DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 08 mar 2019, 17:26

filipeoliv Escreveu:
08 mar 2019, 17:13
Parabéns e muitos Km.
Se apetecer à Maria, ainda vamos ter contigo a Fátima :)
Ainda não testei as pcr pagas, era uma boa oportunidade
Ótima ideia!
Eu vou almoçar no Entroncamento e sigo para Fátima lá para as 14:00...
Depois diz qualquer coisa!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 08 mar 2019, 17:28

No dia de Carnaval aproveitei para fazer um teste técnico rigoroso e exaustivo ao sistema de câmaras e de deteção de objetos.
Eis o resultado!

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por filipeoliv » 08 mar 2019, 17:29

Hahahah, muito bom :lol:

Ok, se der eu aviso ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 11 mar 2019, 02:52

Observação: fotos retiradas do Facebook. Eventualmente quem tenha o Facebook bloqueado pode não conseguir ver as fotos.

Estava assim à saida (470GIDs; 37.6kWh)
Imagem


Estava assim à saida (SOH 94.66%; SOC 97.3%)
Imagem


Estava assim à saida (o carro indica 100% embora o Leaf Spy diga que são 97.3%)
232km de autonomia... parece que ontem não andei lá muito devagar... Ups!
Imagem


Em andamento... ProPilot a 110km/h.
Será que 110km/h é uma velocidade económica?
Não parece nada...
Imagem


Primeira paragem, primeiro carregamento rápido
Imagem


Estes foram os dados do primeiro troço. 88,9km.
Gastei 116km de autonomia para fazer 89.
Imagem


Esta foi a média deste troço
Imagem


Curioso que agora o SOC do Leaf Spy (56.6%) é maior que o do carro (52%).
Parece que consumi 15.8 kWh...
Imagem


Estas foram as velocidades praticadas... Propilot a 110km/h (Foto anterior)
Imagem


Já o carregamento tinha começado dou uma espreitadela ao ecrã de carregamento: 7min para 75%; 1 hora para 100%.
Imagem


Não vou carregar a 100%, 30 minutos chega e sobra...
Imagem


Este é o meu primeiro gráfico de carregamento. Infelizmente não tinha as configurações certas no telemóvel e ele parou de registar por algumas vezes (são os degrauzinhos no gráfico)
Imagem


Foi assim que fiquei ao fim de 30 minutos de carga.
Imagem


Acho que aqueceu um bocadito mas pouco...
Imagem


Fátima
Imagem
Imagem


Aproveitei para carregar o meu Tesla Leaf.
Imagem


Desta vez estava sem tempo mas tenho de voltar para ver as pegadas dos dinossauros...
Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 11 mar 2019, 02:53

Cá estou no PCR de Santarém, desta vez N/S, a temperatura baixou um bocadinho...
Imagem


Fiz mais quilómetros de estrada, por isso a média da viagem baixou um bocadinho...
Imagem


A média deste troço da viagem de 141.4km foi bastante mais baixa 14.7...
Gastei 137km de autonomia para fazer 141
Imagem


Parece que tenho de esperar mais 24 minutos até 75%...
Imagem


Boa!
Em 7 minutos carregou 18%; 45kms
Imagem


20 minutos... já chega!
Imagem


Este é o gráfico da potência de carregamento...
Começou a baixar... não sei se por percentagem se por temperatura...
Não fará muito sentido baixar a potência de carregamento aos 62% de SOH...
Deve ter sido por causa dos 36º...
Imagem


E lá vamos nós para os últimos 89kms de viagem com 176kms de autonomia...
Imagem


Estas foram as velocidades do ultimo troça da viagem... sempre devagarinho...
Imagem


Estes são os valores de toda a viagem:
kms percorridos: 319.5
consumo médio: 16.4kWh/100km
carregamentos rápidos: 2 (50 minutos)
Imagem


Curiosamente de manhã com ProPilot nos 110, fiz média 18.
No regresso, com ProPilot nos 120, fiz 17.5...
Ainda assim gastei 137kms de autonomia para fazer 89... (troço antes tinha feito 141kms com os mesmo 137kms de autonomia)
Imagem


Ainda não sei quando é o LBW (Low Battery Warning) deste carro mas fiquei surpreendido pela quantidade de quilómetros que o Leaf Spy indica até o LBW
Imagem


O carro diz 39km até 0%, e o Leaf Spy diz 46.7 até 5%?
Tenho algumas coisas para reaprender...
Imagem


Apesar do Leaf Spy indicar 46º para o indicador do carro "está na média"...
Imagem


Lá ficou a carregar a 1.8 até de manhã...
Será 1.8 carregar a 8A?
Ou será 1.8 carregar a 10A e 180V?
Imagem

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por ruramos » 11 mar 2019, 08:19

pemifer, as barra de temperatura usa os seguintes valores:

Imagem

E é normal o carro conectar a cortar a velocidade de carregamento as 62% +-.. se passares no meu db tenho lá um gráfico completo que demonstra isso mesmo.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por kony76 » 11 mar 2019, 10:36

Boa viagem. Hehe.

Os 110kmh não é propriamente uma velocidade econômica. É mais a velocidade que não é demasiada lenta para AE, nem demasiada consumista.
Económico só mesmo abaixo dos 100. Hehe.

A mim também me aprece esses 97% no LS, com o carro a 100%. NAo seu porque é.
Depois é normal o LS marcar mais autonomia do que o carro. É a tal “reserva” que o carro esconde.

Apartir dos 60 e pouco % começa a baixar potência de carga. É normal.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por jfr2006 » 11 mar 2019, 10:37

1,8Kw é a carregar a 10A a 230V. Da tomada saem 2,3kW, mas na bateria entram apenas 1,8kW, dando a magnifica eficiência de 78%..

Por isso é que nunca carrego a 10A :evil:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 11 mar 2019, 11:42

jfr2006 Escreveu:
11 mar 2019, 10:37
1,8Kw é a carregar a 10A a 230V. Da tomada saem 2,3kW, mas na bateria entram apenas 1,8kW, dando a magnifica eficiência de 78%..

Por isso é que nunca carrego a 10A :evil:
Ainda não converti, quero dizer, o Apr ainda não converteu o meu EVSE suplementar em inteligente...
Por enquanto utilizo só o da Nissan.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 11 mar 2019, 11:43

Como eu fiz o registo do carro no You+Nissan: https://youplus.nissan.pt/PT/pt/YouPlus ... /home.html
Depois de registar os dados no site é preciso garantir que o carro está mesmo na posse da pessoa.
Assim há um passo para o qual é preciso o carro.
O passo é o seguinte: clicar em "Ir para serviços ligados"
Imagem


Depois clicar em "Continue a verificação da compra"
Imagem



Eu fiz este passo dentro do carro, inicialmente não estava a dar porque eu clicava em "Iniciar" com o carro ligado.
Quando desliguei o carro, cliquei em "Iniciar" e depois liguei o carro, deu logo.
Imagem

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”