DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por kony76 » 22 fev 2019, 15:45

anolsi Escreveu:
22 fev 2019, 13:40


Também não tenho utilizado ainda muito certas funcionalidades, como o cruise control adaptativo, porque ainda estranho um pouco o controlo que perco. Com o tempo lá hei-de chegar :)

Algumas impressões após este primeiro mês:
- O carregamento a 10A chega-me bem para a utilização atual, mas tenho que pensar seriamente em adquirir um carregador que vá até 16A, já que a instalação de minha casa não suporta até 32A, mas também porque me ficaria mais caro ter que chamar um electricista para mudar a tomada shucko para uma CEE.
- Os consumos em AE tem sido aquilo que eu esperava. Agora gostava de o experimentar num trajecto mais longo em Nacional, e ver diferenças.
- Quando lhe ligo o carregador (sem começar logo a carregar) faz um barulho que para mim é estranho. Depois dos "pis", quase como o travão ou algo mecânico fosse mexido. Será normal e eu estou a imaginar coisas?
- Ele marcou a minha casa como posto de carregamento automaticamente. Isso era suposto acontecer? Ele não partilha essas informações pois não (quer dizer pelo menos para lá das informações que guarda na Nissan)? Quero dizer, outro Leaf que procure postos de carregamento aqui perto não vai ver a minha casa pois não? É que eu não descobrir nenhum local para configurar isso.
- Apesar de já ter cartões, ainda não fiz nenhum carregamento rápido (ainda não houve necessidade). Mas tenciono fazer um de experiência ante de fazer alguma viagem grande em que possa precisar dos PCRs. Mas em principio deve ser pacifico.
- Já estou mais do que à vontade a não usar caixa de mudanças (e por consequência nem embraiagem)
- Já sei que é um grande debate aqui em relação a este ponto (até porque não há evidência incontestáveis por enquanto), mas eu tenho carregado sempre até cerca de 80%-85%, excepto de Domingo para Segunda, em que carrego até 100%

De resto tenho estado bastante satisfeito com a capacidade de resposta, com o conforto e afins. Agora é ver se a Primavera chega e começa a deixar o "Gandalf ir dar uns passeios com alguns hobbits" (mas sem desaparecer pelo caminho :D )
o cruise control adaptativo é do que mais uso. Ao contrário, por ex, do e-pedal que não lhe dou uso nenhum.

- O carregamente a 10A chega para a maioria das vezes, mas em algumas não vai chegar. Por ex, cehgar tarde a casa e precisasr de sair cedo no dia seguinte com os 100%. 16A já melhora bastante. De qualquer das formas, julgo que mesmo para carregar a 16A convém instalar uma CEE azul.
- A que velocidades andas na AE?
- Quanto aos carregamentos eu faço precisamente o contrário de ti. Também faço à volta de 120kms/dia de trabalho, por isso, durante a semana carrego todos os dias até os 100%, programado para os atingir perto da minha hora de saída de casa. Para o fim-de-semana, como normalmente ando menos, carrego apenas até os 80% para andar pelas redondezas.

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 22 fev 2019, 16:29

kony76 Escreveu:
22 fev 2019, 15:45
- O carregamente a 10A chega para a maioria das vezes, mas em algumas não vai chegar. Por ex, cehgar tarde a casa e precisasr de sair cedo no dia seguinte com os 100%. 16A já melhora bastante. De qualquer das formas, julgo que mesmo para carregar a 16A convém instalar uma CEE azul.
- A que velocidades andas na AE?
- Quanto aos carregamentos eu faço precisamente o contrário de ti. Também faço à volta de 120kms/dia de trabalho, por isso, durante a semana carrego todos os dias até os 100%, programado para os atingir perto da minha hora de saída de casa. Para o fim-de-semana, como normalmente ando menos, carrego apenas até os 80% para andar pelas redondezas.
Exacto, por isso é tenho mesmo que pensar em comprar, para esse cenários mais fora do normal... A ficha CEE não sei... É que eu não me sinto à vontade para montar (até pode ser um receio infundado e serem tão simples como as "normais", mas pronto...) e como não conheço nenhum electricista de confiança, estava a ver se evitava... As principais vantagens são na questão do aquecimento da mesma, certo? Ou mais coisas?

A minha velocidade, em pura AE deve variar entre 100-120 (sem contar com ramais de acesso, portagens e mudança entre a A7 e a A3), o que eu tento sempre é não ter acelerações bruscas (por vezes tem mesmo que ser, mas paciência a potência do eléctrico tem que servir para alguma coisa...), e manter-me dentro da "potência" do eco ao acelerar para que a minha aceleração vá crescendo com ele. Agora em alguns pontos de subidas mais acentuadas, é impossível de conseguir (a menos que deixasse o carro ir a passo de caracol), mas pronto também não é como se me faltasse autonomia.

É claro que depois quando chego ao Porto (e quando saio de lá), entre algumas filas e semáforos, a média de velocidade cai bastante... Mesmo assim acredito que ainda existam maneira de optimizar mais a condução para conseguir melhores médias, acho eu... Eu ainda estou a descobrir a melhor maneira de o conduzir :)

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por kony76 » 22 fev 2019, 18:10

Eu, no dia-a-dia não me preocupo com a média. A autonomia é mais que suficiente para o percursso diário e quero é disfrutar do carro.
Por isso é que tenho médias altas. hehe.

No entanto também andei a conhecer o carro em diversos tipos de percurso, para saber com o que contar nas viagens.

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 20 mar 2019, 13:28

Bem entretanto, passados cerca de 2 meses, continuo a andar com ele, continuando maioritariamente AE, mas agora nas viagens de regresso, deixei de me preocupar tanto com o consumo (como diz o kony76 neste tipo de viagens tem é que se desfrutar do carro), e comecei a ativar o ProPilot na parte da AE (com CC a 120 km/h, reduzidos só numa pequena parte do percurso por razões legais :) ) e a minha média combinada do dia (com a parte da manhã mais cuidada, e viagem pelo Porto) disparou para cima dos 16. Mas lá está continuo a ter autonomia para "dar e vender", chegar a casa e se ainda precisar de me deslocar a qualquer lado, consigo fazê-lo, sem problemas. Por isso tenho mesmo que aprender a relaxar mais em relação a isso :)

E a verdade é que aquilo é um descanso. Essencialmente tenho só que me preocupar quando quero ultrapassar, ou nalgumas zonas com curvas mais acentuadas, mas de resto só tenho que manter a atenção, e não preciso de despender tantas energias para o fazer. Mas se não me importasse por exemplo de ir sempre atrás de um camião ou assim, quase que só me tinha que preocupar com curvas. Por isso se o mjr diz que o TM3 nem se compara a isto, nem quero imaginar como será o conforto (deve estar mesmo quase perto da condução autónoma).

Também me parece que ele consegue detectar carros à frente a uma boa distância, parece-me é ter algumas dificuldades com carros noutras vias, em que por vezes parece conter-se por causa deles, apesar de conseguir passar perfeitamente (dependendo um pouco da posição em que vão).

Neste momento continua a só ainda ter carregamentos normais 10A. Como não tenho nenhum PCN propriamente perto (e também não me apetece deslocar a nenhum só porque sim), ainda nem experimentei o outro cabo.

Até agora, o grande inconveniente que tive (apesar de já estar consciente dele de antemão), é que os bancos traseiros não são muito confortáveis para um adulto em viagens grandes (principalmente dependendo do calçado e da altura desse adulto). Mas lá está é um incómodo para viagens grandes em que eu leve 3 pessoas atrás (logo não o problema no dia a dia).

A mala inicialmente tinha-me parecido mais espaçosa, mas paciência vai-se vivendo com isso (mesmo assim acho que está razoável).

E como primeira amostra (sim, eu sei que já não era sem tempo :P ), aqui fica uma imagem dele, quando estava a ser lavado:
Última edição por anolsi em 17 jan 2023, 23:40, editado 1 vez no total.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por kony76 » 20 mar 2019, 15:42

É assim mesmo. Desfruta do carro.
Preocupações com medias, só mesmo quando se precisar da autónoma toda.

Quanto ao uso do pro-Pilot, já o disse noutros posts, é a funcionalidade que mais uso. Mesmo em EN. É fantástico e impressionante a redução do cansaço do final de viagem.
Enquanto que o e-pedal quase que não uso!

Está a faltar aí um relato de uma viagenzinha mais longa. Hehe.
E já agora, não seria descabido experimentares fazer um carregamento rápido e outro normal na tua para saberes se está tudo operacional com os cartões. Não vá depois seres surpreendido quando precisares.

plpepapf
Mensagens: 230
Registado: 31 out 2017, 16:38
Data de fabrico: 01 out 2016
Capacidade bateria: 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por plpepapf » 21 mar 2019, 09:31

kony76 Escreveu:
20 mar 2019, 15:42
Preocupações com medias, só mesmo quando se precisar da autónoma toda.
Sim, o importante é saber quanto se consegue andar a cada velocidade, a partir daí faz-se as contas, a media do dia a dia nao tem impacto na autonomia da proxima viagem ;)

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 21 mar 2019, 12:21

plpepapf Escreveu:
21 mar 2019, 09:31
Sim, o importante é saber quanto se consegue andar a cada velocidade, a partir daí faz-se as contas, a media do dia a dia nao tem impacto na autonomia da proxima viagem ;)
Pois, claro que eu sei isso. Mas é sempre aquele bichinho de tentar poupar mais (mesmo sabendo que racionalmente no final de contas a poupança são apenas uns trocos). :D
kony76 Escreveu:
20 mar 2019, 15:42
Está a faltar aí um relato de uma viagenzinha mais longa. Hehe.
E já agora, não seria descabido experimentares fazer um carregamento rápido e outro normal na tua para saberes se está tudo operacional com os cartões. Não vá depois seres surpreendido quando precisares.
Sim, já tenho isso em mente. Ainda não me surgiu foi a oportunidade. Mas conto nos tempos próximos fazer isso (pelo menos testar num PCR)

Em relação ao Pro-Pilot, parece-me claramente já valeu a diferença de custo entre o Acenta e o meu NConnecta (eu já esperava que valesse, mas no inicio foi um pouco estranho de o começar a usar).

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por anolsi » 25 mai 2019, 15:40

Pessoal uma questão que sei poder ser divisória (ou então não):
Eu tenho optado por carregar todos os dias da semana (à noite) até aos 80%-85%. E tenho o programado para terminar a carga quase mesmo antes de sair (para aí 10 mins antes).
Atendendo às maiores temperaturas que se tem sentido (e eu já tenho notado consumos menores, algo que atém nem contava muito de ver por andar em AE), poderá ser mau terminar a carga tão em cima de quando o vou usar? Deveria tentar programar para ele terminar tipo uma hora mais cedo ou assim?

De realçar que eu por enquanto ainda tenho só o ESVE de 10A (não me matem :P, quando eu notar que começo a ter que fazer viagens mais longas provavelmente agora com o Verão à porta, penso no de 16A), por isso não sei também se o aquecimento das baterias é significativo...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por pemifer » 25 mai 2019, 15:48

anolsi Escreveu:
25 mai 2019, 15:40
Pessoal uma questão que sei poder ser divisória (ou então não):
Eu tenho optado por carregar todos os dias da semana (à noite) até aos 80%-85%. E tenho o programado para terminar a carga quase mesmo antes de sair (para aí 10 mins antes).
Atendendo às maiores temperaturas que se tem sentido (e eu já tenho notado consumos menores, algo que atém nem contava muito de ver por andar em AE), poderá ser mau terminar a carga tão em cima de quando o vou usar? Deveria tentar programar para ele terminar tipo uma hora mais cedo ou assim?

De realçar que eu por enquanto ainda tenho só o ESVE de 10A (não me matem :P, quando eu notar que começo a ter que fazer viagens mais longas provavelmente agora com o Verão à porta, penso no de 16A), por isso não sei também se o aquecimento das baterias é significativo...
Parece-me tratamento perfeito!
Com o carregador de 10A não me parece que se produza grande calor.
Mas mesmo que se produza algum calor o carro vai ter tempo de arrefecer durante o dia, se ficar em local fresco.
Eu tenho possibilidade de carregar a 16A e ainda não senti necessidade de o fazer...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Gandalf, o Prateado - 40kWh

Mensagem por mjr » 25 mai 2019, 16:47

+1

É sempre o ideal sair viagem logo após terminar a carga ou mesmo com a carga a decorrer. Assim é minimizado o tempo com estados de carga elevados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”