DB Leaf 40 PeMiFer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Nonnus » 11 fev 2020, 11:59

Não, eles cortam a chapa a volta com uma tesoura hidráulica. Recentemente falei com um comandante dos bombeiros e eles já tem formação de como proceder nos carros eléctricos. Penso que não tenham conhecimento de como é em todos os carros, mas sabem que existe um corta-corrente e se esse corta-corrente for de difícil acesso (que não devia) eles tem as ferramentas necessárias para lá chegar. Também sabem que é na parte inferior do carro onde esta as baterias e os cabos, e uma tesoura de corte tem dificuldade em cortar a blindagem da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 11 fev 2020, 12:10

Nonnus Escreveu:
11 fev 2020, 11:59
Não, eles cortam a chapa a volta com uma tesoura hidráulica. Recentemente falei com um comandante dos bombeiros e eles já tem formação de como proceder nos carros eléctricos. Penso que não tenham conhecimento de como é em todos os carros, mas sabem que existe um corta-corrente e se esse corta-corrente for de difícil acesso (que não devia) eles tem as ferramentas necessárias para lá chegar. Também sabem que é na parte inferior do carro onde esta as baterias e os cabos, e uma tesoura de corte tem dificuldade em cortar a blindagem da bateria.
Mas faria mais sentido aquela chapa aparafusada não existir, certo?
(imagino eu :think: ; sempre seriam menos uns minutos, pelo menos segundos, a cortar a porcaria da chapa)

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por filipeoliv » 11 fev 2020, 12:21

Não, aqui serve também para desmontar a bateria de tracção.
Antes de desligares os cabos que ligam ao pack, esse fusível deve ser retirado ;)

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 fev 2020, 11:28

Fico sempre com os cabelos em pé, os poucos que tenho, quando vejo afirmações do tipo "não sei se consigo fazer uma viagem porque não sei se os carregadores estão em funcionamento", ou outra "consigo viajar porque telefono para a Mobi.e a perguntar o estados de todos os carregadores que penso utilizar".
É conhecida a minha má opinião acerca da Mobi.e mas vamos a números em vez de "achismos"!
Untitled.jpg
A Mobi.e é má?
Sim!
A Mobi.e tem gente competente?
Duvido!
Pode-se viajar sem medo usando a rede de carregamentos rápidos?
SIM!

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por Erbium » 13 fev 2020, 12:22

Sim... e depois fazes viagens a 50km/h na AE, andas a mudar de sentido para poder carregar, esperar que outros terminem, etc... é mesmo assim que se vai convencer as pessoas! :roll:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por rimsilva » 13 fev 2020, 17:28

pemifer Escreveu:
13 fev 2020, 11:28
....
A Mobi.e é má?
Sim!
A Mobi.e tem gente competente?
Duvido!
Pode-se viajar sem medo usando a rede de carregamentos rápidos?
SIM!
Lembro-me de desde longa data afirmar isto mesmo, no entanto sempre fiz a ressalva dos PCR's nas cidades (muito por culpa da falta de cuidado dos utilizadores, do uso excessivo, etc...), mas desde a altura dos famosos "apagões" que perdi muita da confiança que tinha.

Quanto à gente competente, já apanhei um ou outro, mas sempre foram uma minoria...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por BrunoAlves » 13 fev 2020, 17:32

rimsilva Escreveu:
13 fev 2020, 17:28
mas desde a altura dos famosos "apagões" que perdi muita da confiança que tinha.
Toda. Uso quando preciso e tenho hipótese de usar, mas nunca mais fiz uma viagem em que dependesse exclusivamente da rede pública, tem de haver sempre um plano B. :roll:
Mas de preferência é não depender dessa malta.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 fev 2020, 18:27

Por acaso estava em Monte Gordo quando foi noticiado um apagão!
Como tinha de voltar para Lisboa, que remédio tive eu senão meter-me à estrada mesmo sem ter a certeza que conseguiria carregar.
Cheguei ao PCR de Loulé e carreguei normalmente.

A vossa falta de confiança é baseada no número de vezes que não conseguiram carregar?
Quantas foram as vezes que não conseguiram carregar?
Quantas foram as vezes que conseguiram carregar?

A única vez que não consegui carregar foi falada na altura, foi uma dia que houve apagão, disseram que tinha sido por causa de uma tempestade, depois disseram que foi porque havia fichas chademo danificadas, depois disseram que foi para substituir as fichas, isto num domingo à tarde. Depois ainda houve o comunicado da Mobi.e na segunda-feira seguinte com data da sexta-feira anterior a avisar que os PCRs iam ser desligados, enfim... só trapalhadas de quem não sabe o que anda a fazer...

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por rimsilva » 13 fev 2020, 18:39

Não, é com base nos vossos relatos.

Quando fazia Porto - Lisboa com regularidade (inicialmente só com os PCR de Pombal e Aveiras), nunca tive problemas de maior (quando não funcionava num lado, carregava no outro), depois deixei de precisar de fazer este tipo de deslocações.

Uma vez (talvez se recordem) aconteceu-me uma situação complicada em Antuã.

No sentido Sul/norte, o posto estava desligado e depois de saber que no outro sentido estava igual, comecei a ficar preocupado, o problema estava na linha que abastecia ambos os PCR's.

Ao fim de 30min e de chatear meio mundo, inclusive o piquete da EDP Distribuição, lá se resolveu com ajuda de um funcionário da estação de serviço que ligou para o electricista, que por telefone foi dando indicações.

Esta conversa toda para dizer que duvido que alguém tenha pensado nesta situação e num plano de contingência.

Sim, foi esse o primeiro apagão que me recordo e salvo erro, também foi uma trapalhada com a informação da disponibilidade da aplicação a mitica "mobie checker" :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf 40 PeMiFer

Mensagem por pemifer » 13 fev 2020, 18:45

Cá está a referência à única vez que não carreguei em PCR...
Parece que é "perigoso" carregar... enfim...
viewtopic.php?f=29&t=7125

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”