DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por caz » 14 fev 2020, 15:45

No tópico sobre o regulamento da mobilidade elétrica podes ver multas 300 x maiores para os opc do que para a mobie... ;-)

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por caz » 14 fev 2020, 15:50

No tópico sobre o regulamento da mobilidade elétrica podes ver multas 300 x maiores para os opc do que para a mobie... ;-)
BrunoAlves Escreveu:
13 fev 2020, 22:05
migle Escreveu:
13 fev 2020, 21:19
Isto está a melhorar.
Já tive esta conversa com outras pessoas. O facto de eu ter perdido a fé na rede pública não quer dizer (de forma nenhuma!) que não veja como está a crescer e que não fique contente com isso. Fico e muito!
Está melhor, está a crescer e vai crescer. Óptimo para todos sem qualquer dúvida.

O meu ódio de estimação é a MobiE. Anseio pela sua extinção ou, pelo menos, pela sua responsabilização capaz. Mas depois vemos comunicados lançados à segunda sobre um evento de domingo com data de sábado, apagões como os que te deixaram a pé, etc, passar totalmente impunes, depois um regulamento que a consagra totalmente como intocável e agora uma nova proposta de regulamentação que confirma isso mesmo... :roll:

Portanto sim, todas as minhas deslocações são:
a) depender o mínimo possível da MobiE
b) dependendo, escolher percursos que tenham um plano B
Onde vão instalar os postos na A2?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por BrunoAlves » 14 fev 2020, 16:32

caz Escreveu:
14 fev 2020, 15:45
No tópico sobre o regulamento da mobilidade elétrica podes ver multas 300 x maiores para os opc do que para a mobie... ;-)
É o que digo. Entidade central do sistema, incompetente e completamente blindada, não tem qualquer penalização pelas eventuais falhas do serviço que deve providenciar. Já os restantes intervenientes, sobretudo os OPC, é enterrar até ao nó!
As multas não são 300x maiores. Porque 300x0=0, e 0 é só para a MobiE :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por frankesousa » 14 fev 2020, 17:33

Pelo meu entendimento a MobiE não é nem vai ser uma empresa privada como um OPC que tem de ser penalizada com multas!

É uma entidade regulada que não vai ter lucros como quiser (ou contrario dos OPC) e não existe no sistema para ter lucro (como os OPC) todos os proveitos são regulados pela ERSE.

Por isso, o gestor da rede simplesmente tem de FUNCIONAR SEMPRE e não pode ter falhas, pelo que não tem lógica ter penalidades. Eles só têm de implementar e fazer o que o regulador mandar (genericamente).

E os ganhos e proveitos da MobiE nunca vão ser para dar lucros, mas apenas para pagar as despesas (espero bem que assim seja :lol: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Erbium » 14 fev 2020, 19:01

pemifer Escreveu:
14 fev 2020, 11:53
Erbium Escreveu:
13 fev 2020, 22:17
pemifer Escreveu:
13 fev 2020, 18:27
A vossa falta de confiança é baseada no número de vezes que não conseguiram carregar?
A mim a falta de confiança é ter filhos pequenos e estas, para ti, pequenas falhas serem grandes falhas para mim! Se uma área de serviço só tem um PCR que não está funcional e, a melhor alternativa, é ir ao sentido inverso por "especial favor" carregar na minha opinião a coisa vai muito mal (estamos em 2020!!)! Prefiro gastar mais "meia dúzia" de €'s em gasolina e fazer a viagem no Prius! Faço direto, sem paragens para carregar quase pelo mesmo preço!! Assim a ME não avança!
Eu tenho uma filha de 7 e um filho de 9, e depois?
A minha filha desde os 4 anos que faz viagens Lisboa - Porto em carro elétrico, e depois?
Vejo muitas vezes a questão das crianças a ser usada como desculpa mas, no meu caso, vejo a mobilidade elétrica como amiga das crianças.
Antes de ter elétrico fazia Lisboa - Porto, Lisboa - Monte Gordo de uma só vez, desde que tenho o carro elétrico não. Cada paragem é uma oportunidade para brincarem e tornar a viagem menos chata para eles.
Agora, são eles que perguntam quando é a próxima paragem. Tenho a certeza que eles preferiam as viagens como eram antes, com o Leaf 24, em que parava em todos os PCRs. Aliás quando os chamo para irmos embora a resposta é "JÁ?".
Não vejo como problema demorar mais 10 minutos, numa viagem de lazer, chamo a atenção que se tratam de viagens de lazer, a atravessar para o outro lado da AE para carregar e depois voltar.
Pois a minha filha é mais nova, comprei o Leaf ela tinha 1 ano e não gostava de andar de carro! Uma viagem de 2:45/3h no Prius no Leaf demora sempre mais de 4h e o mais provável é ser sempre mais devido aos postos indisponíveis. Com 1 ano e por exemplo viajar no inverno ela não era muito adepta de ir brincar para o parque meia hora para o carro carregar... mas são ideias e personalidades, tu achas aceitável fazer viagens em AE a 50km/h e andar a mudar de sentido para carregar o carro, os teus filhos adoram, e tu deixas, ir para o parque sempre faça chuva ou faça sol... o meu caso não é assim!
São opiniões, cada um tem a sua.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Orlando » 14 fev 2020, 20:25

Cada um com sua opinião. E quem não muda de opinião é porque estagnou.
Aprecio ler estes comentários. Quem quiser ter um VE deveria passar por aqui.
O meu contributo, sabendo desde já que não serve para todos:
qdo comecei havia meia duzia de PCR, hoje são às pasadas, e andava numa mota que fazia 50kms, carregava nas tomadas dos cafés e restaurantes, e depois com um carro de 24kwh sem pretensões de ser um Tesla.
NUNCA fiquei apeado num PCR, nem PCN, a minha mania de organizar as coisas a contar com o pior ajuda-me....só apanhei um valente susto em Salamanca, ponto.
Mas tb nunca fiquei apeado porque sempre desconfiei da rede. Há milhares de exemplos de postos por ligar ou avariados. E se acontecer chamo o reboque, seguros servem para isso, o mundo não acaba.
Ainda esta semana comentava com o presidente da UVE que achava abominável terem inaugurado o PCR do Parque das Nações para no dia a seguir o desligarem. Exemplos destes servem para desacreditar a mobilidade.
Quem é pioneiro conhece bem este jogo.
O que me apraz é que as coisas estão bem melhores, MAS não o ideal. Numa rede ideal qualquer leaf de 40kWh serviria para atravessar o país.
Esta semana vi o 1.º PCR de jeito neste país. Está na nacional, em pleno IC2, em Leiria. Quem não quer andar em AE é obrigado a fazê-lo, mas parece que estão a ficar inteligentes. Embora façam sentido em AE para longas viagens, mas inúteis em cidade e são muitos já instalados.
Por isso, um desafio:
Devemos denunciar todos os postos e as situações de apagão, há espécie de ASAE dos combustíveis: a ENSE
https://www.ense-epe.pt/denuncias/
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

papacurvas
Mensagens: 117
Registado: 11 jul 2019, 22:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por papacurvas » 14 fev 2020, 20:57

Orlando bem que eu ansiava esse PCR de Leiria no meu caso particular, para ir do Barreiro para Coimbra a sua Localização é TOP.
O próximo que anseio é o de Ourique, para poder fazer o caminho para o Algarve tb sempre pela Nacional.

Obrigado pelo Link já guardei nos favoritos, se não formalizarmos as nossas reclamações estará sempre tudo bem……..

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por migle » 15 fev 2020, 19:34

BrunoAlves Escreveu:
14 fev 2020, 12:38
O último "significativo" julgo que foi mesmo o que deixou o migle a pé.
Por acaso acho que não, acho que esse foi um numa série de apagões ao fim de semana... continuou por mais umas semanas, acho que temos registo disso.

Mas a questão é que eu não fiquei a pé. Vá... Apanhei uma seca de quase 2h. Da primeira vez apanhei só uma seca de uns 20 minutos.
E entretive-me, falei com o pessoal da bomba de gasolina, tirei fotos, fui explicando a situação aos VEs que foram chegando, puseram-me a funcionar uma tomada CEE de 16A...
E de certa forma, perdi um bocado o medo à situação, foi um enorme contratempo mas não houve danos de maior.
Aliás, a situação do pemifer com a Chademo na A1 foi bem pior, porque levou mesmo ao reboque, e isso não só é uma despesa como há ainda o risco de danos causados pelo reboque...

Não é que tenha gostado... e longe de mim desfazer da sua importância.
O que irrita nisto tudo é que se fosse uma bomba de gasolina a falhar, haveriam anúncios e avisos por toda a parte.
Se fossem todas a falhar por 2h... interviria o Presidente da República.
Irritou-me o aviso que houve enquanto houve obras na Área de Serviço de Grândola, todos os painéis luminosos na A2 indicavam a distância a uma bomba alternativa... Não fosse alguém estar nos seus últimos 16km de autonomia fóssil...

Mas o meu prejuízo pessoal? O balanço continua a pender para usar o VE!
De vez em quando acontece uma demora, um PCR ocupado com carro a carregar, mas não é nem 10% das vezes.
Em dois anos e meio que tenho o carro, só cedi à gasolina uma vez (tinha de ir almoçar a Castelo de Vide e regressar).
Orlando Escreveu:
14 fev 2020, 20:25
Devemos denunciar todos os postos e as situações de apagão, há espécie de ASAE dos combustíveis: a ENSE
https://www.ense-epe.pt/denuncias/
Obrigado pelo link!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por civic » 16 fev 2020, 11:10

Ultimamente tem-se observado a uma inundação de PCRs por todo o lado, é pena que isso acontece por parte de todos e no final fica meses à espera da certificação, só entre Viseu e Aveiro há 8 à espera de certificação, quase todos já instalados e ligados ... à meses. Que raio, porquê esta espera?
Esse de Leiria está num sitio bom, dessa forma já faço facilmente Viseu, Lisboa sem precisar de pagar portagem, o que acontecia quando andava de fumarento. Pena ser a unica possibilidade, mas há sempre o plano B que será entrar na AE. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Nerusonu » 17 fev 2020, 10:36

A Prio também vai instalar vários PCR por essas nacionais a fora... Aqui a Prio ao pé da Castanheira(antes do Carregado) também vai ter PCR(já aparece na Miio).

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”