-19 4-2):
Anotação 2020-03-10 203928.jpg
PS: Lendo por aí, parece que nem assim um carro eléctrico deve ser rebocado sem dolly.
PS2: Outra:
Incidentally how to do that last bit (when you do have 12V) is not in the manual (that I could see) and I only discovered it by accident. Foot on the brake and hold the drive lever/joystick thingy over to the right (where it says 'N' obvs !) for more than 2 seconds. You'll hear the trans lock disengage and the car is then free to roll.
in speakev.
Naaaaaa..... não vou fazer isso. Prefiro ir para dentro do carro e ficar lá com o carro ligado. Mas é uma boa dica para o caso do carro "morrer"... haverá sempre forma de passar para "N" ou desbloquar o carro para o pôr no reboque. :confusion-helpsos:

Para o PS2... isso foi o que fiz quando alinhei a direcção... mas tive de ficar dentro do carro com ele ligado durante o procedimento.
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por pemifer » 11 mar 2020, 15:17

Não encontrei no manual qualquer instrução de como manter o carro em "N" depois de desligado.
Tal como tinha afirmado anteriormente, é possível por o carro em "N" e sair pela porta do passageiro.
O carro só muda de "N" para "P" quando se abre a porta do condutor, como tinha afirmado antes.
Eu experimentei sentar-me no lugar do passageiro, liguei o carro, sem travar, depois estiquei-me um bocadinho para por a mão no pedal do travão e mudar para "N".
Saí do carro e empurrei ligeiramente para a frente e para trás com sucesso.

Outra hipotese de por o carro em "N" é, com a janela aberta, pressionar o pedal do travão, por exemplo, com um guarda-chuva e por em "N".

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Nonnus
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por Nonnus » 11 mar 2020, 20:45

noway Escreveu:
08 mar 2020, 13:24
Pergunta para a comunidade - é possível deixar o Leaf em N (neutral) com o carro desligado? Passar para N é fácil, mas mantê-lo nesse estado connosco fora do carro ainda não consegui perceber como se faz.
Estive a ler os vossos comentários e fiquei com ideia que quando o meu carro ficou sem bateria de tracção a 1000m de casa e a Nissan mandou um reboque (esta no meu DB) o carro foi rebocado sem eu estar lá dentro. Agora cheguei a casa e fui confirmar se conseguia por o carro em N e ao sair do carro ele continuava em N. E sim, continua em N.

Como fiz:

- entrar no carro e manter a porta aberta.

- carregar no power sem o por o pé no travão apenas para o carro ficar em "modo 1" (com corrente).

- depois do carro ligado (modo 1) carregar no pedal de travão e por em N.

- sair do carro.

Foto tirada fora do carro depois de fazer estes passos. No meu funciona.

Imagem
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por jfr2006 » 11 mar 2020, 22:48

Mesmo ligado (e confirmei isso agora mesmo), o meu mantém o N, mesmo que abra a porta.

Será característica dos leaf 24 e 30 kWh...

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noway
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 12 mar 2020, 14:55

Nonnus Escreveu:
11 mar 2020, 20:45
Como fiz:
- entrar no carro e manter a porta aberta.
- carregar no power sem o por o pé no travão apenas para o carro ficar em "modo 1" (com corrente).
- depois do carro ligado (modo 1) carregar no pedal de travão e por em N.
- sair do carro.
Era este tipo de truques que estava a tentar saber. Mas... tentei assim e nada. O carro efectivamente deixa-me passar para "N" mesmo nesse modo, mas está 5 segs assim e depois passa para "P" automaticamente (com um alerta a vermelho para por o carro imediatamente em "P"). Nem preciso de sair do banco para isso acontecer.
jfr2006 Escreveu:
11 mar 2020, 22:48
Mesmo ligado (e confirmei isso agora mesmo), o meu mantém o N, mesmo que abra a porta.
Será característica dos leaf 24 e 30 kWh...
Pois... para os Leaf 40 em diante... parece já não ser possível. Quase de certeza que o fizeram por razões de segurança... mas agora é precisa uma pessoa dentro do carro para não o ter bloqueado.
pemifer Escreveu:
11 mar 2020, 15:17
Eu experimentei sentar-me no lugar do passageiro, liguei o carro, sem travar, depois estiquei-me um bocadinho para por a mão no pedal do travão e mudar para "N".
Saí do carro e empurrei ligeiramente para a frente e para trás com sucesso.
Outra hipotese de por o carro em "N" é, com a janela aberta, pressionar o pedal do travão, por exemplo, com um guarda-chuva e por em "N".
Este truque já funciona... mas é uma solução à tuga :mrgreen: mas funciona :whistle:

Obrigado pelas sugestões a todos. Se alguém descobrir outra forma comuniquem.
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por VAZ49 » 19 mar 2020, 17:06

Boa tarde

Na aquisição de um Nissan Leaf 40kwh foi-me oferecido um carregador para instalar na minha habitação.
Vivo perto de Sacavém
Conhecem algum Técnico que possa fazer a instalação.
Obrigado.

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noway
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Re: DB NOWAY Leaf 40kWh

Mensagem por noway » 20 mar 2020, 08:55

Olá VAZ49,

Não chegaste a abrir um tópico com as tuas questões!?

Quem te vendeu o carro deve conhecer quem consegue instalar isso.

A alternativa é ires a um electricista e mostrares o carregador. Deverá ter instruções de montagem e regras de segurança a cumprir, penso eu. A partir daí fazem-te um orçamento que pode ser elevado caso precisem de alterar a tua instalação eléctrica.
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