DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

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noway
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por noway » 20 mar 2019, 10:48

cfvp Escreveu:
20 mar 2019, 00:31
Exacto, obrigado. :) Já agora alguma sugestão para a extensão? Já li que convinha ser de pelo menos 1,5mm2. No meu caso penso eu que seria melhor uma que fosse de exterior.
Parabéns pela aquisição e principalmente por fazeres o esforço extra para comprar o VE em vez de um fumarolas mesmo com um retorno mais demorado face aos quilómetros que vais percorrer diariamente.

Sé quero dar-te um conselho....a extensão deve ter no mínimo 2,5mm2. Vais ter muitas perdas com 10A num cabo de 1,5mm2. Normalmente o cabo de 1,5mm2 só é utilizado em iluminação nas nossas casas (correntes baixas). Tudo o resto leva com 2,5mm2, no mínimo. E já agora, como o cabo vai/poderá estar exposto à chuva, convém ter as fichas impermeáveis.

EDIT: o BrunoAlves antecipou-se... mas vai na mesma linha...
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cfvp
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 21 mar 2019, 01:35

jfr2006 Escreveu:
20 mar 2019, 00:39
E o CBR-00004 não é alternativa?
Sim, mas esse não está avariado? Quando tivesse o cartão estava a pensar no CBR-00003 enquanto os outros 2 estão em baixo, mas se esse funcionar é mais uma alternativa. :) Já agora quando o carro está a carregar também se paga o parquímetro, certo?
Orlando Escreveu:
20 mar 2019, 09:38
parabéns, e sem garagem o seu testemunho é importante!
Obrigado. Eu acredito que vai ser mais fácil do que as pessoas pensam, pelo menos aqui em Coimbra.
frankesousa Escreveu:
20 mar 2019, 10:21
Parabéns pela aquisição e pela mentalidade de ver o copo meio cheio :clap:

Só para enquadrar melhor os futuros condutores de VE, quantos km faz por dia +-?

abraço e bem vindo
Neste momento faço normalmente 8km nos dias úteis. Nos fins-de-semana às vezes faço bem mais, se for dar uma volta a algum lado.
BrunoAlves Escreveu:
20 mar 2019, 10:41
A extensão deve ser no mínimo 2,5mm2. Pode ser 1,5 sim, mas mesmo a 10A vai aquecer um bocadinho. Se comprares um EVSE para carregar mais rapidamente do que com o de origem, mínimo 2,5mm2 para 16A, mínimo 4mm2 (e deve ser 6mm2) para 32A.

O mais barato é fazeres uma e não é nada difícil. Compra cabo de 2,5mm2 aos metros que precisares, compra uma tomada macho e outra fêmea de boa qualidade e faz as ligações como manda a sapatilha (boa superfície de contacto, de preferência com ponteiras, nada de fios soltos).
Comprares uma extensão de 2,5mm2 num Leroy ou afins fica bastante caro.

Edit: em relação ao índice de protecção, não é muito importante. Do lado de casa não chove, do lado do carro arrumas a ficha onde não apanhe chuva, o cabo em si é sempre impermeável se o isolamento não estiver danificado
noway Escreveu:
20 mar 2019, 10:48
cfvp Escreveu:
20 mar 2019, 00:31
Exacto, obrigado. :) Já agora alguma sugestão para a extensão? Já li que convinha ser de pelo menos 1,5mm2. No meu caso penso eu que seria melhor uma que fosse de exterior.
Parabéns pela aquisição e principalmente por fazeres o esforço extra para comprar o VE em vez de um fumarolas mesmo com um retorno mais demorado face aos quilómetros que vais percorrer diariamente.

Sé quero dar-te um conselho....a extensão deve ter no mínimo 2,5mm2. Vais ter muitas perdas com 10A num cabo de 1,5mm2. Normalmente o cabo de 1,5mm2 só é utilizado em iluminação nas nossas casas (correntes baixas). Tudo o resto leva com 2,5mm2, no mínimo. E já agora, como o cabo vai/poderá estar exposto à chuva, convém ter as fichas impermeáveis.

EDIT: o BrunoAlves antecipou-se... mas vai na mesma linha...
Obrigado aos dois.
Por enquanto vou usar o EVSE da Nissan, não sei se compensa estar a investir num EVSE mais potente para usar uma vez por outra.
Eu já estive a ver na leroy e no aki mas não encontrei nada com 2,5mm2. Não sei se conhecem alguma loja? Eu até fazia o cabo à mão, mas não tenho muito jeito para trabalhos manuais. :lol:
Como é que sei que as fichas são impermeáveis?
Já agora, quanto à instalação eléctrica em casa, para 10A, é preciso ter alguma coisa em atenção?
Obrigado novamente.
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ExistingJellyfish
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por ExistingJellyfish » 21 mar 2019, 03:10

Como é que sei que as fichas são impermeáveis?
IP rating, se forem IP44 já são isoladas (splash proof), IP67 são impermeáveis mas tambem vão ser muito caras. Em ambos os casos é boa ideia não deixar as fichas diretamente a chuva, mas como já referiram, é deixar coberta, nem que seja debaixo do carro.
Já agora, quanto à instalação eléctrica em casa, para 10A, é preciso ter alguma coisa em atenção?
Para 10A qualquer tomada deve servir. Convem ter em atenção que não está mais nada ligado no mesmo circuito dessa tomada (ou praticamente mais nada). Como precaução extra pode ainda verificar que o cabo nessa tomada é mesmo de 2.5mm2 como suposto e não de 1.5mm2 (tambem serve mas é viver no limite)

jfr2006
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por jfr2006 » 21 mar 2019, 11:25

cfvp Escreveu:
21 mar 2019, 01:35

Sim, mas esse não está avariado? Quando tivesse o cartão estava a pensar no CBR-00003 enquanto os outros 2 estão em baixo, mas se esse funcionar é mais uma alternativa. :) Já agora quando o carro está a carregar também se paga o parquímetro, certo?
Tem o teclado avariado, mas dá para activar com a aplicação mobie. Não, não pagas estacionamento, se estiveres a carregar ;)

caz
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por caz » 21 mar 2019, 12:01

Se deixares o evse em cima da roda e debaixo do guarda lamas fica abrigado da chuva e água no chão

cfvp
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 23 mar 2019, 00:37

ExistingJellyfish Escreveu:
21 mar 2019, 03:10
IP rating, se forem IP44 já são isoladas (splash proof), IP67 são impermeáveis mas tambem vão ser muito caras. Em ambos os casos é boa ideia não deixar as fichas diretamente a chuva, mas como já referiram, é deixar coberta, nem que seja debaixo do carro.
Até agora só encontrei extensões com IP44 no máximo. IP67 parece-me demasiado, não estou a contar de carregar em casa à chuva, é sobretudo para se tiver a carregar e de repente começar a chover.
ExistingJellyfish Escreveu:
21 mar 2019, 03:10
Para 10A qualquer tomada deve servir. Convem ter em atenção que não está mais nada ligado no mesmo circuito dessa tomada (ou praticamente mais nada). Como precaução extra pode ainda verificar que o cabo nessa tomada é mesmo de 2.5mm2 como suposto e não de 1.5mm2 (tambem serve mas é viver no limite)
Ok, vou ter que ver isso melhor. Obrigado.
jfr2006 Escreveu:
21 mar 2019, 11:25
Tem o teclado avariado, mas dá para activar com a aplicação mobie. Não, não pagas estacionamento, se estiveres a carregar ;)
Ainda bem, é bom saber. Por acaso hoje li aqui no fórum que aplicação não funciona muito bem. :lol:
caz Escreveu:
21 mar 2019, 12:01
Se deixares o evse em cima da roda e debaixo do guarda lamas fica abrigado da chuva e água no chão
É uma solução, depois quando precisar tenho que experimentar.

Hoje chegou-me o cartão da eVAZ, já estou mais descansado. Amanhã já vou experimentar num posto.
Devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com a rapidez da eVAZ. Pedi o cartão esta terça e chegou-me hoje. Em contrapartida, pedi o meu da Galp há quase 1 mês e ainda estou para receber. Com a Galp também houve um pequeno erro da minha parte com a morada, mas mesmo assim o tempo de espera foi bastante superior.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 23 mar 2019, 19:47

Pois é, primeira experiência a carregar num posto público, advinhem como foi?... :roll:

Fui ao posto CBR-00003 e surpresa, estava desligado. Eu bem que estranhei não conseguir ver nada no ecrã, mas ainda tentei ligar os cabos, só que como é óbvio não deu nada. Por momentos ainda me assustei porque pareceu que o cabo tinha ficado preso e até cheguei a ligar para a mobie por causa disso, mas depois lá consegui tirar o cabo e fui carregar ao PCR da Prio. Lá correu tudo bem, ainda estava um senhor com um Leaf 40kWh a carregar, mas já estava a terminar. Depois ainda lá fiquei uns 40min, carreguei 17,94kWh até aos 90%. Durante quase todo este tempo, estive à conversa com um senhor com um Hyundai Kauai eléctrico.

Edit: Alguém sabe como posso meter o estado do posto em baixo no electromaps?
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por jfr2006 » 23 mar 2019, 22:41

No CBR-00004 tenho conseguido usar a aplicação. O maior problema é para desligar às vezes.. Mas para evitar chatices, tenho um cabo que não fica preso do lado do posto.

Convém verificares se os postos estão a funcionar também no site da mobie (www.mobie.pt/map e filtrar por postos disponíveis).

Em relação ao CBR-00003, tenho de lá ir dar-lhe um empurrão um dia destes, para o por a funcionar.. ;)

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por cfvp » 23 mar 2019, 23:22

Tenho que criar uma conta no site da Mobie para usar a aplicação, ainda não criei.

A partir de agora vou-me reger pela informação do mapa da Mobie, vou só aos que estão como "Disponível".
No CBR-00003 supostamente ficou de lá ir o técnico ainda hoje e agora no mapa da Mobie já aparece como disponível, por isso é capaz de já estar ok novamente. Já agora jfr2006 sabes como posso meter o posto como funcional ou não no electromaps? Tenho que fazer check-in da porta na aplicação?
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp

Mensagem por jfr2006 » 23 mar 2019, 23:51

Tens de fazer check in de depois escolher a opção não carrega, se não me engano.

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